;
Portuguese English Spanish

Competição EletroQuad SAE BRASIL

O que é


A Competição EletroQuad SAE BRASIL é uma nova iniciativa de caráter educacional a cargo da SAE BRASIL, na modalidade por equipes e é voltada para estudantes e professores de graduação em engenharia, buscando ativamente contribuir para a formação profissional de todos os participantes.

A competição


Equipes, sob a supervisão de um professor da respectiva instituição, terão a tarefa de conceber, projetar, documentar, construir e realizar o voo autônomo de um drone do tipo quadrotor. O desafio consiste em otimizar todas as facetas da missão, empregando soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares que atendam aos requisitos e restrições estabelecidos neste regulamento.

O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento e com um modelo sugerido (open source), podendo este modelo ser adquirido no mercado ou reproduzido conforme critério da escola. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, e algoritmos empregados deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe, visando a realização das missões estipuladas neste regulamento. 

A Comissão Técnica se sente honrada e contente pelos desafios propostos para as equipes, confiante de que estas serão capazes de superá-los com excelência.

Os objetivos desta competição são subdivididos em geral e específicos, sendo eles:

Geral:

  • Fomentar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos em engenharia de sistemas e robótica aplicados à operação autônoma de aeronaves de asas rotativas entre estudantes e professores  de graduação em engenharia, através do desenvolvimento do projeto e competição entre equipes.

Específicos:

  • Aumento do interesse por veículos aéreos autônomos, em especial de aeronaves de asas rotativas.
  • Desenvolver o espírito de trabalho em equipe.
  • Desenvolver capacidade de liderança e planejamento;
  • Incentivar o comportamento ético e profissional.
  • Estímulo ao empreendedorismo; equipes de jovens enfrentam todas as fases de um empreendimento, desde a concepção até a realização e competição prática, incluindo a viabilização financeira.
  • Fomento à inovação através da constante evolução dos projetos, estimulada pelo progressivo avanço do Regulamento da Competição e desafios impostos, estimulando a adoção de técnicas avançadas de projeto de sistemas (telemetria, robótica, imageamento, integração de sistemas);
  • Difusão e aprofundamento de novas tecnologias, em particular no que se refere ao voo autônomo de veículos aéreos de asas rotativas.

Dúvidas sobre a inscrição e a competição? Entre em contato:
Programas Estudantis
☎️ (11) 3142-3472 / (11) 3142-3473
📧 cintia.nishioka@saebrasil.org.br / thais.bozzo@saebrasil.org.br

Quer saber como a sua empresa pode participar e conquistar esses estudantes? Fale conosco:
Valéria de Lima 
☎️ (11) 3142-3482
📧 valeria.lima@saebrasil.org.br