;
Portuguese English Spanish

Congresso SAE BRASIL realiza debate sobre os principais cenários do pós-pandemia para a indústria automotiva 

7 de nov

Pela primeira vez, um evento traz debate dos presidentes das principais associações e federações do setor automotivo; Painel conta com a participação dos presidentes José Maurício Andreta Júnior. (FENABRAVE), Cláudio Sahad (Sindipeças), Enilson Sales (Fenauto) e Márcio de Lima Leite (Anfavea)  

São Paulo, novembro de 2022 – No dia 25 de novembro, das 17h15 às 18h, o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL realiza o painel Cenários para a Indústria automotiva nos próximos anos. Com mediação de Ricardo Bacellar, membro do conselho consultivo da SAE BRASIL, o painel reunirá, pela primeira vez na história do evento, os presidentes da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), José Maurício Andreta Júnior; Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Cláudio Sahad; Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) Enilson Sales; e Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite. 

O ano de 2022 tem sido um ano de reposicionamento da indústria no pós-pandemia, marcado pela superação de diversos desafios, mas também com enorme aprendizado preparatório para os próximos anos. Dentro desse contexto, os convidados apresentarão suas ideias sobre a seguinte questão: Agora que estamos a pouco mais de um mês do início desta transição, quais são os caminhos para a prosperidade do setor? 

Abaixo, as considerações dos quatro presidentes sobre o painel e a importância do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. 

Para Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, o futuro da indústria automotiva brasileira passa por várias rotas tecnológicas. “A eletrificação é uma das possibilidades que atendem ao objetivo maior da descarbonização, mas há outras, que coexistirão, sendo aplicadas em maior ou menor intensidade em cada região do planeta, conforme os recursos e as vantagens competitivas nelas existentes. O Brasil tem opções para geração de energia limpa que outros países não têm: sol o ano todo, vento unidirecional em uma grande extensão territorial, rios em abundância, com muitas quedas d’água, o etanol e os biocombustíveis. Isso nos credencia a participar de todas as rotas tecnológicas que visam à descarbonização, sem exceção. Muitos países não possuem esse leque de opções e são praticamente compelidos à eletrificação (mesmo aqueles que não produzem energia limpa).” 

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, entende que o setor automotivo brasileiro tem a chance de se consolidar como um dos mais relevantes do mundo. “O ecossistema industrial automotivo brasileiro possui a oportunidade única de se consolidar como um dos mais relevantes players do mercado mundial de mobilidade na medida que nossa engenharia entrega múltiplas soluções de propulsão voltadas à descarbonização, como os veículos eletrificados, híbridos a etanol e os movidos a biocombustíveis. Fabricantes e fornecedores têm linhas de montagem modernas, engenharia de primeiro mundo, mão de obra qualificada e soluções avançadas de pesquisa e desenvolvimento produzidas pelas nossas universidades, bem como riquezas minerais que nos colocam em posição privilegiada para a produção de componentes sofisticados, entre os quais baterias de última geração e semicondutores. Além disso, a engenharia e a indústria nacional estão preparadas para se apoderar desse momento e entregar produtos tecnologicamente avançados em termos ambientais, de segurança, conectividade e automação, tanto para o mercado interno, quanto para o internacional”, pontua. 

Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, enxerga o painel de CEOs do Congresso SAE BRASIL como essencial para o futuro da mobilidade brasileira. “O painel com CEOs Cenários para a indústria automotiva nos próximos anos, que acontecerá no 29º. Congresso da SAE BRASIL, é essencial para a discussão e entendimento do futuro da mobilidade brasileira. E a FENABRAVE, entidade que representa o Setor da Distribuição de Veículos no Brasil, tem se debruçado sobre as tendências e cenários para o setor, tanto que este foi um dos temas centrais do 30º Congresso & ExpoFenabrave, que realizamos em setembro, e de diversos estudos que temos realizado junto ao ICDP- International Car Distribution Programme, um renomado instituto de pesquisa automotivo europeu. Neste painel, tenho a certeza de que teremos um evento de alto nível e agradeço à SAE BRASIL por proporcionar um debate de grande relevância para a sociedade brasileira”, explica Andreta Jr. 

Por fim, para Enilson Sales, Presidente da Fenauto, o debate é importante para que toda a cadeia automotiva possa superar os desafios. “O Congresso SAE BRASIL coloca os agentes da Cadeia de Valor do Setor Automotivo frente a frente com os desafios a serem superados pelo mercado.” 

A grade completa do o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL pode ser acessada pelo site oficial do evento. Para mais informações, acesse Congresso SAE BRASIL

Congresso SAE BRASIL 

Data: de 24 a 27 de novembro
Horário: 24 de novembro, das 8h30 às 15h 45/ 25, 26 e 27 de novembro, das 9h às 19h 
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Moema, São Paulo – SP, 04094-050 

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com  6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

Contato para a imprensa: imprensacongressosae@nectarc.com.br