16º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura (Seção São Paulo Interior)
16ª Simpósio SAE BRASIL de Manufatura
O polo industrial do estado de São Paulo é responsável pela geração de quase 47% do PIB estadual, que por sua vez gera 30% do PIB nacional [1], evidenciando a importância deste setor para o estado e para o país, onde, por exemplo, é produzida metade dos automóveis do país. Grande parte desta influencia está sediada no interior do estado em empresas que atuam como verdadeiros laboratórios das melhores práticas de gestão de Manufatura do país, nos quais Tecnologia e Inovação atuam lado a lado, amparadas por Centros de Pesquisa referenciados nacionalmente.
É neste cenário, que a SAE BRASIL realizará a 16ª edição do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura no dia 18 de setembro de 2024, no Auditório da Associação dos Funcionários Robert Bosch, em Campinas, SP, firmando seu compromisso com a atualização de conhecimentos de alto valor tecnológico dos engenheiros, estudantes e profissionais da indústria manufatureira, especialistas em sistemas enxutos de manufatura, melhoria contínua em ambientes digitalizados entre outros setores e temas.
Neste ano, sob o tema geral MADE IN BRASIL, a programação contemplará temas como: as dimensões do programa MOVER para a Manufatura e como acessar os investimentos do Mover. Vamos conferir a posição dos órgãos de fomento, além de casos reais de projetos bem-sucedidos.
O Simpósio ainda trará a altíssima tecnologia à serviço da manufatura, no painel “Tech IA Data Science”, com casos de uso de Twim na Manufatura. Uma Visita Técnica a algumas linhas de produção da Bosch e, finalizará com um bate papo surpreendente sobre os avanços da digitalização na manufatura no Agro.
Enfim, discussões de altíssimo nível que são a marca registrada da SAE BRASIL, e que serão um prato cheio para aqueles que querem cocriar um futuro ainda mais próspero para a Manufatura Moderna!
Quero te ver lá!
Rangel Mattia
Chairperson do 16º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura
Diretor das Fábricas de Equipamentos de Construção e Florestal da John Deere Brasil
CONFIRA O CONVITE DO CHAIRPERSON RANGEL MATTIA:
IMPORTANTE!
Informamos desde já que, para percorrer a visita à produção da Bosch, os participantes devem trazer consigo seus próprios equipamentos de Segurança (sapato de segurança e protetor auricular), sem os quais a visita não será autorizada pela Bosch. Agradecemos antecipadamente a sua compreensão.
VALORES DE INSCRIÇÃO

CONTATO
Quer saber como a sua empresa pode participar? Entre em contato e conheça as oportunidades
Valéria de Lima
☎(11) 3142-3482
✉️ valeria.lima@saebrasil.org.br
Duvida ao realizar a inscrição:
Regiane Prado
☎ (11) 3142-3469
✉️ regiane.prado@saebrasil.org.br
Horários da Programação
18 de Setembro de 2024
- 07:45 - CREDENCIAMENTO / Welcome Coffee
- 08:50 - KEYNOTE SPEAKER de ABERTURA: MOVER na Manufatura
- Erwin Franieck, Diretor-presidente - SAE4MOBILITY
- 09:25 - PAINEL 1: Como acessar os investimentos do Mover
- Mediador: Luiz Fernando Carvalho de Souza, Coordenador de Negócios - PIT-SJC
- Apresentação Embrapii
- José Menezes, Gerente de Relações com o Mercado - EMBRAPII
- Apresentação BNDES
- Paulo Renato Pereira Villarim Meira – líder do Programa Prioritário BNDES Descarbonização da Mobilidade e Logística - BNDES
- Apresentação FINEP
- Renata Guinther de Carvalho Netto – Gerente - FINEP
- - DEBATES
- 10:20 - INTERVALO PARA CAFÉ
- 10:50 - PAINEL 2 - Experiências de empresas com recursos de fomento (SAE4MOBILITY)
- Mediador: Erwin Franieck, Diretor-presidente - SAE4MOBILITY
- Competitividade na Indústria Brasileira – Estudo de Caso peças em Alumínio
- Thiago Bastos - Diretor Finanças e Administrativo, Robert Bosch
- Case Eletrônica
- Flavio Henrique Sakai - Diretor Senior Automotivo – Harman Brasil
- 11:25 - DEBATES
- 11:55 - NETWORKING LUNCH
- 13:20 - VISITA TÉCNICA - Fábrica da Bosch
- 15:20 - INTERVALO PARA CAFÉ
- 15:50 - PAINEL 3 - A Tecnologias Aplicadas gerando Valor e Competitividade para Manufatura no Brasil
- Moderador: Marcelo Marcomini, Diretor Executivo - Flex
- 15:55
- Mudando o Status Quo no desenvolvimento de peças e conjuntos através do gêmeo digital dos processos
- Cesar Augusto Batalha – Country Manager - AutoForm do Brasil
- 16:10
- Inteligência Artificial - Como trazer para a prática essa nova revolução
- João Galdino – CEO - Genesis
- 16:25
- DiOS – Smart Buildings and Smart Services
- Bruno Eduardo Medina - Engenheiro Eletricista Sênior - Robert Bosch
- 16:40 - DEBATES
- - MESA REDONDA - Made in Brasil, talento, competência e paixão da manufatura
- 17:00
- Moderador: Renato Kazuo Murakami, Gerente Industrial - Kion Group
- Rangel Mattia, Diretor das Fábricas de Equipamentos de Construção e Florestal da John Deere Brasil
- Fernando Granjeiro, Vice-Presidente de Manufatura – Robert Bosch
- 17:45 - ENCERRAMENTO

