Page 8 - Revista EAA - Edição 81
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Bild 2 Extended Millerization with 2stage
 Charging and Split Cooling (© AVL)
          ROTA 2030


             Figura 2: ganho       260
            de BSFC em altas                                                       TGDI-Miller RON95
            cargas com o uso                                                       2500 rpm, CR12
              de compressor        250
                    em série                                        Standard TC
                                g/kWh     240                       2stage SC-TC





                                BSFC –  230                                            P_boost=3.2bar abs.

                                   220
                                                                                       VEFF_IM=0.65

                                   210



                                   200
                                       0          5          10         15          20         25         30
                                              BMEP – Brake Mean Effective Pressure – bar


                              escapamento, turbina do  turbocompressor,  circulação de gases de escapamento) de alta
                              catalisador, etc.                        pressão resfriado externamente, redução de
                                Possibilitar a operação em Lambda 1  perdas de pressão nos periféricos do motor
                              (mistura estequiométrica) em todas as cargas  (perdas de bombeamento na admissão e es-
                              e rotações é uma maneira convencionalmente  capamento) e otimização do turbocompres-
                              utilizada para reduzir o consumo de combus-  sor.
                              tível nas aplicações dos motores veiculares e   Cada tecnologia deve ser cuidadosamente
                              provavelmente este procedimento será man-  avaliada, pois alguns impactos são esperados.
                              datório no Real Drive Emissions - RDE es-  O coletor de escapamento integrado ao ca-
                              perado no Euro 7.                        beçote, por exemplo, aumenta a rejeição de
                                Para alcançar tal objetivo, várias medidas  calor para o sistema de arrefecimento do ve-
                              em conjunto são necessárias conforme es-  ículo,  com  isso  um  aumento  na  capacidade
                              tudos desenvolvidos pela AVL GmbH,  de  deste sistema torna-se necessário, o que pode
                              Graz, Áustria. Com um motor considerado  influenciar negativamente o gerenciamento
                              representativo do atual mercado europeu  térmico do veículo.
                              (2-litros, turbo, injeção direta e duplo co-  O uso de um turbocompressor maior leva
                              mando variável), aferiu-se a máxima potên-  a diminuição da  pressão no  sistema  de es-
                              cia específica com Lambda 1 de 55 kW/l  capamento, consequentemente reduzindo a
                              (75,8 cv/l).                             quantidade de gases residuais no cilindro e
                                A Figura 1 apresenta resultados de simu-  as perdas de bombeamento no ciclo de esca-
                              lação  1D para troca  de gases e  otimização  pamento. Isso também colabora para a redu-
                              termodinâmica, somando várias tecnologias  ção da tendência de detonação (knock) e em
                              e seus respectivos impactos na janela de ope-  contrapartida, o aumento da inércia térmica
                              ração com lambda 1. Todas as simulações re-  do conjunto leva a uma piora na resposta aos
                              alizadas foram posteriormente validadas com  transientes.
                              motor em dinamômetro.                       Para resolver essa questão, a aplicação de
                                Das tecnologias investigadas, as que mais  eletrificação ao turbocompressor (conhecido
                              contribuíram  para  o  aumento  da  janela  de  na Fórmula 1 atual como MGU-H) já é tes-
                              operação em lambda 1 foram: coletor de es-  tada e tem levado a grande melhoria no item
                              capamento integrado ao cabeçote, EGR (re-  dirigibilidade e prazer de dirigir.
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