Page 12 - Revista EAA - Edição 81
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          Figura 2. mesa-     discutir a criação de regras claras que permitam  tria automobilística, arcabouço legal para tes-
          redonda que         viabilizar  e  impulsionar  a  adoção  segura  das  te de veículos inteligentes e novos modelos de
          debateu sobre       tecnologias relacionadas a veículos inteligentes  negócios. No primeiro dia, o destaque foi a de-
          Legislação para     no Brasil. Realizada na Casa Firjan, no Rio de  monstração do carro inteligente Iara (Intelligent
          Veículos Inteligentes,
          e que foi mediada   Janeiro, a Conferência contou com o apoio da  Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido
          pela dra. Andrea    Cooperação Alemã para o Desenvolvimento  pela Universidade Federal do Espírito San-
          Martinesco do       Sustentável, por meio da GIZ-GmbH.       to (Ufes), que circulou pela área dos jardins da
          Ministério Público    A ideia de realização do evento nasceu de  Casa Firjan.
          Federal do Paraná   um acordo firmado entre o Inmetro e a Ufla   Um conjunto de apresentações (disponíveis
                              para discutir a necessidade de se pensar, com  no site da conferência) deu suporte para o escla-
                              urgência, num quadro regulatório que sustente  recimento e interação com os participantes nos
                              a introdução  segura dos  veículos  inteligentes  assuntos relacionados à concepção dos veículos
                              no país. Foi percebido, no entanto, que, dada a  inteligentes, focando nos sistemas automati-
                              complexidade do tema, as necessidades e os de-  zados de condução em seus diferentes níveis e
                              safios para o Brasil, era essencial criar uma base  nos subsistemas que o compõem, os Sistemas
                              comum de conhecimento entre os contendores  de Condução Automatizados (ADS) definidos
                              envolvidos e iniciar uma articulação entre eles.  pela Sociedade de Engenheiros Automotivos
                              “O assunto veículos inteligentes é multidiscipli-  (SAE BRASIL). Para tanto, os subsistemas de
                              nar e requer coordenação de esforços entre go-  Localização, Percepção, Controle e Navegação
                              verno, academia e indústria para a sua introdu-  foram detalhados nos seus mais diferentes ní-
                              ção”, explicou Ana Carolina Pinto, da Divisão  veis de sensoriamento, explicitando as principais
                              de Inovação Tecnológica do Inmetro.      técnicas (para fusão sensorial e filtragem dos
                                A Conferência trouxe palestras sobre diver-  dados), limitações e tendências para os futuros
                              sos temas relacionados a veículos autônomos e  veículos. A evolução da comunicação veicular
                              comunicantes, como sensoriamento, segurança  também foi apresentada e as novas aplicações
                              físico-cibernética, ética, experiências da indús-  de Intelligent Transportation System (ITS), tra-
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