25 de novembro às 9:00
AUDITÓRIO SAE BRASIL – MAHLE
Nos últimos anos temos visto um aumento gradual na participação dos modelos eletrificados sobre as vendas totais de veículos no Brasil. A participação deste tipo de veículos nas vendas totais está hoje em torno de 2%. Comparando-se com 2019 essa participação aumentou cerca de quatro vezes.
Embora o Brasil não tenha ainda uma estratégia definida para a eletrificação veicular o mercado mostra uma tendência de crescimento motivado principalmente por iniciativas de algumas montadoras.
Porém, quando olhamos o que ocorre nos principais mercados do mundo, verificamos que estamos bastante defasados em relação à evolução tecnológica global. No mundo atual, a participação de veículos eletrificados sobre o total está acima de 20% na média dos países, dez vezes acima do Brasil. Em alguns países, como na China, a participação é acima de 30% e em países como Alemanha e Reino Unido, acima de 40%.
As estratégias de mobilidade elétrica variam conforme o país e incluem desde incentivos financeiros aos compradores, redução de impostos, objetivos de redução de emissões, entre outros. Muitos países já introduziram datas limites para a emissão zero dos veículos, assim várias montadoras já têm datas definidas para o fim dos veículos puramente a combustão. Nesse cenário global, qual seria uma matriz adequada para o Brasil?
De modo global, as montadoras estão alocando os investimentos no desenvolvimento de novos produtos eletrificados, reduzindo significativamente novos projetos convencionais. O que traz um risco ao Brasil, se demorarmos muito para colocar uma estratégia efetiva no papel (e na prática).
No painel de Veículos Elétricos e Híbridos do Congresso SAE 2022 teremos a presença de presidentes de empresas chave no setor automotivo brasileiro que debaterão sobre os caminhos e ações que precisamos implementar para mantermos a relevância da indústria nacional incluindo a capacidade reconhecida de desenvolvimento.
MÃE TERRA
TECNOLOGIA E REGULAÇÃO
Convidados:
Eduardo Javier Muñoz
CEO, BRAVO
Oswaldo Ramos
CEO, Great Wall Motors Brasil
Ricardo Fanucchi
Diretor Executivo de Desenvolvimento de Produto, GM do Brasil
Ricardo Gondo
CEO, Renault do Brasil
Mediador:
Ricardo Bacellar
Fundador BACELLAR ADVISORY BOARDS – AUTOMOTIVE & MOBILITY
*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio
Esse tema tem sinergia com os valores da sua organização? Associe a sua marca ao painel!
Entre em contato e saiba como:
Valéria de Lima
☎️ (11) 3142-3482
📧 valeria.lima@saebrasil.org.br