;
Portuguese English Spanish

A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira: Saiba mais sobre a SAE BRASIL

15 de jun

A SAE BRASIL é uma entidade com mais de 30 anos de história. Ao longo dessas três décadas vem atuando no território nacional, na criação e disseminação do conhecimento sobre a mobilidade.

A instituição reúne cerca de quatro mil associados e 800 voluntários que têm em comum o desejo insaciável de ver o Brasil como referência em tecnologia e independente no campo do conhecimento.

São profissionais e estudantes amplamente capacitados, de diversas empresas e escolas que atuam com motivação e protagonismo para o desenvolvimento do conteúdo nacional

A SAE BRASIL promove anualmente dezenas de eventos, entre simpósios, fóruns, colóquios, palestras e congressos focados em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. Todo ano, mais de 15 mil pessoas participam das ações promovidas pela associação.

Como se estruturou a matriz de conhecimento da SAE BRASIL?

A SAE BRASIL estrutura sua criação de capital intelectual através de sua Matriz de Conhecimento.  Para isso, conta com Mentorias de Tecnologia, que contribuem diariamente nas inúmeras ações promovidas pela associação. 

Idealizado por  Ricardo Simões de Abreu, o conceito de Mentoria se inspira nas “tradições indígenas em que os mais experientes contam suas histórias aos que as desejam conhecer, transmitindo a tradição da tribo de geração em geração”. Desse modo, buscamos a consolidação dos conhecimentos desenvolvidos, numa construção coletiva, onde todos têm voz.

A Matriz de Conhecimento da SAE BRASIL se desenvolveu a partir de 2019, graças ao trabalho de um grupo criativo que, sob a coordenação do Conselheiro em Tecnologia, organizava os mentores sob cinco temas centrais: Trem de Força do Futuro, Conectividade, Pesquisa e Desenvolvimento, Futuro da Manufatura, Pesquisa e Modais de Transporte. Assim,  passou-se a estruturar as Mentorias como núcleos de criação e disseminação do conhecimento da SAE BRASIL.

O processo se organiza de forma semelhante ao entendimento de “solidariedade orgânica” proposto pelo sociólogo Émile Durkheim, que compreendeu a sociedade moderna ou industrial em toda a sua complexidade, verificando que o fator de coesão social é a interdependência entre os indivíduos que, por sua vez, são diferentes entre si.

Colmeia das Mentorias

Atualmente, a SAE BRASIL tem uma Colmeia das Mentorias. Há representantes para cada núcleo de conhecimento. A inter-relação e a interação entre eles é constante, gerando resultados surpreendentes.

A matriz de conhecimento da SAE BRASIL está ligada ao planejamento estratégico da entidade. Já o produto gerado em forma de conhecimento está em processo de implementação e permitirá que, ao longo do tempo, todos os pontos possam ser consolidados sem se perder.

Hoje, as Mentorias se organizam em três grupos essenciais: práticas de governança socioambiental, diferentes fontes energéticas e modos de transporte. A Mentoria Intermodal faz integração de todos os modos de transporte.

Ao longo do tempo, produzimos um arcabouço de conhecimento relevante e sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito, muitos saberes a serem gerados e, principalmente, a serem aplicados para a transformação social. A SAE BRASIL é a casa do conhecimento da mobilidade brasileira e está aberta à participação de todos.

Seja nosso associado

Faça parte da maior associação voltada à mobilidade urbana internacional!

Clique aqui e conheça nossos planos. Em caso de dúvidas, entre em contato através do número (11) 98202-6512 ou pelo site www.saebrasil.org.br