;
Portuguese English Spanish

Movimento 2050, uma nova visão do futuro

7 de mar


Há décadas atrás, a imagem do futuro no imaginário coletivo era formada, primordialmente, por inovações tecnológicas. Carros voadores, dispositivos hiperconectados, civilização em outros planetas e cidades aéreas. Este cenário foi fortalecido por toda a sociedade, desde empresas até mesmo o cinema, com filmes como De Volta Para o Futuro. 

O futuro que imaginávamos já chegou, e a realidade é bem diferente da idealizada. A nossa percepção sobre o futuro mudou, e o Movimento 2050 reúne tudo o que estamos propondo de ações e novas perspectivas. Continue lendo para saber mais.

Movimento 2050: um futuro que acontece no presente

Pensar em futuro como algo distante, inalcançável, é algo errado. O futuro está acontecendo agora. Ele se forma em todas as ações que tomamos e no caminho que construímos.

Nessa trajetória, a tecnologia e o conhecimento têm evoluído em uma velocidade exponencial. Mas não da forma como muitos imaginavam. Mais do que aquele futurismo idealizado, o que vem pela frente tem muito mais a ver com sustentabilidade, natureza, e humanismo.

Um ponto de grande importância é o da transição energética. O futuro exige combustíveis limpos, que dispensam a emissão de gases de efeito estufa. Mas como chegar lá? Pesquisando, desenvolvendo, inovando. E participando de discussões! A SAE BRASIL promove, durante todo o ano, espaços que fomentam isso.

Cada região possui um diferente potencial quando o assunto é transição energética. O tema já é tratado em todo o mundo, com avanços maiores ou menores a depender do país. A sintonia entre uma busca sustentável e o aproveitamento de tendências é indispensável nesse caminho.

Também se destacam as inovações para uma mobilidade autônoma, digital e conectada. Sistemas de suportes têm sido desenvolvidos com esse objetivo, de tornar a mobilidade mais fluida e em movimento constante e seguro.

As práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa) são uma realidade atual que também continuam se destacando no futuro. O conjunto de boas práticas que deve pautar uma grande empresa já é realidade na SAE BRASIL. E queremos ajudar a sua empresa a seguir o mesmo caminho!

Se tem algo que não pode faltar no futuro, por isso já focamos no presente, também é a formação e educação de jovens. Afinal de contas, o futuro está nas mãos deles. A frase que esconde um clichê mas é mais verdadeira do que parece. 

Focar com a devida importância no conhecimento dessa juventude garantirá um futuro mais possível para todos! Com todas as práticas citadas acima e muitas outras.

Os pilares para esse futuro

Para colocar o Movimento 2050 em prática, trabalhamos a partir de quatro principais pilares, inicialmente apresentados no Congresso SAE BRASIL 2022. Conheça agora quais são eles.

  • Mãe Terra: A sensibilidade está conectada à importância de mantermos o planeta sustentável.

A importância da contribuição brasileira para a transição energética e economia circular com objetivo de reduzir as emissões de CO2 e impedir efeitos irreversíveis do aquecimento global mitigando as Mudanças Climáticas é prioridade.

  • Caminho Futuro: A motivação e a responsabilidade na educação aplicada à realidade profissional para um futuro de possibilidades ilimitadas. 

Conhecer as expectativas das novas gerações, das universidades e ensino médio e as necessidades das empresas para o desenvolvimento de profissionais de talentos capazes de posicionar o Brasil na economia global do presente e do futuro.

  • Projetos Estruturados: O estado da arte da tecnologia e a excelência do conhecimento regional para a criação e execução de projetos relevantes para o mercado local e global.

Garantir que a indústria brasileira avance na regionalização e exponencialização das tecnologias em transformação

  • Tecnologia e Regulação: A proposição de documentos que regulam a introdução das novas tecnologias no mercado, garantindo a viabilidade ambiental e a competitividade econômica. 

Propor e cooperar com os órgãos públicos para que a tecnologia avance do plano dos debates para a regulação efetiva das tecnologias em transformação.

Para tudo isso, a SAE BRASIL se movimenta em sentido constante para o futuro. Buscamos despertar interesse na mobilidade e proporcionar eventos para a co-criação e disseminação de conhecimentos. Oferecemos simpósios, cursos, congressos, filmes e as mais diversas publicações. Participe do Movimento 2050 e faça parte de tudo isso!