;
Portuguese English Spanish

Como fazer uma atualização profissional na área de engenharia da mobilidade?

18 de jul

Já pensou em caminhar ou andar de bicicleta pelas ruas de forma segura e utilizar transporte público de maneira confortável? Esses são alguns dos grandes desafios da mobilidade urbana sustentável. Sabe qual o responsável por planejar isso? O profissional da área de engenharia da mobilidade.

No universo das engenharias, a graduação em Engenharia da Mobilidade ainda é recente no Brasil. Por isso, poucas instituições de ensino no país ofertam o curso superior. Porém, devido à urgência de soluções de infraestrutura nas grandes cidades, quem tem essa formação encontrará grandes oportunidades de emprego.

O mercado exige desses profissionais habilidades em gestão de projetos de mobilidade e no conhecimento de novas tecnologias que envolvam o desenvolvimento de produtos e serviços com uso de ferramentas inteligentes. O objetivo é ofertar aos usuários uma mobilidade mais conectada, segura e sustentável com custos e qualidade excelentes.

Como é o curso de Engenharia da Mobilidade

Com duração média de cinco anos, o curso de Engenharia da Mobilidade capacita o profissional para o planejamento e logística de transporte feito por estradas, portos, aeroportos, ferrovias, como também na construção e manutenção dessas vias para maior fluidez e segurança.

Dependendo da instituição de ensino, o curso pode receber outras nomenclaturas, como Engenharia de Transportes, Engenharia e Gestão de Tráfego, Engenharia de Infraestrutura ou Engenharia Ferroviária e Metroviária.

As disciplinas mais comuns são:

  • Termodinâmica
  • Desenho aplicado
  • Estatística
  • Física
  • Fundamentos em Engenharia da Mobilidade
  • Gestão de Projetos em Transporte

Os estudantes devem cumprir estágio obrigatório a partir do terceiro semestre. A atividade pode ser realizada em empresas privadas ou públicas.

Leia também: 3 expectativas para o futuro da mobilidade

Onde estudar Engenharia da Mobilidade?

Graduação

As principais universidades do país que ofertam o curso de Engenharia da Mobilidade são:

Pós-graduação

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) oferta a pós-graduação Lato Sensu em Engenharia da Mobilidade. Pertencente ao PECE (Programa de Educação Continuada), a especialização é de dois anos e meio. Sua carga horária total é de 432 horas, sendo 372 horas-aulas em disciplinas sobre Engenharia da Mobilidade e as demais para a monografia. O aluno que concluir o curso receberá o certificado de Especialista em Engenharia da Mobilidade emitido pela USP reconhecido internacionalmente.

O Instituto Mauá de Tecnologia oferta a pós de Engenharia Automotiva – Mobilidade Autônoma e Conectividade com foco no contexto de mercado e nas necessidades atuais. O curso é composto por três módulos de 120 horas cada: Dinâmica Veicular e Sistemas de Chassi, Mobilidade Autônoma e Conectividade, e Veículos Híbridos e Elétricos.

Já a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece a especialização em Energia Sustentável para a Mobilidade, que tem como foco discutir fontes energéticas e mudanças na forma de se locomover em ambientes urbanos.O aluno tem acesso a conteúdos teóricos relacionados à energia renovável, bem como a reflexões sobre alternativas possíveis no campo da mobilidade urbana nacional.

De acordo com a Universidade, a ideia é pensar modais que reduzam a poluição do ar e fomentem cidades mais sustentáveis, com ar mais puro e menor impacto ambiental.

Com 432 horas-aula, o curso é dividido em quatro módulos: Conceitual, Ferramental, Aplicação e Aplicação de Conhecimento.

A grade curricular contém as matérias: Combustíveis, Energia de Biomassa, Energias Renováveis: Hidráulica, Eólica, Solar e Células a Combustível, Aerodinâmica Básica, Instrumentação e Sistema Inteligente de Aquisição de Dados e Mobilidade Híbrida e Elétrica.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos sobre mobilidade no nosso blog.