Page 9 - Revista EAA - Edição 81
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Bild 3 Prechamber Ignition @ 2000 rpm (© AVL)
 Bild 3 Prechamber Ignition @ 2000 rpm (© AVL)

 ROTA 2030                ESPECIAL


             Ainda considerando o turbocompressor,
 2000 RPM / Load Sweep / CR 11.5:1 / Single Cylinder
 2000 RPM / Load Sweep / CR 11.5:1 / Single Cylinder
           outra tecnologia que pode ser aplicada para
           a extensão da janela de operação em lambda
             Standard Spark Plug
             Standard Spark Plug
           1 é a utilização de turbina de geometria va-
             Prechamber Spark Plug
           riável (VTG, Variable Turbine Geometry). Tal
           tecnologia é capaz reduzir a contrapressão
 CA              Prechamber Spark Plug
 CA        de escapamento em altas cargas e rotações e,
 deg  deg  ao mesmo tempo, fornecer um razoável  de-
           sempenho em baixas rotações de operação do
                              8 deg CA
           motor. Vantagem também em melhor con-
 MFB50% - -  MFB50%  MFB 50%  trole da pressão de supercarregamento, feito   90  Spark plug
                              8 deg CA
 MFB 50% na própria turbina, dispensando a válvula de
                                                                    Cylinder Pressure @ WOT:
                                                                    Cylinder Pressure @ WOT:
           alívio (wastegate) para essa finalidade.
                                                        85
                                                        90
                                                                   Prechamber
                                                        85
           Ciclo Miller
                                                                   Prechamber
                                                        75
                                                        80
           A utilização do ciclo Miller (adiantamento   bar  bar  80  Spark plug
                                                        75
                                                        70
                                                %       65
                                                        70
           do fechamento da válvula de admissão) para
                                                %
                                                        60
           o aumento de eficiência global é conhecida   65
                                                        60
                                                        55
           há muitos anos e sua aplicação em veículos
                                                        55
 CoV of IMEP                                           PCYL [bar]  50
                                                        45
                                                        50
 CoV of IMEP                                    of IMEP - -  of IMEP  PCYL [bar] Cylinder Pressure –  45
           de passeio tem se tornado cada vez abran-
                                                        40
           gente. Entre as vantagens da aplicação do
                                                        40
           ciclo Miller destacam-se o aumento da efi-  Cylinder Pressure –  35
                                                        30
                                                        35
                                                        30
                                                CoVV
           ciência devido ao aumento da razão do ciclo   25
                                                Co
                                                        20
           de expansão em comparação com o ciclo de     25
                                                        15
                                                        20
           admissão, somado a redução da temperatura
 BMEP – Brake Mean Effective Pressure - bar             10
                                                        15
 BMEP – Brake Mean Effective Pressure - bar             10 5
           no final da compressão, o que reduz a ten-
              Bild 3 Prechamber Ignition @ 2000 rpm (© AVL)
           dência à detonação. Por sua vez, a redução    5 -80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120
                                                                               Crank Angle [deg]
                                                          -80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120
           da temperatura no final da compressão leva                  Crank Angle – deg CA
                                                                               Crank Angle [deg]
                                                                       Crank Angle – deg CA
                                                                                             Figura 3: avanço
                 2000 RPM / Load Sweep / CR 11.5:1 / Single Cylinder                         do Combustion
                                                                                             Phasing devido à
                                            Standard Spark Plug                              redução do limite
                                            Prechamber Spark Plug                            de detonação
             CA
             deg                                                           8 deg CA
             MFB50% -                       MFB 50%                                             90       Spark plug
                                                                                                          Cylinder Pressure @ WOT:
                                                                                                85
                                                                                               bar  80   Prechamber
                                                                                                75
                                                                                                70
                                                                                          %     65
                                                                                                60
                                                                                          of IMEP -  Cylinder Pressure –  40
                                                                                                50
                                            CoV of IMEP                                        PCYL [bar]  55
                                                                                                45
                                                                                                35
                                                                                                25
                                                                                          CoV   30
                                                                                                20
                                                                                                15
                            BMEP – Brake Mean Effective Pressure - bar                          10
                                                                                                 5
                                                                                                  -80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120
                                                                                                                  Crank Angle [deg]
                                                                                                            Crank Angle – deg CA
           janeiro/fevereiro/março                                                                            9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14