Page 9 - Revista EAA - Edição 82
P. 9
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ESPECIAL
tilt. Dos sensores que medem distância, este é o Velocidade
mais preciso. E, também, o mais caro. Aviso/Alerta configurada Velocidade
pelo usuário imposta
Câmeras Acidentes fatais 5% de redução 21% de redução 46% de redução
Fundamental para alguns sistemas mais sofistica- Acidentes com
dos como Lane Keeping Assist, pois fornece des- ferimentos graves 3% de redução 14% de redução 34% de redução
de a detecção de alguns objetos até a equação que
descreve os limites da faixa de rolagem. A versão mortes em colisões está entre 40% e 65%. Esta Tabela1. Efetividade
estéreo, porém, será ainda mais importante pois taxa é ainda maior quando o uso do cinto de do sistema ISA
também fornecerá medidas de distância longi- segurança está associado à existência de dispo-
tudinal de objetos. Este tipo de câmera imita o sitivo de airbag.
sistema de visão humano e permite criar imagens Um estudo sueco analisou o uso do cinto
com informações de distância dos objetos. de segurança em carros com ou sem SBR e,
também, os diferentes tipos de aviso sonoro/
Sensor de geolocalização visual. Notou-se que, quanto mais avançado o
Popularmente chamado de GPS, este sensor é sistema de alerta, maior é a adoção do cinto de
responsável por receber informações de posicio- segurança (99%). A ausência de tal sistema tem
namento global vindas de satélites. Os sistemas sua contrapartida: menor frequência de uso do
mais conhecidos são o GPS (EUA), GLO- cinto de segurança (82%). Há, ainda, um grupo
NASS (Rússia), Compass (China) e Galileo que se nega a usar o cinto de segurança. Para
(Europeu). Sua precisão é da ordem de 3 me- eles, um sistema que bloqueie o veículo seria
tros, mas com auxílio de técnicas de correção ela mais efetivo.
pode alcançar poucos centímetros.
Electronic Stability Control (ESC)
Sistemas ADAS Com É um sistema de segurança ativo presente
Efetividade Conhecida em carros, ônibus e caminhões. Este sistema
Intelligent Speed Adaptation (ISA) atua juntamente com o ABS evitando derra-
É um sistema que adverte e desencoraja moto- pagens e a perda de controle do veículo. Ao
ristas que infringem limites de velocidade. Este controlar a frenagem de forma independen-
sistema emite um alerta e pode, inclusive, limitar te nas quatro rodas ele traz o veículo à sua
a velocidade. condição de estabilidade sempre que há uma
A velocidade é um dos fatores de risco asso- tendência de derrapagem.
ciado a acidentes e sua severidade. Portanto, Este é, sem dúvida, o sistema que mais
controlar a velocidade é um dos mais efetivos tem reduzido o número de acidentes fatais no
modos de intervenção. Uma regra aceita é que, mundo. Um estudo sueco aponta uma redução
para cada 1% de aumento na velocidade média, de 32% a 38% nos acidentes em pistas molha-
o fator de risco de acidentes fatais aumenta 4% das e com neve, respectivamente. No Japão, a
e o fator de risco de acidentes com ferimentos queda nos acidentes foi estimada entre 30%
graves aumenta 3%. Já uma diminuição de 5% e 35%. Já na Alemanha um estudo apontou
na velocidade média reduz o número de mortes uma redução em acidente por perda de con-
em 30%! trole de 21% para 12%. Enquanto isso, uma
Os benefícios deste sistema são mais notáveis pesquisa no Reino Unido aponta uma redução
em ambientes urbanos. A efetividade também de 25%. Nos EUA, notou-se uma redução de
está relacionada ao grau de restrição do modo de 32% nos acidentes envolvendo múltiplos veí-
uso: informativo, alerta ou redução de velocidade. culos e mais de 40% nos acidentes com apenas
um veículo, sendo 56% a redução nas mortes.
Seat Belt Reminders (SBR) A Fundação FIA estimou em 2007 que ao se
É um sistema que emite alertas sonoro e visual equipar os veículos com o sistema ESC seriam
sobre o não uso do cinto de segurança. salvas 500 vidas e 2500 ferimentos graves por
A efetividade de o cinto de segurança evitar ano na União Europeia!
abril/maio/junho 9