Page 7 - Revista EAA - Edição 81
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ROTA 2030                                                                        ESPECIAL


           Novas tecnologias para redução

           de consumo de combustível e

           emissões de CO  em motores Otto
                                                 2


           Tecnologias, como a injeção de água e a injeção de combustível
           de alta pressão aumentarão de forma significativa a eficiência
           global dos motores de combustão interna                  Erich Policarpo*


           Motivação                                Euro 4 e 5 ou estão na iminência de fazê-lo,

           Um importante motivador para o desenvolvi-  como Hamburgo, Colônia, Berlim, etc.).
           mento e aprimoramento da tecnologia aplica-  Com isso, cabe agora ao motor ciclo Otto
           da aos motores de combustão interna são as  aumentar sua eficiência e garantir o objetivo
           constantes alterações nas legislações ambien-  de emissões de CO2 para o ano 2021, que de-
           tais. Neste momento, o mercado europeu en-  verá ser inferior a 95 g CO2/km de valor mé-
           contra-se em uma acalorada discussão sobre  dio para a frota de veículos novos.
           redução de emissões gasosas e, consequen-  Felizmente, muitas tecnologias estão sendo
           temente, o motor a combustão sofre grande  investigadas para aumentar a eficiência global
           pressão pelo aumento de sua eficiência global.  destes motores (ciclo Otto) e algumas serão o
             Na corrida para a redução das emissões de  tema desse artigo.
           dióxido de carbono (CO2), os motores Die-
           sel  estão  perdendo  mercado  e  a  preferência  Operação com lambda 1                     Figura 1.

           dos usuários apesar de apresentarem maior  Há muito tempo, utiliza-se o enriquecimen-       Diferentes
                                                                                                    tecnologias e
           eficiência térmica e menor emissão de CO2,  to da mistura ar-combustível (utilização de
                                                                                                     o respectivo
           dada a falta de credibilidade junto à popula-  excesso de combustível) para a redução da   acréscimo na
          Bild 1 Lambda=1 Window – Single Effects (© AVL)                                         capacidade de
           ção, somada ao fato de algumas cidades terem  temperatura de escapamento em altas cargas
           banido veículos que atendem as Legislações  e rotações, protegendo-se assim a válvula de
                                                                                                  funcionamento
                                                                                                    em lambda 1
             120
                 Baseline: 2l TGDI engine with 90kW/l max. power
             115
             110
            Specific engine power with Lambda=1 [kW/l]  90  90kW/l target  improvements  Bigger Mono-Scroll TC   CR +0.5  Lambda=1
             105
             100
             95
                                                                          (1050°C technology)
                                                                Periphery
             85
                                                                                                        ΔkW/l
             80
                                                                               Integrated exhaust manifold
                                                                                                          8
             75
                                                                                                          4
                                                                                      Combustion system
                                                                                                          4
             70
                                                                                                          6
                                                                                                 Miller
             65
                                                                                                          7
                                                                                                  VTG
                                                                                               HP-EGR
             60
                                                                                                          5
                                                                                      Intake depression ↓
             55
                                                                                                          9
                                                                                  Exhaust back pressure ↓
             50
                                                                                                          9
                 55 kW/l
                                                                                                         11
                                                                                     T_3 Increase (+30K)
             45  Baseline                                                        TC - increased expansion  10
                                                                                   Cooled turbine housing  5
             40
                Thermodyn.  Integr.  Comb.   CR +0.5  Miller cycle  VTG  HP-EGR  Intake   Exhaust  TC –  T_3   Cooled TC
                 optimum  exhaust   system                     depres-  back   increased  Increase   housing
                       manifold                                 sion  pressure   expansion  (+30K)
           janeiro/fevereiro/março                                                                            7
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