Page 8 - Revista EAA - Edição 81
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Bild 2 Extended Millerization with 2stage
Charging and Split Cooling (© AVL)
ROTA 2030
Figura 2: ganho 260
de BSFC em altas TGDI-Miller RON95
cargas com o uso 2500 rpm, CR12
de compressor 250
em série Standard TC
g/kWh 240 2stage SC-TC
BSFC – 230 P_boost=3.2bar abs.
220
VEFF_IM=0.65
210
200
0 5 10 15 20 25 30
BMEP – Brake Mean Effective Pressure – bar
escapamento, turbina do turbocompressor, circulação de gases de escapamento) de alta
catalisador, etc. pressão resfriado externamente, redução de
Possibilitar a operação em Lambda 1 perdas de pressão nos periféricos do motor
(mistura estequiométrica) em todas as cargas (perdas de bombeamento na admissão e es-
e rotações é uma maneira convencionalmente capamento) e otimização do turbocompres-
utilizada para reduzir o consumo de combus- sor.
tível nas aplicações dos motores veiculares e Cada tecnologia deve ser cuidadosamente
provavelmente este procedimento será man- avaliada, pois alguns impactos são esperados.
datório no Real Drive Emissions - RDE es- O coletor de escapamento integrado ao ca-
perado no Euro 7. beçote, por exemplo, aumenta a rejeição de
Para alcançar tal objetivo, várias medidas calor para o sistema de arrefecimento do ve-
em conjunto são necessárias conforme es- ículo, com isso um aumento na capacidade
tudos desenvolvidos pela AVL GmbH, de deste sistema torna-se necessário, o que pode
Graz, Áustria. Com um motor considerado influenciar negativamente o gerenciamento
representativo do atual mercado europeu térmico do veículo.
(2-litros, turbo, injeção direta e duplo co- O uso de um turbocompressor maior leva
mando variável), aferiu-se a máxima potên- a diminuição da pressão no sistema de es-
cia específica com Lambda 1 de 55 kW/l capamento, consequentemente reduzindo a
(75,8 cv/l). quantidade de gases residuais no cilindro e
A Figura 1 apresenta resultados de simu- as perdas de bombeamento no ciclo de esca-
lação 1D para troca de gases e otimização pamento. Isso também colabora para a redu-
termodinâmica, somando várias tecnologias ção da tendência de detonação (knock) e em
e seus respectivos impactos na janela de ope- contrapartida, o aumento da inércia térmica
ração com lambda 1. Todas as simulações re- do conjunto leva a uma piora na resposta aos
alizadas foram posteriormente validadas com transientes.
motor em dinamômetro. Para resolver essa questão, a aplicação de
Das tecnologias investigadas, as que mais eletrificação ao turbocompressor (conhecido
contribuíram para o aumento da janela de na Fórmula 1 atual como MGU-H) já é tes-
operação em lambda 1 foram: coletor de es- tada e tem levado a grande melhoria no item
capamento integrado ao cabeçote, EGR (re- dirigibilidade e prazer de dirigir.
8 janeiro/fevereiro/março