Portuguese English Spanish

SAE BRASIL lança Observatório que pesquisará a mobilidade em 24 estados TESTE

8 de set

Durante 10 meses observadores pesquisarão a mobilidade humana fora dos grandes centros urbanos

A SAE BRASIL, que em 2021 completa 30 anos de criação e disseminação do conhecimento sobre mobilidade, começa neste mês de setembro mais um projeto inovador, o Observatório da Mobilidade, atrelado à mobilidade humana. Em uma Sprinter 416 CDI, Mercedes-Benz, transformada pela Eco X em motorhome, os empreendedores e voluntários Ariane Marques e Tobias Hückeholfen irão percorrer os destinos mais restritos do Brasil e contribuir para o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro dos grandes centros urbanos. Ao todo serão 10 meses de pesquisa, por mais de 40 cidades, 24 estados e quase 30 mil km pelo País.

Apaixonada pelo setor automotivo e graduada em química, Ariane será a principal motorista, enquanto o alemão Tobias, cativado pela cultura brasileira, fará a captação das imagens. Toda a trajetória estará disponível nas redes sociais e no site da SAE BRASIL.

Ariane e Tobias contam que têm participado de eventos sobre as tecnologias do futuro da mobilidade e percebem que, em suas viagens, a realidade está distante para grande parte da população brasileira. “Quase 100 milhões de brasileiros vivem em pequenos municípios, sem transporte público, conectividade e com infraestrutura básica. A mobilidade é um importante driver para desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança. A falta de informações sobre mobilidade nas regiões remotas nos provocou a criar o projeto”, explicam.

Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL, explica que o projeto nasce do questionamento se o futuro dos avanços tecnológicos e sociais da mobilidade é para todos. “A inquietude que essa reflexão gera ressoa na SAE BRASIL de forma especial. Precisamos criar estratégias de mobilidade atentas à realidade da população mais distante e dos mercados, somente assim podemos desenhar um futuro inclusivo e realista”, afirma o engenheiro. 

Durante a jornada, os observadores irão levantar informações para verificar como a mobilidade está estruturada nascidades que serão visitadas. Analisarão questões, como principais modais de transportes utilizados, integração entre os modais, existência de plano da mobilidade e incentivos a energias renováveis, além da percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

Todo o material será compilado em um e-Book e as observações serão direcionadas e discutidas tecnicamentepela SAE BRASIL, por meiode grupos formados por profissionais numa abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia), com amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

Com o mapeamento e organização das informações sobre a mobilidade humana no Brasil em diferentes formatos, o projeto permitirá tornar este conhecimento acessível para que as instituições públicas e privadas possam viabilizar soluções para o País.

Os primeiros estados a serem percorridos serão São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em todo o trajeto, com o veículo Sprinter, Ariane e Tobias contarão com todo o suporte da rede de concessionários em todo o Brasil.

“A questão da mobilidade está presente no nosso dia a dia e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante para o Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars& Vans Brasil.

Detalhes do projeto (https://saebrasil.org.br/observatorio/)

YouTube (https://www.youtube.com/user/canalsaebrasil)

Instagram (@observatoriodamobilidade)

O Projeto Observatório da Mobilidade SAE BRASIL tem, ainda, o patrocínio da Basf, Sascar, Baterias Moura e Marcopolo.que acreditam que é preciso conhecer as particularidades do mercado brasileiro para oferecer soluções locais para as demandas de mobilidade.

Sobre a SAE BRASIL

É uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

Mais informações estão disponíveis no site https://saebrasil.org.br/

Sprinter Truck e furgões Mercedes-Benz são ideais para transformação em motorhome

Com grande variedade de versões e capacidades volumétricas, os veículos Sprinter Truck e os furgões da marca são amplamente recomendados para a transformação em motorhome. Na linha 2021/2022, há um pacote exclusivo para este segmento voltado para o Sprinter Furgão de 4,1 toneladas que oferece itens como ar-condicionado frontal, sistema multimídia MBUX, volante multifuncional, piloto automático, câmera de ré superior, banco individual do acompanhante e rodas em liga leve, propiciando a melhor experiência a bordo ao usuário. Além disso, com o implemento e registro de motorhome, não ultrapassando a 6.000 quilos de peso bruto total, o condutor pode dirigir a Sprinter com a categoria B.

Sobre a Eco X – Adaptações e Transformações de Veículos

Empresa fundada em 2013 e especializada em transformações de veículos para unidades móveis, com knowhow no desenvolvimento de soluções e projetos operacionais, situada em um parque industrial de 10.000m², contando com mais de 40 colaboradores diretos. Além disso, a marca investe constantemente em tecnologia, o que contribuiu para que a Eco X se tornasse em uma empresa no setor de adaptações, transformações de veículos com homologações e certificações de montadoras para produção de veículos com garantia de fábrica e capacidade produtiva de 1200 unidades por ano.

Mais informações estão disponíveis no site https://www.ecoxunidademovel.com.br/,

no Facebookhttps://www.facebook.com/ecoxunidadesmoveis e

no Instagram https://www.instagram.com/ecox_unidades_moveis/