Page 12 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Desenvolvendo Carros Autônomos
por Meio de Simulações e Testes
Seriam necessários 100 anos para validar um único sistema
de direção autônomo, caso dependêssemos somente de testes
físicos nas ruas e demais vias Luca Castignani e Thiago Sonoda*
Condução autônoma está cada vez mais próxima
da realidade. Milhares de veículos autônomos es- de milhas”. Quantas milhas de testes já foram
tão sendo testados em ruas públicas diariamen- realizadas até hoje? A Waymo, líder em testes
te por empresas como Waymo, Cruise, Uber e físicos de veículos autônomos, tem acumulado
Tesla. Algumas dessas empresas têm acumulado surpreendentes 9 milhões de milhas nos últimos
milhões de quilômetros de testes em rodovias, 9 anos. Todavia, mesmo se aumentarmos o es-
aprimorando e validando o “cérebro” autônomo, forço em 10 vezes, ainda seriam necessários 100
com esperança de que em um futuro próximo, a anos para validar um único sistema de direção
automação total se torne uma realidade. autônomo, caso dependêssemos somente de tes-
tes nas ruas e demais vias.
Qual é o papel da simulação Quando se analisa apenas algumas dezenas
no desenvolvimento de cenários, o processo é facilmente realizado
de Veículos Autônomos? com testes físicos. No entanto, para garantir a
Hoje em dia, todos nós sabemos o papel dos segurança nos veículos autônomos, o número
testes físicos para o desenvolvimento de veícu- de condições que devem ser analisadas cresce na
los autônomos, e que a indústria está investindo casa dos milhões, não sendo possível resolvê-los
uma fortuna nessa área. Em média, um veículo sem simulação virtual. Por exemplo: como ana-
totalmente instrumentado custa mais de meio lisar o comportamento do veículo se a prefeitu-
milhão de dólares, sendo que uma frota de 20 ra decidir pintar todas as placas de amarelo ao
veículos representaria um investimento de 10 invés de branco? E se as árvores plantadas hoje
a 12 milhões de dólares para realizar os testes crescem ao ponto de obstruir a visão do moto-
em veículos autônomos. No entanto, somente os rista em identificar um pedestre?
Figura 1. testes físicos são realmente o suficiente para se Com a simulação, também é possível criar
Plataforma de alcançar o nível 5 de automação? cenários peculiares. Pense em trabalhadores car-
teste de veículos Para responder a essa pergunta, primeiro regando um enorme espelho enquanto atraves-
autônomos
desenvolvida pela precisamos entender: quantos quilômetros de sam a rua, ou em crianças vestidas com fantasias
AutonomouStuff, testes são necessários para desenvolver um sis- de Halloween andando na rua. Estes tipos de
Parte do tema de direção autônomo? Um número usu- cenários normalmente não são levados em con-
Grupo Hexagon almente aceito entre as empresas é “um bilhão sideração, no entanto são realidades.
Como a simulação de veículos
autônomos é diferente da
simulação de veículos tradicionais?
A engenharia assistida por computador (CAE)
tem sido uma ferramenta de confiança alavan-
cada pela indústria automobilística por dezenas
de anos. Desde análise de dirigibilidade e ma-
nobrabilidade, conforto, NVH, durabilidade,
aerodinâmica, validação de sistemas de controle,
até simulação de processos de manufatura e ma-
12 abril/maio/junho