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Em cerimônia realizada na capital paulista, 16º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz do Brasil tem seus vencedores revelados

25 de nov

Retornando ao formato presencial após dois anos, a premiação é um incentivo às produções que destacam a tecnologia da mobilidade sob diversos modais

O 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL abriu um espaço em sua programação para reverenciar o talento dos jornalistas que levam informação de qualidade sobre a tecnologia da mobilidade com a cerimônia de premiação do 16º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz. Promovido no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, o evento reconheceu e premiou 17 jornalistas em três categorias.

Foram inscritas reportagens publicadas nas mídias impressas, eletrônicas e vídeo sobre temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário, humana e urbana, em áreas como agronegócio, energia (combustão, elétrico e hidrogênio), sistemas autônomos, ESG, conectividade, digitalização, pesquisa e desenvolvimento da inovação (P&DI) e manufatura avançada.

O primeiro lugar em cada categoria recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00. Duas matérias de cada categoria receberam Menção Honrosa no valor de R$ 1.000,00 cada, totalizando R$ 15.000,00 em prêmios. Além disso, em cada categoria, duas reportagens foram eleitas como destaques. 

Presente na cerimônia, o presidente do Conselho da SAE BRASIL, Camilo Adas, afirma que o Prêmio evolui junto com a indústria e a sociedade. “Neste ano, voltamos à realização presencial do evento e isso nos reforçou a força e a importância de reunir jornalistas e discutir o que há de mais contemporâneo em transição energética, tecnologia e transformação digital. É uma oportunidade de novos jornalistas conhecerem e conviverem com profissionais mais experientes, criando um mix de conhecimentos que promove o crescimento da atividade jornalística”, ressalta Adas.

O diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes salienta a importância do trabalho dos jornalistas para explicar as transformações do setor ao público. “É muito importante a imprensa entender e transmitir essas novas informações para o leitor, a comunidade científica e as indústrias. Ficamos muito felizes em valorizar esse trabalho e fazer parte desse processo”.

Representando a comissão julgadora do concurso, o jornalista André Paixão destacou a presença de novas formas de mobilidade em pauta na imprensa. “Foram mais de 100 matérias nas três categorias. Eu sou muito focado no setor automotivo como produto e foi muito interessante ver conteúdos sobre mobilidade de forma geral, em outros modais. Considero de grande importância para a nossa sociedade, que é muito baseada e feita para os veículos. Vemos aqui que a imprensa está de olho também em outras formas de mobilidade e acredito que elas são o futuro do nosso País”, avalia o jornalista.

Mídia impressa

Com a reportagem “Fle x Fuel – Quando a gasolina salvou o etanol”, publicada na revista AutoData, o jornalista Pedro Kutney conquistou o primeiro lugar na categoria mídia impressa. “Para mim é sempre um prazer renovado porque eu estou sendo julgado por jornalistas da mesma área que eu e por pessoas que me acompanham há muito tempo, como as pessoas da SAE BRASIL, que, além de lerem minhas matérias, também são minhas fontes”. Ele acrescenta: “A matéria em si foi uma coisa muito interessante. A revista AutoData me chamou, pois eu acompanhei a história do Sistema Flex no Brasil. A ideia do título veio porque, em 2006, quando lançaram os carros Flex, o etanol estava em baixa e ninguém queria comprar carro a etanol. Ou seja, com a possibilidade de o consumidor utilizar tanto ele quanto a gasolina, o etanol ressurgiu”.

As duas menções honrosas em mídia impressa foram para o trio de jornalistas formado por Ricardo Lacerda, Leonardo Pujol e Bruno Garattoni, da Superinteressante, com a reportagem “A hora e a vez do carro elétrico”, e para Carlos Teixeira, do CNT Transporte Atual, com a matéria “A reinvenção de um profissional”.

Os dois destaques da categoria foram para os jornalistas Vilhena Soares, do Correio Braziliense, com a reportagem “Voos Inteligentes, e para Henrique Rodriguez, da Revista Quatro Rodas, com a matéria “Se meu Fusca roncasse…”.

Mídia eletrônica

Na categoria mídia eletrônica, a vencedora foi a jornalista Cleide Silva, do portal Estadão, com a reportagem “Reciclagem de carros ganha nova roupagem com startups”. Destaque em outras edições, Cleide comemorou o seu primeiro lugar na premiação. 

“Agradeço muito pelo reconhecimento. Sempre buscamos ganchos novos para falar do que ocorre no setor. Vemos pelo País pátios lotados de carros velhos e muitos não sabem que existem startups de alta tecnologia que desenvolvem o trabalho de reciclagem, um pilar muito importante para a descarbonização. Daqui para a frente, esse movimento só tende a aumentar”.

Uma das menções honrosas foi para Rafaela Borges, do portal UOL, pela matéria “Etanol x Elétrico – carros na tomada levantam debate ambiental”. A outra foi para Luciana Dyniewicz, com a matéria “Setor de transporte busca tecnologias além do motor elétrico para zerar emissões”, publicada no portal Estadão.

Os destaques da categoria foram Marcos Rozen, do portal Use Elétrico, com a reportagem “Viajamos 5 mil km de carro elétrico por Brasil, Uruguai e Argentina”, e para Marlos Ney Vidal, do portal Auto Segredos, com a matéria “Uno Ciao marca o fim da linha do clássico da Fiat”.

Vídeo

O primeiro na categoria vídeo foi para Paulo Campo Grande, da Quatro Rodas, pela reportagem “Motorhome 4×4: você pode morar em qualquer lugar por 20 dias com esse Unimog”. O jornalista que já foi vencedor na sétima edição do prêmio, na categoria impresso, falou sobre como foi esse trabalho desenvolvido para a reportagem.

“Somos muito inquietos nas nossas pautas. Sempre tentamos ter uma visão ampla da mobilidade, os diferentes produtos e modais. As particularidades do Unimog e a experiência de testamos o motorhome nos animaram a produzir essa matéria. Este fator, inclusive, foi um diferencial, pois nos permitiu captar mais detalhes e informações para a composição do roteiro A vitória na categoria vídeo foi uma superação de toda a equipe, principalmente para mim, que atuo na área há mais de 30 anos e ainda estou aprendendo sobre esse formato para conteúdo desse setor”.

As menções honrosas em vídeo foram para Rodrigo Ribeiro, do canal Autoesporte, pela matéria: “Mercedes-Benz mais luxuoso do Brasil custa R$ 1 milhão e ‘pula’ para sair de atoleiros”, e para Renan Bandeira, da Karvi Carros, pelo vídeo “Carro elétrico é mais econômico que 1.0? Avaliação PEUGEOT e-208 GT”.  

Os destaques foram para Sara Kirchhof, do Canal Rural, pela reportagem com a matéria “A engenharia que move a produção de biocombustíveis”, e André Schaun, do canal Autoesporte, com a reportagem “O maior trator da Massey Ferguson no mundo tem muito em comum com seu carro!”.

Saiba mais sobre o prêmio

A 16ª edição do Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz do Brasil tem o patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil e da RGLog – A identidade da logística. O prêmio foi criado em 2007 como um incentivo à cobertura jornalística em âmbito nacional sobre tecnologias aplicadas à mobilidade. Ao longo desses anos foram inscritas milhares de reportagens produzidas no Brasil, que são um importante registro de toda a evolução pela qual passa o setor. O histórico de vencedores pode ser consultado em https://saebrasil.org.br/premios/historico-de-vencedores/.

VENCEDORES DO 16° PRÊMIO SAE BRASIL DE JORNALISMO MERCEDES-BENZ DO BRASIL

Mídia Impressa

Vencedor

Pedro Kutney – Revista AutoData

Menções Honrosas

Ricardo Lacerda, Leonardo Pujol e Bruno Garratoni – Superinteressante

Carlos Teixeira – Revista CNT Transportes Atual

Destaques

Vilhena Soares – Correio Brasiliense

Henrique Rodriguez – Revista Quatro Rodas

Mídia eletrônica

Vencedora

Cleide Silva – Estadão

Menções Honrosas

Rafaela Borges – UOL

Luciana Dyniewicz – Estadão

Destaques

Marcos Rozen – Use Elétrico

Marlos Ney Vidal – Portal Autos Segredos

Vídeo

Vencedor

Paulo Campo Grande – Quatro Rodas

Menções Honrosas

Rodrigo Ribeiro – Autoesporte

Renan Bandeira – Karvi Carros

Destaques

Sara Kirchhof – Canal Rural

André Schaun – Autoesporte

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com  6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.