;
25 de maio
Por: Samantha Uehara e
Fernando de Oliveira Júnior
Vivemos num mundo em transformação, um período de transição da mobilidade. Sim, transição, pois não esperamos uma mudança brusca do powertrain “clássico” para o eletrificado. Devemos considerar o tamanho e idade da frota de veículos nacionais, a distribuição de energia e a matriz energética do país.
Mas, como saber o que está por vir? No 19º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain as comissões de Motores Otto e Transmissões trabalharam num programa para discutir como será essa transição no Brasil.
Vamos debater com especialistas, pesquisadores da indústria e da academia, palestrantes nacionais e internacionais, quais são as novas tecnologias que deverão entrar para atender às novas legislações e principalmente para colaborar com a consciência ambiental e descarbonização da mobilidade.
Devemos desdobrar as tecnologias desenvolvidas no exterior ou procurar soluções que melhor se adaptem às condições do Brasil? Para reduzir a emissão de poluentes devemos considerar todo o ciclo de vida da cadeia, desde a produção do veículo, obtenção do combustível até a sua utilização e descarte. Não podemos considerar apenas o conteúdo do tanque às rodas. Podemos dizer que temos uma matriz energética diferenciada, com fontes renováveis de energia, possuímos centros de pesquisa e profissionais preparados para desenvolver tecnologias que se adequam às condições de mercado e aos consumidores locais.
Neste contexto procuramos mostrar o que ainda é possível obter de eficiência energética, redução de atrito, redução de consumo de combustível, através de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de sistemas, dos componentes de transmissões, motores Otto e lubrificantes atuais. Também vamos conhecer algumas soluções no caminho para a eletrificação através da utilização de biocombustíveis.
Esses e outros assuntos serão debatidos no 19º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, que reunirá profissionais de renome no mercado em duas manhãs de evento virtual. As Comissões de Motores Otto e de Transmissões convidam toda a comunidade de engenharia da mobilidade para participar nos dias 29 e 30 de junho das 8h30 às 13h.