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Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional volta com 69 equipes inscritas de Norte a Sul do País

5 de abr

Competição estudantil será realizada de 20 a 24 de abril, ao lado da Fatec, em São José dos Campos (SP), com provas estáticas e dinâmicas

São Paulo, 29 de março de 2022 – Universitários de Norte a Sul do País participarão da 27ª Competição Baja SAE BRASIL- Etapa Nacional, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), de 20 a 24 de abril. Este ano a competição reúne 69 equipes inscritas que representam 66 instituições brasileiras de ensino superior de 16 Estados mais Distrito Federal. Esta competição é parte de um dos Programas Estudantis da SAE BRASIL.

Por conta do avanço da pandemia, a retomada da Competição Baja Etapa Nacional ocorre depois de dois anos desde a última edição em 2020, e marca o retorno das equipes às atividades presenciais com algumas mudanças. Entre elas a extensão do limite de dois anos da validade do chassi do veículo, prevista no regulamento da competição, a fim de atender à necessidade das equipes com o fechamento das oficinas no período, fato este que impediu o desenvolvimento de novos chassis para a etapa 2022.

Para a comprovação do nível equivalente de segurança da estrutura, as equipes seguiram rigorosos procedimentos de inspeção estrutural, com registro fotográfico do processo em formato de relatório, o qual foi enviado para o comitê técnico da competição, que avaliou a necessidade de eventuais reparos para que a integridade dos protótipos fosse assegurada. “Desse modo garantimos segurança e oferecemos aos alunos o desafio de demonstrar o cumprimento de um requisito, algo que está alinhado aos nossos objetivos de preparar nas competições estudantis engenheiros do mais alto nível”, explica Roberto Silva, diretor do Comitê Técnico da 27ª Competição Baja SAE BRASIL- Etapa Nacional.

Cerca de 17 mil universitários, a maioria graduandos em diversas áreas da engenharia, passaram pelos desafios da Baja SAE BRASIL desde o seu início em 1995. Os carros são projetados e construídos pelos próprios estudantes nas dependências das universidades sob orientação de professores, e submetidos a provas estáticas e dinâmicas. Além de projetar e construir os carros off road, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, na parte técnica e na gestão financeira dos projetos para a viabilidade econômica dos veículos.

“Para a SAE BRASIL a transferência de conhecimento é fundamental, ainda mais quando se trata de jovens estudantes que estão entrando no mercado. Os Programas Estudantis da SAE BRASIL são competições abertas aos universitários que formam equipes para projetar, construir e competir em veículos nas modalidades Baja, Fórmula SAE, AeroDesign e H2Challenge. Através deles inspiramos talentos e damos à indústria oportunidade de reconhece-los”, diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Equipes – São 69 as equipes inscritas este ano: 36 da região Sudeste; 17 da região Sul; 11 equipes do Nordeste; duas equipes do Norte e três do Centro Oeste. Entre as equipes inscritas seis participam pela primeira vez na Baja Nacional – Calangotec (Senai Cimatec-BA); Capibaja (Universidade Estadual de Maringá-PR) e Pelznickel Unifebe (Centro Universitário de Brusque-SC); Tatu Baja, (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Sertãozinho-SP); Aegir Ibajai (Universidade do Vale do Itajaí-SC) e IFSpeed (Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia-SP) – as três últimas estreiam sua primeira competição.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Histórico – O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul (EUA), e a primeira competição norte-americana foi realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que em 1994 lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e, no ano seguinte, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, no bairro do Ibirapuera em São Paulo. Em 1996 a competição foi para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002. Depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015. A partir de 2016 a prova passou para o endereço atual em São José dos Campos.

27ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional

20 a 24 de abril de 2022

Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) – Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec