Portuguese English Spanish

Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo Mercedes-Benz (2021)

15º PRÊMIO SAE BRASIL DE JORNALISMO – MERCEDES-BENZ

O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo tem cunho cultural, prestigia jornalistas e estimula as redações de todo o País a produzirem conteúdo jornalístico sobre a engenharia da mobilidade brasileira, em três categorias: mídia impressa, internet e vídeo.

A premiação é um reconhecimento aos profissionais que publicam reportagens que tratam de temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – rodoviário, urbano, aéreo, aquaviário e ferroviário, com abordagens envolvendo áreas como agronegócio, energia, sistemas autônomos, conectividade, digitalização, pesquisa e desenvolvimento para inovação, manufatura avançada e ESG (Governança Socioambiental).

Para participar, o profissional deve apresentar reportagens que tenham sido veiculadas pela imprensa nacional no período de 01 de agosto de 2020 a 01 de agosto de 2021.

Como Participar?

O regulamento já está disponível. Cada autor poderá inscrever, no máximo, três matérias por categoria.

  • Categoria Mídia Impressa: após preencher a Ficha de Inscrição é preciso enviar o link de compartilhamento da matéria em formato PDF, constando o nome do veículo de comunicação e a data da publicação da matéria. O arquivo deverá ser disponibilizado via drive hospedado na nuvem (como, por exemplo, Google Drive, Dropbox etc.) sem restrições de acesso.
  • Categoria Internet: após preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá apresentar o material gravado digitalmente em formato HTML ou PDF. O texto deve ter sido produzido originalmente para Internet. O arquivo deverá ser disponibilizado via link direto do veículo onde foi publicado com acesso liberado ou via drive sem restrições de acesso.
  • Categoria Vídeo: após preencher a ficha de inscrição, enviar o link de publicação do vídeo, com duração de até 15 minutos (imprescindível). O arquivo deverá ser disponibilizado via link direto do veículo onde o vídeo foi publicado com acesso liberado ou via drive sem restrições de acesso.

IMPORTANTE

Não serão aceitos links para matérias fechadas que exijam assinaturas pagas.

EM EQUIPE

Trabalhos elaborados por equipe deverão, no ato da inscrição, indicar apenas um nome como representante para efeito de premiação. Caso haja duplicidade de inscrição para uma mesma matéria será considerado o autor da primeira inscrição.

Premiação

Para o primeiro lugar em cada categoria receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00. Duas matérias de cada categoria receberão Menção Honrosa no valor de R$ 1.000,00 cada, totalizando R$ 15.000,00 em prêmios. Todos os prêmios são pessoais e intransferíveis.

Os vencedores, autores individuais ou representantes de equipe, receberão placa comemorativa em nome do autor principal, indicado no ato da inscrição da matéria. Os premiados como Menção Honrosa receberão um diploma. Informações completas estão disponíveis no regulamento.

Jurados

Os jurados do 15º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz serão nomeados pela SAE BRASIL e serão os responsáveis por atribuir notas às matérias inscritas de acordo com a relevância do tema e qualidade da produção jornalística.

Boa sorte!

VENCEDORES DO 14º PRÊMIO SAE BRASIL DE JORNALISMO – Mercedes-Benz (2020)

Categoria Impressa – 1º lugar: Equipe da Revista Autoesporte pelos jornalistas: Thiago Tanji, André Schaun, Julio Cabral, Marcelo Serikaku, Marcus Vinicius Gasques, Mel Trench Lima, Michelle Ferreira, Raphael Panaro, Renan Sousa, Rodrigo Ribeiro, Thais Villaça e Ulisses Maeda pela reportagem “O Desafio da Mobilidade Segura Para Todos”

Categoria Internet – 1º lugar: Rafaela Borges, do UOL, pela reportagem “Carro autônomo – Montadoras e empresas de tecnologia disputam corrida para dispensar motorista”.

Categoria Vídeo – 1º lugar: André Paixão, do G1 Carros, pela reportagem “G1 acompanha produção do novo Volkswagen Nivus, na mesma fábrica que já foi do Fusca”

Destaques e Menções Honrosas

  • Julio Cabral, da Revista Autoesporte, com a reportagem “Cadê a tomada?”
  • Rodrigo Ribeiro, da Revista Quatro Rodas, pela matéria “Longe da Tomada”
  • Bruna Vargas, do Jornal Zero Hora, pela reportagem “O futuro do ônibus”
  • Rodrigo de Oliveira Andrade, da Revista pesquisa FAPESP, pela reportagem “A chegada dos carros voadores”
  • Henrique Faerman, do Canal Energia, pela matéria “Brasil pode ser hub de exportação para hidrogênio”
  • Henrique Alves Rodriguez, da Revista Quatro Rodas, pela reportagem “Estes itens não estão no carro para te agradar, mas para reduzir impostos”.
  • Renan Bandeira Eduardo, da Revista Quatro Rodas, pela matéria “Coisas do Brasil: estão transformando Gol, Fusca e Uno em elétricos”
  • Pedro Kutney, do Portal Automotive Business, com a matéria “Biodiesel ameaça elevar emissões de poluentes em motor Euro 6”
  • Paulo Campo Grande, da Revista Quatro Rodas, pelo vídeo reportagem “Mansão sobre rodas: andamos no motorhome de R$ 500.000!”
  • Leonardo Müller, do TecMundo, pelo vídeo “Primeiro carro elétrico e autônomo do Brasil! Fomos conferir”
  • Vitor Matsubara, do UOL, pela reportagem “Testamos o 1º ônibus híbrido flex do mundo”
  • Suely Frota Bezerra, da TV Assembleia, com o vídeo “Transplante no Brasil: um voo de esperança”
O Prêmio

Em conformidade com os seus objetivos sociais e comprometida com a difusão do conhecimento da tecnologia da mobilidade, a SAE BRASIL promove anualmente o Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, evento de cunho cultural que se propõe a estimular em todas as redações do País a cobertura jornalística sobre a engenharia da mobilidade brasileira.

Como Participar

São elegíveis ao 14º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz as reportagens que tratem de temas relativos à mobilidade em pelo menos um dos modais – automotivo, aéreo, ferroviário, naval – em áreas como mineração, agronegócio, energia (combustão, elétrico e hidrogênio), mobilidade humana, rodoviária e urbana, sistemas autônomos e sustentabilidade, publicadas no Brasil nas mídias impressa, internet e vídeo veiculadas no período de 1 de agosto de 2019 a 1 de agosto de 2020, regularmente inscritas e recebidas até 30 de setembro de 2020.

  • Categoria Mídia Impressa: será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o envio do link de compartilhamento* da matéria em formato PDF, constando o nome do veículo de comunicação e a data da publicação da matéria.
  • Categoria Internet: será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição e apresentação do link de compartilhamento* do material gravado digitalmente em formato HTML ou PDF. O texto deve ter sido produzido originalmente para Internet.
  • Categoria Vídeo: será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição e link de acesso de publicação**.

*Os links de compartilhamento devem estar hospedados na nuvem, como por exemplo, Google Drive, Dropbox e etc, e precisam ser mantidos no ar até 31/10/2020.
** O vídeo deve ser mantido no ar até 31/10/2020.

Patrocínio Naming Rights

Patrocínio

GALERIA DE FOTOS 2019