Portuguese English Spanish

<<VOLTAR PARA HOME

PAINEL VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

25 de novembro às 9:00
AUDITÓRIO SAE BRASIL – MAHLE

Amadurecimento da eletrificação nas estratégias dentro do cenário brasileiro

Nos últimos anos temos visto um aumento gradual na participação dos modelos eletrificados sobre as vendas totais de veículos no Brasil. A participação deste tipo de veículos nas vendas totais está hoje em torno de 2%. Comparando-se com 2019 essa participação aumentou cerca de quatro vezes.
Embora o Brasil não tenha ainda uma estratégia definida para a eletrificação veicular o mercado mostra uma tendência de crescimento motivado principalmente por iniciativas de algumas montadoras.
Porém, quando olhamos o que ocorre nos principais mercados do mundo, verificamos que estamos bastante defasados em relação à evolução tecnológica global. No mundo atual, a participação de veículos eletrificados sobre o total está acima de 20% na média dos países, dez vezes acima do Brasil. Em alguns países, como na China, a participação é acima de 30% e em países como Alemanha e Reino Unido, acima de 40%.
As estratégias de mobilidade elétrica variam conforme o país e incluem desde incentivos financeiros aos compradores, redução de impostos, objetivos de redução de emissões, entre outros. Muitos países já introduziram datas limites para a emissão zero dos veículos, assim várias montadoras já têm datas definidas para o fim dos veículos puramente a combustão. Nesse cenário global, qual seria uma matriz adequada para o Brasil?
De modo global, as montadoras estão alocando os investimentos no desenvolvimento de novos produtos eletrificados, reduzindo significativamente novos projetos convencionais. O que traz um risco ao Brasil, se demorarmos muito para colocar uma estratégia efetiva no papel (e na prática).
No painel de Veículos Elétricos e Híbridos do Congresso SAE 2022 teremos a presença de presidentes de empresas chave no setor automotivo brasileiro que debaterão sobre os caminhos e ações que precisamos implementar para mantermos a relevância da indústria nacional incluindo a capacidade reconhecida de desenvolvimento.

MÃE TERRA

TECNOLOGIA E REGULAÇÃO

Convidados:

Eduardo Javier Muñoz
CEO, BRAVO

Oswaldo Ramos
CEO, Great Wall Motors Brasil

Ricardo Fanucchi
Diretor Executivo de Desenvolvimento de Produto, GM do Brasil

Ricardo Gondo
CEO, Renault do Brasil

Mediador:
Ricardo Bacellar
Fundador BACELLAR ADVISORY BOARDS – AUTOMOTIVE & MOBILITY

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

PATROCÍNIO DO PAINEL

Esse tema tem sinergia com os valores da sua organização? Associe a sua marca ao painel!
Entre em contato e saiba como:
Valéria de Lima 
☎️ (11) 3142-3482
📧 valeria.lima@saebrasil.org.br

<<VOLTAR PARA HOME