Page 9 - Revista EAA - Edição 81
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Bild 3 Prechamber Ignition @ 2000 rpm (© AVL)
Bild 3 Prechamber Ignition @ 2000 rpm (© AVL)
ROTA 2030 ESPECIAL
Ainda considerando o turbocompressor,
2000 RPM / Load Sweep / CR 11.5:1 / Single Cylinder
2000 RPM / Load Sweep / CR 11.5:1 / Single Cylinder
outra tecnologia que pode ser aplicada para
a extensão da janela de operação em lambda
Standard Spark Plug
Standard Spark Plug
1 é a utilização de turbina de geometria va-
Prechamber Spark Plug
riável (VTG, Variable Turbine Geometry). Tal
tecnologia é capaz reduzir a contrapressão
CA Prechamber Spark Plug
CA de escapamento em altas cargas e rotações e,
deg deg ao mesmo tempo, fornecer um razoável de-
sempenho em baixas rotações de operação do
8 deg CA
motor. Vantagem também em melhor con-
MFB50% - - MFB50% MFB 50% trole da pressão de supercarregamento, feito 90 Spark plug
8 deg CA
MFB 50% na própria turbina, dispensando a válvula de
Cylinder Pressure @ WOT:
Cylinder Pressure @ WOT:
alívio (wastegate) para essa finalidade.
85
90
Prechamber
85
Ciclo Miller
Prechamber
75
80
A utilização do ciclo Miller (adiantamento bar bar 80 Spark plug
75
70
% 65
70
do fechamento da válvula de admissão) para
%
60
o aumento de eficiência global é conhecida 65
60
55
há muitos anos e sua aplicação em veículos
55
CoV of IMEP PCYL [bar] 50
45
50
CoV of IMEP of IMEP - - of IMEP PCYL [bar] Cylinder Pressure – 45
de passeio tem se tornado cada vez abran-
40
gente. Entre as vantagens da aplicação do
40
ciclo Miller destacam-se o aumento da efi- Cylinder Pressure – 35
30
35
30
CoVV
ciência devido ao aumento da razão do ciclo 25
Co
20
de expansão em comparação com o ciclo de 25
15
20
admissão, somado a redução da temperatura
BMEP – Brake Mean Effective Pressure - bar 10
15
BMEP – Brake Mean Effective Pressure - bar 10 5
no final da compressão, o que reduz a ten-
Bild 3 Prechamber Ignition @ 2000 rpm (© AVL)
dência à detonação. Por sua vez, a redução 5 -80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120
Crank Angle [deg]
-80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120
da temperatura no final da compressão leva Crank Angle – deg CA
Crank Angle [deg]
Crank Angle – deg CA
Figura 3: avanço
2000 RPM / Load Sweep / CR 11.5:1 / Single Cylinder do Combustion
Phasing devido à
Standard Spark Plug redução do limite
Prechamber Spark Plug de detonação
CA
deg 8 deg CA
MFB50% - MFB 50% 90 Spark plug
Cylinder Pressure @ WOT:
85
bar 80 Prechamber
75
70
% 65
60
of IMEP - Cylinder Pressure – 40
50
CoV of IMEP PCYL [bar] 55
45
35
25
CoV 30
20
15
BMEP – Brake Mean Effective Pressure - bar 10
5
-80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120
Crank Angle [deg]
Crank Angle – deg CA
janeiro/fevereiro/março 9