SAE é sinônimo de conteúdo relevante e de qualidade para a mobilidade em todo o mundo. A SAE BRASIL, junto a SAE International é a líder mundial em conhecimento de alta qualidade e em conectar e capacitar profissionais da mobilidade para permitir soluções seguras, sustentáveis e acessíveis. Com uma rica história editorial que se estende por mais de 30 anos e que abrange tópicos essenciais para o ecossistema da mobilidade, a SAE BRASIL é sinônimo de recursos vitais e confiáveis para profissionais da indústria, do governo e da academia. As publicações da SAE resistem ao teste do tempo, o que significa que seu trabalho (paper) será valorizado para sempre e globalmente.
Seu trabalho receberá revisão técnica por especialistas no assunto com feedback e sugestões para melhorias.
Alcance global: o acervo SAE International abrangem todo o mundo e todo o conteúdo está disponível por meio do SAE MOBILUS ® , nossa robusta plataforma online que apresenta uma ferramenta de pesquisa abrangente, um painel pessoal para salvar pesquisas e mais de 220.000 itens de conteúdo. Sua pesquisa alcançará corporações, academia e governo em todos os segmentos da mobilidade.
• Alcance Visibilidade;
• Atualização continua;
• Contribuía com o avanço da mobilidade.
CRONOGRAMA – DATAS
Recebimento de resumos: 03 de abril 17 de abril
Divulgação Aprovação de Resumos: 02 de maio 19 de maio
Recebimento dos Trabalhos Finais: 20 de junho
Divulgação dos Trabalhos para Revisão: 24 de julho
Recebimento dos Trabalhos com alterações: 21 de agosto
Divulgação dos Trabalhos Aprovados: 14 de setembro
Submissão do Copyright: de 14 de setembro á 10 de outubro
Divulgação da grade final de apresentação: 20 de setembro
Observações:
Para mais informações:
📧papers@saebrasil.org.br
☎(11) 3142-3469
Apenas os resumos aprovados na 1ª Fase, terão acesso ao envio do paper.
Para enviar o paper final em arquivo PDF, o autor principal deverá acessar a área do autor e efetuar seu login.
Não serão aceitos papers enviados via e-mail, correio ou qualquer outra forma se não via sistema, bem como papers que não estiverem utilizando o template atualizado, conforme enviado via e-mail.
Os autores também podem alterar seus dados cadastrais por meio da área do autor até maio de 2023. Salientamos que o resumo não poderá ser alterado.
Os dados cadastrais de autor e co-autores, informados no sistema, servirão de base para as publicações SAE BRASIL E SAE INTERNATIONAL, na confecção de certificados e capas oficiais de papers, sendo assim é fundamental que os autores deixem o sistema o mais atualizado possível.
Regras para envio do paper – Arquivo PDF
A elaboração do trabalho técnico deve seguir este template: instruções
Em relação à quantidade de páginas, em média, os arquivos enviados têm até 12 páginas. Não há restrição em relação a isto, no entanto, salientamos que o peso do arquivo deve ser, no máximo, de 5MB.
Formato do Paper
Abreviaturas: Recomendamos que abreviaturas no título e nome dos autores do trabalho sejam evitadas. As abreviaturas empregadas no corpo do resumo devem aparecer após a(s) palavra(s) inteira(s) na primeira vez em que aparece(m) no texto.
Os papers serão avaliados quanto a:
• A relevância do paper para a comunidade da mobilidade, se ele traz inovações ou uma nova visão sobre o tema em questão podendo-se tornar uma referência sobre o tema;
• Aspectos técnicos: correção das ideias e conceitos apresentados no paper; a citação de trabalhos relevantes sobre o mesmo assunto;
• A clareza da exposição das ideias do paper; a estrutura de pensamento, a facilidade de se seguir o pensamento do autor e a consistência da conclusão;
• O formato do paper, incluindo a parte escrita, as figuras, legendas, tabelas, entre outros, que devem seguir rigorosamente as instruções para formatação de trabalhos da SAE (template).
(*) Papers com conteúdo comercial ou com excesso de citações de nomes de empresas poderão ser rejeitados.
(*) As referências bibliográficas são parte importante do paper. Elas devem ser citadas ao longo do texto para suportar informações relevantes para o desenvolvimento do mesmo.
O idioma que o paper final será elaborado fica a critério do próprio autor, sendo que a diferença é que os trabalhos técnicos elaborados integralmente em inglês (*), serão incluídos no data base “GLOBAL MOBILITY”, da SAE International. Os papers enviados em português ficam restritos a base da SAE BRASIL.
Papers com deficiências graves no idioma (ex.: traduções literais palavra-a-palavra) podem ser rejeitados pela dificuldade de compreensão dos mesmos.
(*) Sugere-se que o paper seja em inglês apenas no caso, que algum dos autores, tenha domínio do idioma. Recomenda-se a revisão do texto com outro colega fluente em Inglês.
• Disponibilizamos no site um sistema que permitirá submissão e acompanhamentos do(s) mesmo(s). Todo o processo de submissão deverá ser gerenciado através dessa plataforma.
• Trabalhos enviados pelo correio ou por e-mail serão desclassificados.
• Importante: não serão aceitos trabalhos elaborados exclusivamente por estudantes. Estes deverão contatar a SAE BRASIL para serem encaminhados ao Comitê de Educação de Engenharia; trabalhos de natureza puramente descritiva ou com conteúdo comercial não serão aceitos; o trabalho deve ser inédito e se aceito, deverá ser feita a transferência do copyright à SAE BRASIL.
• Certifique-se de que o e-mail do autor principal, informado no formulário de envio de resumo esteja correto e não possua filtro anti-spam para o e-mail papers@saebrasil.org.br , pois todas as informações pertinentes ao evento serão enviadas para ele.
• O CPF é um campo de identificação do congressista. O seu preenchimento é obrigatório.
• Cada paper pode conter 01 (um) autor principal e até 06 (seis) co-autores.
O autor principal deverá efetuar os convites aos co-autores via plataforma.
Os convidados devem aceitar o convite e preencher os dados de cadastro.
Lembre-se: caso seu paper seja aceito, você e os possíveis coautores estarão automaticamente inscritos no evento.
Apenas os primeiros papers no ranking serão apresentados durante o Congresso SAE BRASIL 2023.
Os demais aprovados, serão disponibilizados no banco de dados da SAE BRASIL e/ou no data base “GLOBAL MOBILITY”, da SAE International, dependendo do idioma do trabalho.
Regras – Aprovados para Apresentação:
• Horário: O apresentador do trabalho deverá procurar o chairman da respectiva sessão com antecedência de pelo menos 30 (trinta) minutos em relação ao início dessa sessão técnica.
ATENÇÃO:
• A antecedência é em relação à sessão técnica, e não ao horário previsto para apresentação do trabalho.
• Tempo: São 20 (vinte) minutos para apresentação + 10 (dez) minutos para discussão.
• Infra-Estrutura: Tela; Retroprojetor; Data Show; Flip Chart; Slide Desk: O material visual (apresentação em power point) deverá ser entregue no local do evento, na sala do autor, com pelo menos 1 (uma) hora de antecedência ao início da respectiva sessão técnica.
Os trabalhos técnicos estão agrupados nos seguintes temas:
• Carroceria e Estrutura
• Chassis
• Metodologia de Projeto e Design
• Eletro-Eletrônica, Eletrônica Embarcada
• Meio Ambiente
• Combustíveis e Recursos Energéticos
• Ergonomia
• Interiores e Cabines
• Gestão e Desenvolvimento de Produtos
• Manufatura
• Materiais
• Ruídos e Vibrações (NVH)
• Peças e Componentes
• Powertrain (Motores e Transmissões)
• Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade
• Segurança
• Testes e Simulações
• Sistemas de Transporte
• Veículos
Os autores podem alterar seus dados cadastrais por meio da área do autor. (O trabalho não poderá ser alterado, após aprovação).
O copyright transfere à SAE BRASIL o direito de comercialização sobre o trabalho técnico aprovado no Congresso SAE BRASIL. Isso não tem relação com o conteúdo ou tecnologia apresentada no trabalho, significa apenas que depois de aprovado e publicado na SAE BRASIL, o paper não poderá ser publicado em outras entidades.
Os modelos para preenchimento do documento será enviado também via e-mail do autor principal para providencias com os demais componentes do trabalho, caso haja.
Modelos de Copyright:
ÚNICO AUTOR – Se só existe o autor principal.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO – CLIQUE AQUI
AUTOR + CO AUTORES – Se além do autor principal, existir mais algum co-autor.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO – CLIQUE AQUI
O processo de avaliação é realizado por um comitê técnico qualificado e renomado, formado por profissionais e acadêmicos do setor da mobilidade.
A avaliação é neutra, imparcial e respeita os critérios abaixo:
• Conteúdo técnico de referência à longo prazo
• Inovação ou revisão construtiva
• Integridade, objetividade e indicação de referências
• Clareza e organização
Os trabalhos técnicos recebem notas de 0 a 10, que automaticamente os classificam e elaboram um ranking.
Lembramos que apenas os primeiros papers no ranking serão apresentados durante o Congresso SAE BRASIL, os demais aprovados, serão apenas disponibilizados no banco de dados da SAE BRASIL e/ou no data base “GLOBAL MOBILITY”, da SAE International, dependendo do idioma do trabalho.
O resultado final, para fins de premiação, incluirá também as notas atribuídas pela plateia e pelo charmain da sessão, durante a apresentação.
Número do Paper: 2022-36-0075
Título: Numerical Study of Compression Ratio Influence on Specific Fuel Consumption of an Ethanol Fueled Engine Using GT POWER Code
Tema: Testes e Simulações
Autor Principal: Marcelo Suman Silva Assis
O trabalho foi avaliado e selecionado pelo Comitê Técnico da SAE BRASIL, coordenado pelo prof. Dr. Gilberto Martha de Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica Universidade de São Paulo.
A cerimônia de premiação do Paper Nacional 2022, acontecerá no Congresso SAE BRASIL 2023, em data e horário que ainda serão definidos