;
Portuguese English Spanish

Mais de 1,6 mil pessoas marcam presença no 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL

30 de nov

A edição de 2022 contou com 20 painéis temáticos, 15 expositores e 150 speakers convidados ao longo dos 4 dias de evento; Evento marca novo momento do Congresso, com aposta em interatividade para atrair ainda mais jovens e outros públicos

São Paulo, novembro de 2022 – Entre os dias 24 e 27 de novembro, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, conhecido como Pavilhão da Bienal, em São Paulo, recebeu o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Ao todo, mais de 1,6 mil pessoas estiveram presentes nos quatro dias de evento, e puderam conferir painéis e oficinas com líderes da indústria, da academia e do governo, além de especialistas nas áreas de conhecimento ligadas a todas as temáticas que envolvam a Mobilidade.

Além disso, os 4 dias de Congresso contaram com 15 expositores e 150 speakers convidados a falar nos 20 painéis oferecidos. “O Congresso foi um evento grandioso. Na edição deste ano, além da tradição de 29 anos dos Painéis Temáticos e Técnicos que falaram diretamente com a indústria, trouxemos o evento para o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, onde mostramos a Arte da Mobilidade ao público em geral. Mais que isso, tivemos atividade com os jovens do ensino superior e médio”, analisa Camilo Adas, Presidente do Conselho da SAE BRASIL 2022.

Neste ano, o Congresso contou com diversas novidades, como, por exemplo, as oficinas interativas ao longo do fim de semana, que trouxeram gamificação e realidade virtual para engajar os jovens a refletirem sobre o futuro da mobilidade, transporte e logística. Além disso, o programa Jump Start marcou a estreia de uma dinâmica de hackathon no Congresso, com 25 horas de atividades neste formato ao longo do Congresso.

Atingimos nosso objetivo de direcionarmos discussões de relevância para a mobilidade a diferentes públicos e, simultaneamente, estarmos mais próximos da sociedade, do consumidor final, proporcionando interações e aprendizados lúdicos, inclusive, às famílias. Foi uma experiência importante, cujo conceito deve ser aproveitado e expandido na próxima edição do Congresso”, pondera, ainda, Camilo.

Entre os diversos nomes de peso que participaram como painelistas, esteve presente Pablo Di Si, CEO do Grupo Volkswagen da América, CEO da Volkswagen Região América do Norte e Chairman do Congresso SAE BRASIL 2022. “O Congresso foi espetacular! Foi muito inspirador ver a integração entre visitantes e tecnologias, especialmente no que se refere a importância de formar os jovens dentro de áreas tecnológicas. Além disso, ter a oportunidade de estar lado a lado dos principais nomes do mercado e debater as principais tendências e inovações do setor foi inspirador”, comenta Pablo.

O Congresso também foi marcado pelo anúncio de que André Gasparotti, da Embraer, foi eleito o novo Presidente do Conselho SAE BRASIL para o biênio 2023-2024. O profissional, que atua há mais de 20 anos na Embraer, substitui Camilo Adas, que foi o Presidente da instituição entre 2020 e 2022. Gasparotti, que é Mentor de Tecnologia e Inovação e membro do Conselho Executivo da SAE BRASIL, assume a função a partir de 1º de janeiro de 2023. 

É uma honra poder contribuir mais intensamente com o propósito da SAE BRASIL, em especial nesse momento que o imperativo educação e inovação também conduzem as transformações pela qual a indústria da mobilidade passa. Ao assumir como novo Presidente do Conselho SAE BRASIL tenho como objetivo manter o foco na educação e inovação, de modo a inspirar e motivar a nova geração de engenheiros, tendo o Congresso como exemplo real desse espírito colaborativo e inovador”, destacou Gasparotti.

Congresso SAE BRASIL 2023

A SAE BRASIL informa, também, que o Presidente do 30º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontecerá em 2023, será Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer.

“O Congresso SAE BRASIL é uma referência para estudantes e profissionais interessados em desenvolver conhecimento sobre os mais diversos aspectos da mobilidade. Um ambiente propício para encontro de lideranças e importantes debates que buscam propostas de soluções aos reais desafios do setor. Em 2023, queremos levar adiante o legado desta mostra tecnológica, colaborando para a construção de um futuro sustentável e inclusivo”, finaliza Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer e Presidente do 30º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece em 2023.

Para mais informações sobre a SAE BRASIL, acesse: https://saebrasil.org.br/

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com  6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.