Page 9 - Revista EAA - Edição 82
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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL    ESPECIAL



           tilt. Dos sensores que medem distância, este é o                       Velocidade
           mais preciso. E, também, o mais caro.                    Aviso/Alerta  configurada    Velocidade
                                                                                  pelo usuário   imposta
           Câmeras                                  Acidentes fatais  5% de redução  21% de redução 46% de redução

           Fundamental para alguns sistemas mais sofistica-  Acidentes com
           dos como Lane Keeping Assist, pois fornece des-  ferimentos graves  3% de redução  14% de redução 34% de redução
           de a detecção de alguns objetos até a equação que
           descreve os limites da faixa de rolagem. A versão  mortes em colisões está entre 40% e 65%. Esta  Tabela1. Efetividade
           estéreo, porém, será ainda mais importante pois  taxa é ainda maior quando o uso do cinto de  do sistema ISA

           também fornecerá medidas de distância longi-  segurança está associado à existência de dispo-
           tudinal de objetos. Este tipo de câmera imita o  sitivo de airbag.
           sistema de visão humano e permite criar imagens   Um estudo sueco analisou o uso do cinto
           com informações de distância dos objetos.  de segurança em carros com ou sem SBR e,
                                                    também, os diferentes tipos de aviso sonoro/
           Sensor de geolocalização                 visual. Notou-se que, quanto mais avançado o
           Popularmente chamado de GPS, este sensor é  sistema de alerta, maior é a adoção do cinto de
           responsável por receber informações de posicio-  segurança (99%). A ausência de tal sistema tem
           namento global vindas de satélites. Os sistemas  sua contrapartida: menor frequência de uso do
           mais conhecidos são o GPS (EUA), GLO-    cinto de segurança (82%). Há, ainda, um grupo
           NASS (Rússia), Compass (China) e Galileo  que se nega a usar o cinto de segurança. Para
           (Europeu). Sua precisão é da ordem de 3 me-  eles, um sistema que bloqueie o veículo seria
           tros, mas com auxílio de técnicas de correção ela  mais efetivo.
           pode alcançar poucos centímetros.
                                                    Electronic Stability Control (ESC)
           Sistemas ADAS Com                        É um sistema de segurança ativo presente
           Efetividade Conhecida                    em carros, ônibus e caminhões. Este sistema
           Intelligent Speed Adaptation (ISA)       atua juntamente com o ABS evitando derra-
           É um sistema que adverte e desencoraja moto-  pagens e a perda de controle do veículo. Ao
           ristas que infringem limites de velocidade. Este  controlar a frenagem de forma independen-
           sistema emite um alerta e pode, inclusive, limitar  te nas quatro rodas ele traz o veículo à sua
           a velocidade.                            condição de estabilidade sempre que há uma
             A velocidade é um dos fatores de risco asso-  tendência de derrapagem.
           ciado a acidentes e sua severidade.   Portanto,   Este é, sem dúvida, o sistema que mais
           controlar a velocidade é um dos mais efetivos  tem reduzido o número de acidentes fatais no
           modos de intervenção. Uma regra aceita é que,  mundo. Um estudo sueco aponta uma redução
           para cada 1% de aumento na velocidade média,  de 32% a 38% nos acidentes em pistas molha-
           o fator de risco de acidentes fatais aumenta 4%  das e com neve, respectivamente. No Japão, a
           e o fator de risco de acidentes com ferimentos  queda nos acidentes foi estimada entre 30%
           graves aumenta 3%. Já uma diminuição de 5%  e 35%. Já na Alemanha um estudo apontou
           na velocidade média reduz o número de mortes  uma redução em acidente por perda de con-
           em 30%!                                  trole de 21% para 12%. Enquanto isso, uma
             Os benefícios deste sistema são mais notáveis  pesquisa no Reino Unido aponta uma redução
           em ambientes urbanos. A efetividade também  de 25%. Nos EUA, notou-se uma redução de
           está relacionada ao grau de restrição do modo de  32% nos acidentes envolvendo múltiplos veí-
           uso: informativo, alerta ou redução de velocidade.  culos e mais de 40% nos acidentes com apenas
                                                    um veículo, sendo 56% a redução nas mortes.
           Seat Belt Reminders (SBR)                A Fundação FIA estimou em 2007 que ao se
           É um sistema que emite alertas sonoro e visual  equipar os veículos com o sistema ESC seriam
           sobre o não uso do cinto de segurança.   salvas 500 vidas e 2500 ferimentos graves por
             A efetividade de o cinto de segurança evitar  ano na União Europeia!

           abril/maio/junho                                                                                   9
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