;
Portuguese English Spanish

<< VOLTAR PARA HOME

Trabalhos técnicos | papers

SAE é sinônimo de conteúdo relevante e de qualidade para a mobilidade em todo o mundo. A SAE BRASIL, junto a SAE International é a líder mundial em conhecimento de alta qualidade e em conectar e capacitar profissionais da mobilidade para permitir soluções seguras, sustentáveis e acessíveis. Com uma rica história editorial que se estende por mais de 30 anos e que abrange tópicos essenciais para o ecossistema da mobilidade, a SAE BRASIL é sinônimo de recursos vitais e confiáveis ​​para profissionais da indústria, do governo e da academiaAs publicações da SAE resistem ao teste do tempo, o que significa que seu trabalho (paper) será valorizado para sempre e globalmente.

Seu trabalho receberá revisão técnica por especialistas no assunto com feedback e sugestões para melhorias.

Alcance global: o acervo SAE International abrangem todo o mundo e todo o conteúdo está disponível por meio do SAE MOBILUS ® , nossa robusta plataforma online que apresenta uma ferramenta de pesquisa abrangente, um painel pessoal para salvar pesquisas e mais de 220.000 itens de conteúdo. Sua pesquisa alcançará corporações, academia e governo em todos os segmentos da mobilidade.

+ Razões para participar:

•    Alcance Visibilidade;
•    Atualização continua;
•    Contribuir com o avanço da mobilidade.

LEIA AS INSTRUÇÕES ATÉ O FINAL, CASO TENHA DÚVIDAS, FAVOR ENTRAR EM CONTATO


SUBMISSÃO DE RESUMOS ENCERRADO

CRONOGRAMA COMPLETO:

Recebimento de resumos: 18 de março 25 de março
Divulgação Aprovação de Resumos: 30 de abril
Recebimento dos Trabalhos Finais: 20 de maio
Divulgação dos Trabalhos para Revisão: 24 de junho
Recebimento dos Trabalhos com alterações: 22 de julho
Divulgação dos Trabalhos Aprovados: 19 de agosto
Divulgação da grade final: 15 de setembro
Envio do Copyright: de 19 de agosto á 11 de outubro

** Datas podem sofrer alterações.

TEMAS:

Os trabalhos técnicos estão agrupados nos seguintes temas:

•   Carroceria e Estrutura
•   Chassis
•   Combustíveis e Recursos Energéticos
•   Eletro-Eletrônica, Eletrônica Embarcada
•   Ergonomia
•   Gestão e Desenvolvimento de Produtos
•   Interiores e Cabines
•   Manufatura
•   Materiais
•   Meio Ambiente
•   Metodologia de Projeto e Design
•   Peças e Componentes
•   Powertrain (Motores e Transmissões)
•   Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade
•   Ruídos e Vibrações (NVH)
•   Segurança
•   Sistemas de Transporte
•   Testes e Simulações
•   Veículos

FORMA DE ENVIO DO RESUMO:

Os trabalhos técnicos devem ser elaborados por profissionais e acadêmicos do setor da mobilidade.
Deve constar obrigatoriamente um número de registro do conselho profissional (CREA) que será vinculado ao trabalho.
Trabalhos produzidos apenas por estudantes deverão ser inscritos como “Trabalhos Estudantis”  e não como “Trabalho Técnico”.

INSTRUÇÕES PARA A 1ª FASE:

– Deverá concordar com as normas desta página e prosseguir.

– Preencha seus dados no formulário de inscrição, seguindo todas as etapas.

– O resumo deverá conter até 3500 caracteres, sem imagens, tabelas e gráficos, apenas texto.

– Tabelas e gráficos: dados nestes formatos, bem como figuras, não poderão ser incluídos no formulário de envio de resumo, apenas no trabalho final.

– Certifique-se de que o e-mail do autor principal, informado no formulário de envio de resumo esteja correto e não possua filtro anti-spam para o e-mail papers@saebrasil.org.br  pois toda a comunicação pertinente ao evento serão enviadas por ele.

– O CPF é um campo de identificação do congressista. O seu preenchimento é obrigatório.

– Cada paper pode conter 01 (um) autor principal e até 06 (seis) coautores.

CONVITES COAUTORES:

– Após cadastrar o resumo e incluir os coautores, você deverá enviar os convites para que os mesmos aceitem e atualizem seus dados.

– O envio do convite deve ser feito pela plataforma conforme segue o modelo abaixo;


FORMAS DE ENVIO DO PAPER – 2ª FASE

– Apenas os resumos aprovados na 1ª Fase, terão acesso ao envio do paper;

– Para enviar o paper você precisa acessar a área do autor, e anexar o arquivo em PDF através do sistema;

– É obrigatório o uso do template oficial, caso contrário o arquivo poderá ser recusado;

(*) Não serão aceitos papers enviados via e-mail ou qualquer outra forma se não via sistema.

(*) Não serão aceitos papers que não estiverem utilizando o template atualizado, informado nesta página e no site do evento.

TEMPLATE OFICIAL:

CLIQUE AQUI para acessar o template oficial de publicação. 

Em relação à quantidade de páginas, em média os arquivos têm até 12 páginas, entretanto não há restrição em relação a isto. Salientamos que o peso do arquivo deve ser no máximo de 5MB.

Os dados cadastrais de autor e co-autores, informados no sistema, servirão de base para as publicações SAE BRASIL E SAE INTERNATIONAL, na confecção de certificados e capas oficiais de papers, sendo assim é fundamental que os autores deixem o sistema o mais atualizado possível.

ABREVIATURAS:

Por favor, evite abreviaturas no título e nome dos autores do trabalho. As abreviaturas empregadas no corpo do resumo devem aparecer após a(s) palavra(s) inteira(s) na primeira vez em que aparece(m) no texto.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Os papers serão avaliados quanto a:

– a relevância do paper para a comunidade da mobilidade, se ele traz inovações ou uma nova visão sobre o tema em questão podendo-se tornar uma referência sobre o tema;

– aspectos técnicos: correção das ideias e conceitos apresentados no paper; a citação de trabalhos relevantes sobre o mesmo assunto;

– a clareza da exposição das ideias do paper; a estrutura de pensamento, a facilidade de se seguir o pensamento do autor e a consistência da conclusão;

– o formato do paper, incluindo a parte escrita, as figuras, legendas, tabelas, entre outros, que devem seguir rigorosamente as instruções para formatação de trabalhos da SAE.

(*) Papers com conteúdo comercial ou com excesso de citações de nomes de empresas poderão ser rejeitados.

(*) As referências bibliográficas são parte importante do paper. Elas devem ser citadas ao longo do texto para suportar informações relevantes para o desenvolvimento do mesmo.

IDIOMA DO PAPER:

O idioma que o paper final será elaborado, fica a critério do próprio autor, sendo que a diferença é que os trabalhos técnicos elaborados integralmente em inglês (*), serão incluídos no data base “GLOBAL MOBILITY”, da SAE INTERNATIONAL.
Os papers enviados em português ficam restritos a base da SAE BRASIL.

(*) Sugere-se que o paper seja em inglês apenas no caso que algum dos autores tenha domínio do idioma. Recomenda-se a revisão do texto com outro colega fluente em Inglês.

Papers com deficiências graves no idioma (ex.: traduções literais palavra-a-palavra) podem ser rejeitados pela dificuldade de compreensão dos mesmos.

LEMBRE-SE:

Caso seu paper seja aceito, você e os possíveis coautores estarão automaticamente inscritos no evento.

Os trabalhos técnicos devem ser elaborados por profissionais e acadêmicos do setor da mobilidade. Deve constar obrigatoriamente um número de registro do conselho profissional (CREA) que será vinculado ao trabalho.

Salve esta página para futuras dúvidas e ou consultas.

Apenas os primeiros papers no ranking serão apresentados durante o Congresso SAE BRASIL 2024.    

Os demais aprovados, serão disponibilizados no banco de dados da SAE BRASIL e/ou no data base “GLOBAL MOBILITY”, da SAE INTERNATIONAL, dependendo do idioma do trabalho.

ALTERAÇÃO DE DADOS

Os autores podem alterar seus dados cadastrais por meio da área do autor. (O trabalho não poderá ser alterado, após aprovação).

COPYRIGHT TRANSFER

O copyright transfere à SAE BRASIL o direito de comercialização sobre o trabalho técnico aprovado no Congresso SAE BRASIL. Isso não tem relação com o conteúdo ou tecnologia apresentada no trabalho, significa apenas que depois de aprovado e publicado na SAE BRASIL, o paper não poderá ser publicado em outras entidades.

Os modelos para preenchimento do documento será enviado também via e-mail do autor principal para providencias com os demais componentes do trabalho, caso haja.

Modelos de Copyright:

ÚNICO AUTOR – Se só existe o autor principal.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO – CLIQUE AQUI

AUTOR + COAUTORES – Se além do autor principal, existir mais algum coautor.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO – CLIQUE AQUI

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO:

•   Horário: O apresentador do trabalho deverá procurar o chairman da respectiva sessão com antecedência de pelo menos 30 (trinta) minutos em relação ao início dessa sessão técnica.

ATENÇÃO:

•    A antecedência é em relação à sessão técnica, e não ao horário previsto para apresentação do trabalho.

•   Tempo: São 20 (vinte) minutos para apresentação + 10 (dez) minutos para discussão.

•   Infra-Estrutura: Apresentação silenciosa através de fones de ouvido + Painel de Led + palco +púlpito. O material visual (apresentação em power point) deverá ser entregue no local do evento, na sala do autor, com pelo menos 1 (uma) hora de antecedência ao início da respectiva sessão técnica.

•   Modelo power point para apresentação: em breve

AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação é realizado por um comitê técnico qualificado e renomado, formado por profissionais e acadêmicos do setor da mobilidade.

A avaliação é neutra, imparcial e respeita os critérios abaixo:

•   Conteúdo técnico de referência à longo prazo

•   Inovação ou revisão construtiva

•   Integridade, objetividade e indicação de referências

•   Clareza e organização

•   Os trabalhos técnicos recebem notas de 0 a 10, que automaticamente os classificam e elaboram um ranking.

•   Lembramos que apenas os primeiros papers no ranking serão apresentados durante o Congresso SAE BRASIL 2024, os demais aprovados, serão apenas disponibilizados no banco de dados da SAE BRASIL e/ou no data base “GLOBAL MOBILITY”, da SAE INTERNATIONAL, dependendo do idioma do trabalho.

•   O resultado final, para fins de premiação, incluirá também as notas atribuídas pelo charmain da sessão, durante a apresentação.

Dúvidas e informações:
papers@saebrasil.org.br
(11) 3142-3469 | (11) 99884-9007


CONGRESSO SAE BRASIL 2023PAPER NACIONAL PREMIADO

Número do Paper: 2023-36-0115
Título: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NO PROCESSO DE LOGISTICA REVERSA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE MICROELEMENTOS EM BALANCEAMENTOS LEAN 
Tema: MANUFATURA
Autor Principal: ALAN DA SILVA TERTO LINO
Coautores: LUIS BRAGGIO, OSMAR MARINHO, LUIS SOARES, GUSTAVO MUNIZ, FÁBIO RABELO, FABRICIO CABRAL

O trabalho foi avaliado e selecionado pelo Comitê Técnico da SAE BRASIL, coordenado pelo prof. Dr. Gilberto Martha de Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica Universidade de São Paulo.

A cerimônia de premiação do Paper Nacional 2023, acontecerá no Congresso SAE BRASIL 2024, durante a realização do Coquetel de Confraternização (data e horário a definir).

<< VOLTAR PARA HOME