;
Portuguese English Spanish

“Conhecemos a SAE BRASIL através do programa estudantil Baja SAE, onde ao longo dos anos de graduação pudemos vivenciar o propósito da organização no desenvolvimento dos futuros engenheiros da sociedade brasileira. Desta forma, com o intuito de expor a nossa proposta de inovação (TCC) ao cenário tecnológico no Brasil, surgiu a oportunidade de inscrever nosso trabalho no Congresso SAE BRASIL 2018, na categoria “Trabalho Estudantil – Educação de Engenharia”, uma vez que reconhecemos o impacto da SAE BRASIL no desenvolvimento acadêmico e industrial do nosso país.

A experiência de sermos reconhecidos como o melhor trabalho dentre todos os 40 inscritos foi incrível e deu credibilidade para abrir portas para o avanço do desenvolvimento do trabalho no meio acadêmico e também industrial. Por fim, participar deste evento foi de suma importância para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal.”
Diogo Siqueira, Douglas Takahashi, Leonardo Massashi Ito, Lucas dos Anjos e Matheus Giacon.


Conhecemos a SAE BRASIL através de colegas de trabalho que nos incentivaram a escrever artigos para o Congresso, afirmando que este era um dos eventos de maior importância da área automotiva. Foi dessa forma que passamos a ter interesse e nos dedicar ainda mais para contribuir com as descobertas e aprendizados do nosso laboratório (Centro de Tecnologia da Mobilidade –  CTM UFMG).

Em 2015 surgiu um grandioso incentivo, a premiação de um colega de trabalho, Roberto Berlini Rodrigues da Costa, no Prêmio Estudantil da SAE BRASIL com o trabalho “Projeto e caracterização da combustão de um sistema de ignição por lança chamas funcionando com etanol para um motor de ignição por centelha com acesso óptico”. Em 2017 estávamos fazendo ensaios no motor com injeção de água e, nesse momento, surgiu a ideia de mandarmos o trabalho e seguir os passos do nosso colega. Com o apoio do Professor Ramon Molina e dos colegas de trabalho Alysson Fernandes e Nilton Diniz, fomos premiados com a primeira colocação no Prêmio Estudantil Educação de Engenharia.

Uma conquista que não só contribuiu para nossa formação acadêmica mas também para o reconhecimento nacional do CTM, laboratório em que  trabalhamos diariamente.
Sérgio Augusto P. Costa e Augusto César T. Malaquias


O Congresso SAE BRASIL é um dos eventos de maior reputação no ramo automotivo, motivo que levou eu e meu orientador de Trabalho de Graduação, Prof. Dr. Janito Vaqueiro Ferreira, a inscrever nosso projeto (“Motor com ajuste mecânico de Taxa de Compressão e Cilindrada”) nos Trabalhos Estudantis do Congresso SAE BRASIL 2015.

Devido ao trabalho que a SAE BRASIL desenvolve de integrar os meios acadêmico e industrial, participar do Congresso SAE BRASIL 2015 foi uma grande oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido na universidade para pessoas que estão no ramo da indústria e aprender com a experiência que essas pessoas adquiriram com seu trabalho, assim como possibilitar a formação de parcerias entre indústria e universidade. Também foi possível trocar experiência com os demais universitários participantes sobre os trabalhos desenvolvidos e a forma com que a pesquisa é desenvolvida em cada universidade.

No geral, ter o meu trabalho escolhido como um dos melhores trabalhos estudantis foi uma chance de obter um aprendizado relevante, assim como um incentivo para continuar o trabalho na área e seguir com o desenvolvimento da pesquisa como trabalho de pós graduação.”
Caio Rufino


“Tive a oportunidade de participar dos Trabalhos Estudantis do Congresso da SAE BRASIL 2014 por convite do meu professor e orientador Prof. Dr. Fábio Delatore, e fui surpreendido com a estrutura do evento, comprovando que realmente é um dos congressos mais importantes na área automotiva do Brasil. Para minha surpresa, meu TCC (“Integração do sistema de gerenciamento de bateria (BMS) e de tração de veículos elétricos via Rede Can”) foi eleito o melhor trabalho de 2014 na categoria Educação da Engenharia, me proporcionando uma grande motivação profissional e acadêmica.

A integração entre as universidades e as indústrias é fundamental, pois a combinação prática e teórica ocasiona o desenvolvimento de tecnologias inéditas.

A SAE BRASIL, através deste Congresso, tem unido estas duas forças resultando em oportunidades para avanços tecnológicos nacionais, tendendo a elevar o Brasil ao nível dos países de primeiro mundo.”
Samuel Cordeiro


“Participar do Congresso da SAE BRASIL 2013 foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Com a intenção de desenvolver o artigo, que teve como base o meu Trabalho de Conclusão de Curso, nosso grupo de projeto antecipou o desenvolvimento do sistema e toda a sua documentação, o que permitiu finalizar a monografia com alguns meses de antecedência em relação ao prazo de entrega final. A experiência de apresentar o trabalho para outros profissionais e especialistas, foi uma ótima oportunidade para conquistar visibilidade e fazer contatos para futuras parcerias e projetos. O reconhecimento de meus colegas de empresa e de faculdade me incentiva a continuar estudando e a me tornar um profissional melhor.”
Alessandro Cezar Pinto


“Por intermédio de meus ótimos professores e por estar estagiando em empresa na área automotiva, meu TCC (trabalho de conclusão de curso) foi na área de eletrônica automotiva com o tema: Substituição dos Relês e Fusíveis Automotivos por um Sistema Microcontrolado e com Redundância, onde teve a avaliação criteriosa da banca da SAE BRASIL e fomos escolhidos como o melhor trabalho do Painel Educação de 2010. Recebi uma ligação da SAE BRASIL e fiquei muito surpreso e contente pelo fato, pois, com a ajuda do meu professor e orientador Prof. Fabio Delatore tivemos vários êxitos com este trabalho, sendo este o principal deles. A participação no Congresso SAE BRASIL no Painel de Educação foi um evento único, pois, tive o prazer de conhecer profissionais fantásticos como o Prof. Hiroshi Shimizu, Universidade de Keio, presidente e CEO da SIM-DRIVE, criador do carro elétrico Eliica, do Sr. Andrew Brown Jr., presidente da SAE International, diretor executivo e tecnologista-chefe da Delphi Corporation. Foi a maior honra que tive até hoje poder falar junto a estas personalidades sobre o trabalho desenvolvido. Este êxito teve grande repercussão e cheguei a ganhar um prêmio universitário junto a instituição de minha formação por divulgar o nome da Faculdade. Desde então meu trabalho foi muito bem recebido junto a empresa que estagiava e contribuiu com minha contratação definitiva, direcionou meus caminho profissionais dentro da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos na área automotiva.”
Carlos Alexandre de Almeida


“Sempre gostei da área automobilística e desde meu ingresso no Instituto Mauá de Tecnologia, comecei a ter contato com a SAE BRASIL. No início, o contato foi através de cursos e palestras, os quais já me apresentaram a qualidade e excelência da entidade. Durante a minha carreira acadêmica participei dos Programas Estudantis (BAJA e Fórmula SAE) organizados pela associação. Esses programas possibilitam um crescimento extraordinário para o jovem engenheiro, além de criar a exposição do seu trabalho a diversas pessoas da área que trabalham na competição. Buscando participar mais ativamente da associação, tive a oportunidade de inscrever o meu trabalho realizado no Instituto Mauá de Tecnologia no Congresso
SAE BRASIL 2012 na categoria Trabalhos Estudantis, o qual foi classificado como 3º Melhor Trabalho Estudantil do Painel de Educação. A exposição do trabalho pode me aproximar ainda mais da área automobilística e me proporcionou frutos que venho colhendo até o momento. Hoje trabalho na Ford como Engenheiro de Produto no time de Motores e Transmissões. Acredito que a SAE BRASIL proporciona uma excelente oportunidade de aprendizagem, compartilhamento de experiências e inovações, além de debates com os principais nomes da área, proporcionando excelente desenvolvimento e atualização profissional.” Edgar Moreno