27 de abr
Tecnologias de propulsão a hidrogênio, células, veículos elétricos a hidrogênio e elétricos a etanol são destaques do simpósio online, 28 de abril, das 9 às 15h30
São Paulo, abril de 2022 – Alto conteúdo técnico sobre tecnologias a célula a combustível, veículos movidos a célula a combustível comercializados no mundo e seu desenvolvimento no Brasil, inovação em sistemas de propulsão híbridos e combustíveis alternativos, e como o hidrogênio pode abastecer motores a combustão são alguns dos temas da pauta do Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol, nesta quinta-feira 28 de abril, com acesso online.
“Todos os países desenvolvidos já definiram estratégias de descarbonização da mobilidade pelo do uso do Hidrogênio Verde. A SAE BRASIL abraçou essa tendência e foi a primeira a criar um Programa Estudantil com veículos movidos a célula a combustível hidrogênio e inova mais uma vez com o Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol”, destaca Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.
Monica Saraiva Panik, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL e coordenadora do simpósio, defende a necessidade urgente da discussão de alternativas para limitar o aquecimento global e evitar impactos climáticos severos que alavancaram uma onda global de descarbonização com substituição gradual de combustíveis fósseis por combustíveis a partir de energia renovável e biocombustíveis. “No Brasil, a eletrificação parece enfrentar concorrência com os biocombustíveis, mas o hidrogênio pode combinar as duas rotas”, diz Monica. Para ela o sonho brasileiro de ter um veículo elétrico a hidrogênio movido a etanol pode virar realidade, daí a importância do debate sobre como seria esse sistema.
O Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol apresentará casos em que se destacam os desafios para a engenharia automotiva, com três estudos para um caminhão a hidrogênio elétrico-etanol, além outros casos para aplicação do hidrogênio na mobilidade brasileira.
Fecha a programação mesa-redonda com os membros da mentoria da Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL e outros especialistas dos setores automotivo, de biocombustível, elétrico e hidrogênio, atuantes em instituições públicas e privadas, incluindo indústria, agências regulatórias e academia.
Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol
28 de abril de 2022 – Online, das 9h às 15h30
Inscrições gratuitas https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2312
PROGRAMAÇÃO
9h – Introdução – Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL
9h10 – Programa Combustível do Futuro – Pietro Mendes, secretário-adjunto da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME (Ministério de Minas e Energia);
9h20 – Motivação – Monica Saraiva Panik, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL
9h30 – TECNOLOGIAS DE PROPULSÃO A HIDROGÊNIO
Case 1 Célula PEM (Proton Exchange Membrane)- Silvano Pozzi, diretor de Gerenciamento de Linha de Produto e Estratégia de Produto da Ballard;
Case 2 Célula SOFC (Solid Oxide Fuel Cell)- Fábio Coral Fonseca, gerente do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares);
Case 3 Uso do H2 em Motores a Combustão – Maurílio Cassiani, gerente de Desenvolvimento de Calibração de Motores da AVL South America.
10h15 – VEÍCULO ELÉTRICO A HIDROGÊNIO
Case 1 Roland Dold, gerente sênior na Daimler AG Truck;
Case 2 Gustavo Noronha, gerente de Certificação de Veículos e Assuntos Regulatórios da Toyota do Brasil.
10h45 – VEÍCULO ELÉTRICO A ETANOL
Case 1 Ricardo Abe, gerente de Engenharia de Produtos Sênior da Nissan
Case 2 André Trintini, gerente de Certificação de Veículos e Assuntos Regulatórios da Volkswagen.
11h15 – NACIONALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
Case 1 Ônibus Brasileiro a Hidrogênio – Sidney Gonçalves, sócio da Trendtech Engenharia;
Case 2 Programa MIT do Ministério da Economia – Erwin Franieck, diretor-presidente SAE4Mobility
11h45/ 13h PAUSA
13h Propostas técnicas para o CAMINHÃO A HIDROGÊNIO ELÉTRICO ETANOL:
Rota inspiradora – Daniel Bueno Lima (Embraer)
H2 Truck Design – Ronaldo Lopes (Daimler Truck)
H2 Truck PEM – Silvano Pozzi (Ballard)
Implementação de reformadores de etanol estacionários em postos de combustível – Daniel Lopes (Hytron)
Reformador embarcado é possível? – Sidney Gonçalves (Trendtech)
Motor de caminhão com célula SOFC é possível? – Eustáquio Sirolli (Foton Motors)
14:30 – 15:30 MESA REDONDA – Moderadora: Monica Saraiva Panik. Com Camilo Adas (SAE BRASIL), Pietro Mendes (MME), Silvano Pozzi (Ballard), Fábio Coral (IPEN), Maurílio Cassiani (AVL), Roland Dold (Daimler Truck), Gustavo Noronha (Toyota), Ricardo Abe (Nissan), André Trintini (Volkswagen), Sidney Gonçalves (Trendtech), Erwin Franieck (SAE BRASIL), Daniel Lima (Embraer), Ronaldo Lopes (Daimler Truck), Daniel Lopes (Hytron), Eustáquio Sirolli (Foton Motors), Plínio Nastari (Datagro), Daniel Spinelli (Daimler Truck), Henry Joseph Jr (Anfavea), Gerhard Ett (FEI).
15:30 – ENCERRAMENTO