;
Portuguese English Spanish

Painel Engenheiros-chefes formado por engenheiras está entre os destaques do WEB Fórum SAE BRASIL 2021

6 de dez

Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, engenheiras apresentam o Painel Engenheiros-chefes, um dos 18 do evento de 7 a 9 de dezembro

São Paulo, 06 de dezembro de 2021 – Três engenheiras integram pela primeira vez o tradicional Painel Engenheiros-chefes no WEB Fórum SAE BRASIL 2021, que abordará o tema ESG (Environmental, Social and Governance) e sua contribuição para o ecossistema de mobilidade brasileiro. Silvia Barcik, head of New Mobility e diretora de Mobilidade na ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Marina Willisch, VP Government Relations, Communications & Sustainability na General Motors, Marcia Loureiro Energy Business Engineer – Engenharia, Automação, Energias Renováveis, Mobilidade Elétrica e Design na Vibra Energia, discutirão sobre o impacto da ESG na mobilidade brasileira e sua ascensão no mundo corporativo.

Presidido porMax Forte, conselheiro da SAE BRASIL e presidente da Brose do Brasil, o WEB Fórum SAE BRASIL 2021 tem como tema “O Indivíduo e a Mobilidade”, que foca no ser humano como agente principal de mudanças. Esta edição marca a estreia de três novos painéis – Agro, Mobilidade Humana e ESG (Environmental, Social and Governance.

Painéis – O WEB Fórum SAE BRASIL 2021 desta quarta-feira, 8 de dezembro, começa com o Painel Sustainable energy: partnership mobility, energy industries and government to build the model of the future panel, apresentado por representantes da SAE International & SAE BRASIL. Os outros cinco painéis consecutivos são – Caminhões e Ônibus (parte II), Educação de Engenharia, Sustentabilidade, Transformação Digital e Engenheiros-chefes, que encerrará a programação do dia.  

Na segunda parte do Painel Caminhões e Ônibus, o tema é infraestrutura veicular e a transição para tecnologias do futuro da mobilidade e sua influência nas operações para assegurar a implementação de novas aplicações. O painel de Educação de Engenharia promove odebate sobre como a educação pode integrar ciência, sociedade, indivíduos e negócios para benefício da mobilidade, e qual é a mobilidade desejada e o papel da educação para que ela se torne realidade. A abordagem passa por temas sobre como as novas tendências da mobilidade impactarão nos currículos acadêmicos, a liderança em sala de aula (protagonismo do aluno), entre outros aspectos.

Mudanças climáticas, descarbonização da economia, participação dos transportes nesse cenário, e os reflexos da COP26 na estratégia brasileira e seus desdobramentos são assuntos do Painel de Sustentabilidade. No painel Transformação Digital o assunto são inovações brasileiras focadas na mobilidade e no individuo, contadas em casos reais de sob a ótica da indústria e do potencial de protagonismo brasileiro no contexto global do setor. Participam executivos em organizações de diferentes tipos e características, montadoras, sistemistas, fornecedores, clientes corporativos e fornecedores de serviços. Fecha a programação do dia o Painel Engenheiros-chefes. (Veja abaixo quem são os convidados de todos os painéis na programação completa do dia 8).

Web Fórum SAE BRASIL 2021 – Digital

7 a 9 de dezembro das 8h30 às 18h

Mais informações e inscrições pelo site: https://saebrasil.org.br/web-forum/

Programação completa  https://saebrasil.org.br/web-forum/agenda/

PROGRAMAÇÃO de 8 de dezembro, quarta-feira

8h30 ABERTURA

8h45 PAINEL Sustainable Energy: Partnership Mobility, Energy Industries and Government to Build the Model of the Future – SAE International & SAE BRASIL.

10h30 PAINEL Infraestrutura Veicular e sua Transição com as Tecnologias de Mobilidade do Futuro Comitê Caminhões e Ônibus. Convidados: Eduardo Pina, CEO na Incharge Tecnologia e Eletromobilidade; Wilson Morais, diretor divisão ABB E-Mobility América Latina; Fernando Contieri, engenheiro de Desenvolvimento na Eletra Industrial; Christian Strobel, professor associado na Universidade Federal do Paraná. Mediador : Jorge Vassilas, consultor de empresas e negócios.

12h45 PAINEL Educação como Integradora de conhecimentos para Mobilidade – Comitê Educação de Engenharia. Convidados: André Nishimura, gerente de Operações de Atendimento ao Cliente General Motors América do Sul; Cristina Calligaris, sócia fundadora Argus Consulting; Dorival de Carlucci, médico e professor do Hospital das Clínicas e Universidade Anhembi Morumbi; Thomas Steinhauser, analista sr. de Inteligência de Mercado na BASF. Mediador: Mauro Andreassa, proprietário Big Learning e Conselheiro SAE BRASIL.

14h30 PAINEL A Cop26 e as Perspectivas para o Transporte Comitê Sustentabilidade. Convidados: Margarete Gandini, coordenadora geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia – Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade; Oswaldo Lucon, assessor em Mudanças Climáticas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Roberto Schaeffer, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mediador: Camilo Adas, presidente do Conselho SAE BRASIL.

16h15 PAINEL Transformação Digital e as Inovações Brasileiras focadas na mobilidade e no individuo Casos Reais – Comitê Transformação Digital. Convidados: Cileneu Nunes, CEO Upaya Desenvolvimento Corporativo; Fabio Rabelo, head de Digitalização & Novos Modelos de Negócio Região América do Sul da Volkswagen do Brasil; Jorge Gripp, diretor de Tecnologia da Autaza; Sandro Trentin, diretor-superintendente Divisão Montadora da Randon S/A – Implementos e Participações. Mediador: Ricardo Yogui, mentor SAE BRASIL e Conselheiro Yogui.

18h PAINEL ESG e suas contribuições para o Ecossistema de Mobilidade brasileiro. Painel Engenheiros-chefes. Convidadas: Silvia Barcik, head of New Mobility e Diretora de Mobilidade ABVE; Marina Willisch, VP Government Relations, Communications & Sustainability General Motors; Marcia Loureiro, Energy Business Engineer – Engenharia, Automação, Energias Renováveis, Mobilidade Elétrica e Design na Vibra Energia. Mediador: Ricardo Bacellar, sócio fundador na Bacellar Advisory Boards – Automotive & Mobility.