22º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações (Seção São Paulo)
O planeta cobra de todos os setores da economia, que se mantenham em crescimento contínuo, gerando riqueza, empregos e impactando o mínimo possível o ambiente!
Na Industria da Mobilidade, esta cobrança é ainda maior e, atender às altas expectativas de uma transição energética para uma economia de baixo carbono, do incentivo à circularidade dos produtos e do crescimento de uma produção mais limpa e enxuta é, ao que tudo indica, o desafio mais complexo de sua história.
Esta cobrança só não é maior do que o empenho e o comprometimento da Indústria da Mobilidade em entregar produtos mais inovadores, mais eficientes e sustentáveis e menos onerosos, mantendo seu papel de indústria empregadora, gerando riqueza e cocriando um futuro mais sustentável!
E como estamos alcançando isto?
Não medimos esforços em criar uma nova Mobilidade Sustentável, não apenas com os veículos elétricos, mas também e, principalmente, com tecnologias inovadoras, softwares embarcados, novos materiais, novos combustíveis renováveis, processos de fabricação mais enxutos e eficientes, entre outras inúmeras conquistas reais.
Os testes, físicos e virtuais e a sinergia entre eles têm papel indispensável no desenvolvimento desta nova geração de veículos sustentáveis, pois garante que façamos isto em tempo recorde e, também estamos cuidando do treinamento dos colaboradores envolvidos nesta realidade, pois qualificá-los é a única maneira de implementar as novas tecnologias com eficácia.
Se você é um profissional em atuação nesta nova Indústria da Mobilidade Sustentável, você precisa conferir os temas que o 22° Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações reuniu e que te manterá atualizado na visão futurista que os grandes centros de desenvolvimento da mobilidade exigem!
O caminho para zero protótipos; Inovação, Segurança e Confiabilidade em Sistemas Embarcados; Testes e Simulações no desenvolvimento de motores a combustão interna, biocombustíveis e hidrogênio; Tecnologias de Testes e Simulações para novos materiais e processos produtivos são os macro-temas que serão debatidos e aprofundados num dia de muito conhecimento e networking, com os melhores profissionais do setor.
Te esperamos lá, dia 25 de setembro, para cocriarmos o futuro da Mobilidade Sustentável, por meio dos Testes e Simulações!!
Confira o convite do chairperson desta edição:
CONTATO
Quer saber como a sua empresa pode participar? Entre em contato e conheça as oportunidades
Valéria de Lima
☎(11) 3142-3482
valeria.lima@saebrasil.org.br
Duvida ao realizar a inscrição:
Regiane Prado
☎ (11) 3142-3469
regiane.prado@saebrasil.org.br
Horários da Programação
1° DIA
- 08:00 - CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE
- 08:30 - ABERTURA
- 08:50 - MEDIADOR KEYNOTE:
- Arnaldo Camarão, Consultor em Engenharia, P&D e Inovação Tecnológica
- - KEYNOTE SPEAKER
- A Revolução Elétrica e a IA na Simulação de Durabilidade Automotiva: Da Era dos Motores de Combustão Interna aos Veículos Híbridos e Elétricos
- Giovanni de Morais Teixeira, SIMULIA Technology Manager Senior Specialist - Dassault Systèmes
- 09:30 - BLOCO 01: O caminho para zero protótipos
- Mediador: Marcus Bittar, Consultor
- 09:35
- Metodologia para Obter as Cargas de Reação de Operação da Porta do Tanque de Combustível Automotivo
- Rômulo Franco Pereira - Eng. de CAE - VDDV Safety, Interior, Electrification & Optimization – GM South América
- 10:00
- Digital Twin para Previsão de Falha por Fadiga
- Mellissa Nogueira Costa Diógenes – Engenheira Mecânica, ALTAIR
- 10:25
- Uso do ADAMS Real Time na maximização do desempenho de uma suspensão traseira Twist Beam
- Leonardo Augusto Massashi Ito, Lead Engineer – IDIADA
- 10:50 - COFFEE-BREAK
- 11:35 - BLOCO 02: Testes e Simulações no desenvolvimento de motores a combustão interna, biocombustíveis e hidrogênio
- Mediador: Ricardo Lima, Gerente de Engenharia de Testes - Idiada
- 11:40
- Otimização do consumo de energia/combustível através de simulações em dinâmica veicular
- Valmir Fleischmann, Diretor de Operações - VirtualCAE
- 12:05
- Algoritmos para cálculo integrado de emissões de poluentes e incertezas respectivas em testes de motores
- Bruno Goulart, Engenheiro de Testes - MAHLE
- 12:30
- Desenvolvimento de motor de combustão a hidrogênio de alta eficiência térmica
- André Ferrarese, Diretor de P&D - TUPY
- 12:55 - Networking lunch
- 14:10 - BLOCO 03: Laboratórios
- Moderador: Alisson Sarmento, CAE Manager – GM DO BRASIL
- 14:15
- Análise de Combustão e Vibração com DewesoftX: Avanços na Otimização de desempenho de Motores
- Euclides Neto, Engenheiro – DEWESOFT
- 14:40
- A Presença do IPT na Indústria Automobilística
- Rubens Silva Telles, Pesquisador e Gerente de Apoio aos Negócios da TRM - IPT
- 15:10 - BLOCO 04: Tecnologias de Testes e Simulações para novos materiais e processos produtivos
- Moderador: Ana Paola Villava Braga, Pesquisadora - IPT
- 15:15
- Sustentabilidade, Segurança, Autonomia: como a simulação pode ajudar nos desafios atuais da mobilidade?
- Rodrigo Ferraz de Andrade Flores da Silva, Gerente de Desenvolvimento de Negócios - ESSS
- 15:40
- Medição de tensões residuais por ensaio não destrutivo para controle de qualidade e aprimoramento de componentes
- Leandro da Silva Santos, Gerente de Engenharia - Vas Tecnologia Industrial LTDA
- 16:05 - Keynote Speaker:
- STELLANTIS: Estratégia de Descarbonização e Desenvolvimento local
- João Irineu Medeiros - Vice-Presidente de Compliance de Produto, STELLANTIS
- 16:55 - ENCERRAMENTO / SORTEIOS
