;
Portuguese English Spanish

Simpósio SAE BRASIL Mobilidade Sustentável debate tendências da eletromobilidade urbana brasileira

10 de nov

Simpósio será realizado dia 11 de novembro, das 17 às 19h, em formato digital

Bahia Tendências da Eletromobilidade Urbana é o tema do Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Sustentável, que neste 4º ano de realização apresentará três painéis focados nas áreas de infraestrutura, transporte urbano e tecnologia, além de mesa redonda.

Organizado pela SAE BRASIL Seção Regional Bahia, o simpósio reunirá especialistas de geração e distribuição de energia elétrica, instalações de estações de carregamento de energia, corredores verdes, inovação tecnológica no transporte urbano, tecnologias de propulsores a célula a combustível e cidade zero carbono, entre outros temas da eletromobilidade.

Paulo Oliveira, diretor da Seção Regional Bahia e gerente de Powertrain da Ford Motor Company no Brasil, destaca a relevância do debate para o desenvolvimento da eletromobilidade sustentável. “Este é o momento de intensificar também a discussão sobre as principais tendências para a eletromobilidade urbana brasileira, avaliar nossa capacidade energética, traçar necessidades de infraestrutura para dar suporte às novas demandas e transformar nossas metrópoles em cidades verdes”, afirma.

Painéis – No primeiro painel, dedicado à Infraestrutura, Jose Antonio de Souza Brito, gerente de P&D da Neoenergia (controlada pelo grupo espanhol Iberdrola) apresentará o Setor elétrico no cenário da mobilidade sustentável. Na sequência Wilson Morais, gerente de EV Charging Infrastructure na ABB Brasil, traz os Desafios para instalação de estações de carregamento nas cidades.Thomaz Prado, engenheiro de P&D no SENAI CIMATEC (Salvador-BA) encerra o painel com a apresentação do case Corredor Verde.

O segundo painel, Transporte Urbano, abrirá com Aliandro Ribeiro, gerente de Operação na SkyRail Bahia, concessionária responsável pela implantação, operação e manutenção do VLT (Veículo Leve de Transporte) 100% elétrico do subúrbio de Salvador, que abordará o tema Inovação tecnológica na Mobilidade Urbana para uma vida melhor. Henrique Miranda, gerente senior de produto na BMW, fecha o painel com tendências de produto – automóveis.

No último painel, Tecnologia, Eugenio Coelho, diretor de Engenharia de Powertrain na AVL falará sobre Célula de combustível. Em seguida Luciano Driemeier, gerente de Mobility & New Business da Ford Motor Company falará sobre Mobilidade e tecnologia, e Ivan Euler, diretor da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (SECIS) encerrará o painel com a apresentação do Programa Cidade Zero Carbono.

Luiz Zamorano, gerente de Engenharia do Produto Ford Motor Company, será o moderador da Mesa Redonda, que reunirá os palestrantes e encerrará o simpósio.

Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Sustentável – Digital

Tema: Tendências da Eletromobilidade Urbana

11 de novembro de 2021, das 17 às 19h

Realização Seção Regional Bahia

Patrocínio BMW Brasil, BYD, Ford, Sodecia e UFI Filters

Inscrições gratuitas acesse https://saebrasil.org.br/eventos/simposio-sae-brasil-de-mobilidade-sustentavel-2021-secao-bahia/

PROGRAMAÇÃO

Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Sustentável 

17h ABERTURA, por Paulo Oliveira, diretor da Seção Regional Bahia

PAINEL Infraestrutura

Palestras

17h15 O Setor Elétrico no cenário da mobilidade sustentável – Cases de projetos, por Jose Antonio de Souza Brito, gerente de P&D da Neoenergia;

17h25 Desafios para instalação de estações de carregamento nas cidades – Padronizações, por Wilson Morais, EV Charging Infrastructure Manager ABB

17h35 Case corredor verde, por Thomaz Prado, Research And Development Engineer SENAI CIMATEC

PAINEL Transporte Urbano

Palestras

17h50 Inovação tecnológica na Mobilidade Urbana para uma vida melhor, por Aliandro Ribeiro, Operation and Stock Manager na SkyRail Brasil;

18h Visão Automotiva/perspectiva, por Henrique Miranda, Head de Produto LATAM na BMW do Brasil. Henrique Miranda, gerente senior de produto na BMW, fecha o painel com tendências de produto – automóveis

PAINEL Tecnologia

Palestras

18h10 Célula de combustível,por Eugenio Coelho, Powertrain Engineering Director na AVL

18h20 Mobilidade e tecnologia,por Luciano Driemeier, Mobility & New Businesses Manager Ford Motor Company

18h30 Programa Cidade Zero Carbono, por Ivan Euler, diretor da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Inovação e Resiliência de Salvador (SECIS)

18h40 – Mesa Redonda – Moderador:Luiz Zamorano, gerente de Engenharia do Produto Ford Motor Company. Convidados: Jose Antonio de Souza Brito, gerente de P&D da Neoenergia; Wilson Morais, EV Charging Infrastructure Manager ABB;

Thomaz Prado, Research And Development Engineer SENAI CIMATEC; Aliandro Ribeiro, Operation and Stock Manager na SkyRail Brasil; Henrique Miranda, Head de Produto LATAM na BMW do Brasil; Eugenio Coelho, Powertrain Engineering Director na AVL; Luciano Driemeier, Mobility & New Businesses Manager Ford Motor Company; Ivan Euler, diretor da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Inovação e Resiliência de Salvador (SECIS).

19h – ENCERRAMENTO