Page 10 - Revista EAA - Edição 81
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ROTA 2030            CAPA                                                         ESPECIAL



                              a uma menor temperatura no final da com-  possa prosseguir para dentro da câmara de
                              bustão, o que gera redução nas emissões de  combustão principal. Esse conceito já é apli-
                              NOx já que alta temperatura e pressão são  cado a muitos anos em motores ciclo Otto
                              necessários dentro da câmara de combustão  movidos a gás.
                              para que o nitrogênio reaja com o oxigênio.   A principal vantagem do uso da pré-câ-
                              Cabe lembrar que o NOx é composto de vá-  mara é a rápida liberação de calor (duração
                              rias emissões baseadas em nitrogênio, entre-  da combustão reduzido) e a orientação das
                              tanto  aproximadamente 98%  dele (NOx)  é  frentes de chama da combustão para as partes
                              composto de óxido nítrico (NO).          mais externas da câmara (de combustão). Os
                                A condição de redução do tempo de ad-  dois efeitos combinados (rápida liberação e
                              missão é necessária para que haja o aumento  orientação das frentes de chama) contribuem
                              da densidade do ar de admissão (através do  para a redução da tendência à detonação.
                              aumento de pressão de admissão) para evi-  Ainda, devido a esse efeito a combustão pode
                              tar-se a redução do desempenho do motor.  ser adiantada, o que reduz a temperatura do
                              Em motores  downsized  que operam perto  gás de escapamento (redução da necessidade
                              do limite do compressor (perto da área de  de enriquecimento da mistura) e a combus-
                              surge) deve-se aumentar a vazão de ar antes  tão passar a ocorrer mais próxima do ponto
                              de  aumentar  a  relação  de  pressão  e  em  al-  de máxima eficiência.
                              tas rotações perto do limite de choke. Outro   A Figura 3 mostra o  MFB50% para di-
                              ponto negativo é a diminuição da eficiência  ferentes cargas (BMEP) a 2.000 rpm num
                              do compressor com o aumento da razão de  motor monocilindro utilizado para esse es-
                              compressão do ar de admissão.            tudo. É possível também observar o grande
                                Uma das soluções consiste na aplicação de  aumento na pressão no interior do cilindro
                              um compressor de dois estágios (series com-  devido à melhor combustion phasing.
                              pressor TC, SC-TC). Tal tecnologia permite
                              o aumento da eficiência somando-se o uso  Conclusão
                              de um intercooler intermediário. Nesse sis-  O uso das tecnologias aqui apresentadas com-
                              tema, o ar é primeiramente comprimido por  binadas com a injeção de água, e a médio pra-
                              um compressor primário (SC, supercharger),  zo com sistemas de injeção de combustível de
                              enviado a um pré-cooler (intercooler inter-  alta pressão (superior a 1.000 bar), aumentará
                              mediário) depois novamente comprimido.  de forma significativa a eficiência global dos
                              A Figura 2 mostra o ganho de BSFC (Brake  motores a combustão interna ciclo Otto.
                              Specific Fuel Consumption, consumo específi-  Complementarmente, a redução da ten-
                              co de combustível ao freio) em altas cargas  dência à detonação serve como base para a
                              com o uso do compressor de dois estágios em  redução das emissões de poluentes não ape-
                              um motor turbo de injeção direta.        nas no ciclo onde o veículo é avaliado, mas
                                                                       também no seu uso diário sem o compro-
                              Ignição com pré-câmara                   metimento no consumo de combustível ou

                              A utilização de pré-câmara para o início da  desempenho.                       n
                              combustão é uma solução interessante, pois
                              das apresentadas nesta série é a que menos   Referências
                              gera impacto nos periféricos do motor, pois   Efficiency and Emission Measures for Future
                              apenas a câmara de combustão é afetada. Os   High-performance Engines
                              dados aqui  apresentados são resultados  da   Efficiency and Emission Measures for Future
                              aplicação de uma pré-câmara passiva no lu-  High-performance Engines AVL, MTZ
                              gar da vela de ignição comum.            Jan/2019
                                Esse conceito consiste no encapsulamento
                              da vela de ignição dentro da câmara de com-  * Erich Policarpo é Engenheiro de
                              bustão, deixando apenas pequenos orifícios   Desenvolvimento – Motores a Gasolina AVL
                              por onde a combustão, depois de iniciada,   GmbH, de Graz, Áustria
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