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Curso Mobilidade Autônoma – Teoria e Prática Parceria SAE BRASIL e Instituto Mauá de Tecnologia

Do ADAS ao veículo 100% autônomo sistemas embarcados e requisitos de infraestrutura, regulação e tecnologias

Terça e quarta/sexta e sábado


CARGA HORÁRIA: 32h

1º MÓDULO A DISTÂNCIA | TEORIA – PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HARDWARE E SOFTWARE DO CARRO AUTÔNOMO – 08 e 09 de agosto – 16h – Terça e quarta


OBJETIVO

Apresentar a evolução e o estado da arte da dos carros autônomos para o iniciante, interessado e experiente profissional de forma progressiva apresentando o hardware dos sistemas embarcados automotivos definindo a infraestrutura necessária com ênfase em sistemas eletrônicos veiculares. Evidenciar os aspectos importantes relacionados ao software projeto e desenvolvimento dos sistemas baseados em inteligência artificial, deep learning e redes neurais explicando a forma com que a tecnologia se integra sem torná-lo um programador, mas dando condições suficientes de aprimoramento e compreensão lúdica dos sistemas de controle. Formação base para a parte prática em simulação e case real.

PROGRAMA

Histórico, princípios básicos para autônomos e requisitos de Hardware e infraestrutura

Introdução aos Veículos Autônomos
– Histórico, taxonomia e norma SAE J3016, relação com os níveis de automação

Pré-requisitos para Percepção
– Definição e objetivos da percepção, objetos estáticos e dinâmicos, desafios e problemas

Infraestrutura para veículos autônomos uma visão do ITS – Intelligent Transport System   

Decisão de Direção

Planejamento e ação
– Tomada de decisão de curta e longa duração, exemplo de navegação, semáforos, intersecções, tipos de planejamento

Sensores e Hardware de Computação
– Tipos de Sensores, Capacidades, Sensibilidade e Precisão, Sensores para Percepção, Tipos de Computação

Projeto e Configuração dos Sensores
– Arquiteturas básicas, Decomposição dos sistemas, Sensores para Parada de Emergência, Manutenção de Velocidade, Mudança de faixa

Arquitetura de HW/SW para VA
– Tipos de Arquiteturas, Blocos Funcionais, Percepção, Planejamento e Atuação, Supervisão

Representação do Ambiente
– Localização do Veículo no Mapa, Mapas Globais, Grade de Ocupação, Point Cloud, Espaços Navegáveis,

Auto Localização Garantias de Segurança para VA
– Conceitos de Riscos, Tipos de Riscos, Mitigação, Legislação

Testes Industriais para Garantir Segurança
– Simulação sem prática

Arquiteturas de Segurança para VA
– Árvore de Falhas, Falhas Probabilísticas, FMEA, HAZOP, ISO 26262, Segurança Funcional

Fundamentos Básicos de transição de IA para MOBILIDADE AUTONOMA.
Integração RADAR 
Integração Lidar
Integração Câmeras
Visão Computacional para Autônomos – Principais ferramentas
Integração HW-SW (foco Software)
Técnicas de localização com Precisão – uso de Mapas HD
Fusão de Sensores / Filtro de Kalman
SLAM
Path Planning
Integração do Deep Learning no sistema do Veículo Autônomo
Situações de Decision Making para Veículos Autônomos
Definição da Ação
Tendências futuras.

PROFESSORES

Ricardo Takahira

Engenheiro Eletricista pela FEI, Mestrando na UNICAMP – LCV
MBA Gestão Empresarial pela FGV,
Administração Industrial pela Fundação Vanzolini
Engenharia de Computação pelo FDTE – USP-PECE.
Consultor e Docente Cursos Especiais Em HEV e Software, 40 anos de experiência na Industria automotiva em P&D e negócios.
Membro e coordenador de Comissões Técnicas ABNT, AEA e SAE BRASIL.
Ex-Diretor de pesquisa e Tecnologia da ABVE. Atual diretor do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável.
Líder de Projetos de Fomento Lei de Informática PPB, Inovar Auto Membro de Comitês e subgrupos do Rota 2030 pelo Promobe-GIZ DKTI no extinto MDIC


Cláudio Crivellaro
Graduado em Engenharia Elétrica – Ênfase Automação e Controle pela Universidade de São Paulo (1993).
CAEG pela Fundação Getúlio Vargas (1999).
Doutorado em Engenharia Mecânica pela USP (2008).
Atualmente é pesquisador da área de veículos autônomos elétricos (AMRs industriais e agrícolas).
Aplica nesta área ferramentas baseadas em técnicas de “Deep Learning” e “Reinforced Learning”.
Apresenta também experiência nas áreas de dinâmica veicular, identificação de sistemas dinâmicos, modelagem matemática de sistemas, teoria de controle (clássico, moderno e robusto), dimensionamento de estruturas para sistemas mecânicos dinâmicos, sistemas de suspensão ativa/semi-ativa, desenvolvimento de atuadores semiativos baseados em fluidos magneto-rheológicos.
Tem 25 anos de experiência na Indústria Automotiva, sendo os últimos 10 anos dirigindo áreas de P&D e Inovação.
Atualmente, além de pesquisador na área de veículos autônomos, é sócio fundador da Startup Actum4.

2º MÓDULO PRESENCIAL | PRÁTICA – EXPERIMENTAÇÃO DE SOFTWARE E HARDWARE DO CARRO AUTÔNOMO. SIMULAÇÃO, APRENDIZAGEM REALIZAÇÃO FUNCIONAL EM VEÍCULO EM ESCALA – 11 e 12 de agosto – 16h – Sexta e Sábado

OBJETIVO

Apresentar na forma simulada e em escala a experimentação do carro autônomo, simuladores e rotinas de treinamento de aprendizagem. Integração do Hardware e do Software em um veículo em escala. Uso de ferramentas reais e exemplos práticos auxiliando de forma real os ambientes virtuais e real em escala para consolidar o entendimento da implementação na forma de projeto e workshop. Capacitar de forma lúdica com pouca necessidade de conhecimento de programação a identificação dos requisitos básicos para o correto funcionamento dos veículos autônomos.

PROGRAMA

Histórico, Princípios Básicos para Autônomos e requisitos de Hardware e infraestrutura
Soluções de Simulação de Veiculo em Escala – Plataforma Donkey car apresentação
Raspberry Pi e Características das ferramentas de SW e HW para integração ambiente virtual e real
CPU 
GPU
Simuladores Overview do mercado
Integrações Matlab / Simulink
Carla
Simulação no ambiente Donkey Car

Fundamentos Básicos de transição de IA para MOBILIDADE AUTONOMA

Reconhecimento do Hardware do Donkey Car
Download e Upload com Treino
Treino Real Debug e testes em Pistas – Propostas de alteração de parâmetros e pequenas alterações Ensaio e alterações.

PROFESSORES

Weslley Torres

Excelente experiência de trabalho em diferentes culturas.
Projetos Diversos em times e clientes globalizados.
Mais de 9 anos de experiência em equipamentos de teste automatizados para painéis de instrumentos automotivos.  
Mais de 11 anos de experiência no desenvolvimento de software embarcado em sistemas de áudio automotivo.
Desempenhou papéis como engenheiro de software, engenheiro sênior de sSoftware e líder de integração de plataformas de áudio.
Mais de 5anos de experiência em painéis de instrumentos automotivos. Desempenhando papeis de Lider de integração e Engenheiro de Software.
Sumário das habilidades Técnicas:
Excelente experiência nas plataformas de Software / Firmware, Design, Desenvolvimento / Debug, Integração, Teste e manutenção de sistemas embarcados / Produtos da área automotiva, automação industrial e Equipamento industrial educacional.
Doutorando e Mestre pela Escola Politécnica da USP.

Edson Caoru Kitani

Possui graduação em Tecnologia de Automação Industrial pelo Centro Universitário de Santo André (2003),
Especialização em Mecânica Fina pela Universidade São Judas Tadeu (2005).
Obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Artificial Aplicada à Automação pelo Centro Universitário da FEI em 2007.
Título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP em 2013 na área de Inteligência Computacional e Neuro computação.
Tem larga experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Industriais e Máquinas.
Atualmente, é professor Associado na Fatec Santo André na área de Eletrônica Automotiva e Mecatrônica Industrial. É também professor convidado na FGV-SP e no Instituto Mauá de Tecnologia

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de nível superior. Engenheiros e estudantes de Engenharia das áreas de Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.

PRÉ-REQUISITOS

Conhecimentos básicos de elétrica e eletrônica automotiva.

E-LEARNING

O primeiro módulo será ministrado ao vivo, pela Internet, por meio do sistema Zoom, com total interatividade.
Para participar é indispensável o uso de um aparelho eletrônico com conexão de internet e equipamento de áudio (headset, caixa de som, etc).

PRESENCIAL

O segundo módulo será ministrado no Instituto Mauá de Tecnologia – Campus São Caetano do Sul:
Praça Mauá 1 São Caetano do Sul – SP
Estacionamento gratuito (para participantes do curso) no local.

VALORES

ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL e ESTUDANTES GRADUAÇÃO MAUÁR$ 660,00
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASILR$ 2.640,00
EMPRESA CERTIFICADA PELO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS *R$ 2.970,00
NÃO ASSOCIADOR$ 3.300,00

Orientações:
– a inscrição sempre deve ser realizada em nome do(a) participante.
– o pagamento pode ser realizado pelo(a) participante ou pela empresa, escolha deve ser feita no último passo do formulário de inscrição.
– 
(*) Categoria somente para pagamento/faturamento para Empresa.
A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário
Cartões de Crédito – Em até 10 parcelas, sem juros.

COMO ASSOCIAR-SE A SAE BRASIL

Clique aqui para informações.

CONTATOS

EMAIL
cursos@saebrasil.org.br
TELEFONE
(11) 3142-3476

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    horas

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    segundos

Data

08 - 12 ago 2023

Tempo

08:00 - 18:00

Localização

1º mód. on-line (Zoom)

Localização 2

2º mód. presencial - Mauá
Categoria

Organizador

SAE BRASIL e Instituto Mauá de Tecnologia

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