;
Portuguese English Spanish

4 programas estudantis da SAE BRASIL para participar

19 de jan

Aplicar conhecimentos técnicos aprendidos em sala de aula em projetos práticos é de extrema importância para a trajetória profissional. É pensando nisso que oferecemos diferentes programas estudantis aqui na SAE BRASIL.

Os programas estudantis são competições de diversas categorias, que permitem que o estudante aplique na prática tudo o que aprende em sala de aula. A ideia é que o estudante vivencie todas as etapas de um projeto real.

Dessa forma, estimulamos os participantes a buscarem soluções criativas e desenvolverem o espírito de trabalho em equipe. 

Os programas mobilizam anualmente cerca de 2.800 estudantes das principais universidades de engenharia e ensino médio, configurando-se como verdadeiros campos de provas para os futuros engenheiros. 

As provas nacionais e internacionais integram-se à experiência acadêmica e prática dos jovens, estimuladas por professores, orientadores e profissionais da área e possibilitam aos participantes uma proximidade com o mercado de trabalho do qual em breve farão parte.

Continue lendo para saber mais sobre alguns dos principais programas estudantis da SAE BRASIL.

  1. Competição AeroDesign

A Competição AeroDesign foi realizada inicialmente em 1986 pela SAE Internacional. A primeira edição no Brasil aconteceu em 1999, e desde então se concretizou como um encontro para difundir técnicas e conhecimentos da engenharia aeronáutica – e um espaço para que os estudantes vivenciem um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. 

Em 2022, aconteceu a 24ª Competição SAE BRASIL de AeroDesign, na cidade de São José dos Campos.

Foram 94 equipes formadas por mais de 1300 alunos, que aplicaram na prática conhecimentos da engenharia aeronáutica, através do trabalho em equipe.

  1. Competição Baja

A competição Baja é uma das mais tradicionais na área dos programas estudantis. Ela acontece em três diferentes regiões do país, Sul, Sudeste e Nordeste, e a etapa Nacional reunindo todas as regiões anualmente. O vencedor da etapa nacional tem a oportunidade de competir na etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

O programa oferece a oportunidade para equipes elaborarem um veículo off road, passando por sua concepção, projeto detalhado, construção até chegar nos testes. É uma chance única para aplicar, de forma prática, conhecimentos estudados em sala de aula.

Em 2022, depois de dois anos parados por conta da pandemia, retornamos com o programa inovador. O evento aconteceu nos municípios de Salvador, Caxias do Sul e Piracicaba.

  1. SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge

Nosso programa estudantil mais recente é o Ballard Student H2 Challenge. Ele teve início em 2022, se unindo a outras iniciativas que visam treinar e capacitar estudantes para o mercado de trabalho, de acordo com assuntos e temáticas relevantes no cenário atual.

A competição é voltada para estudantes de engenharia e trata sobre a construção de veículos a base de hidrogênio, envolvendo todo o ciclo de desenvolvimento do produto: desde a concepção até a estratégia final. 

Times de diferentes universidades podem se inscrever e trabalhar em cima de veículos Baja e Fórmula SAE com a colaboração de engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.

O objetivo é a criação de uma competição inovadora a respeito de tecnologias não poluentes (no caso, o hidrogênio) e treinar estudantes para entrarem no mercado de forma mais capacitada e prontos para enfrentarem desafios.

  1. Fórmula SAE BRASIL

A competição Fórmula SAE BRASIL, assim como as outras provas promovidas pela entidade, tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. 

Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL está a caminho da sua 18ª edição. Em 2019 envolveu mais de 1400 inscritos  número que cresce significativamente a cada ano. As equipes melhores classificadas ganham o direito de representar o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA.

Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing. Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. 

Você já conhecia nossas iniciativas? Acesse o nosso site para saber mais e ficar de olho nas novidades!