;
Portuguese English Spanish

10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos debate estrutura para eletromobilidade no País

18 de out

São Paulo, outubro de 2021 – Eletromobilidade – o Brasil está preparado? é o tema do 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, que será apresentado em formato 100% digital nos dias 19 e 20 de outubro.

“As metas de redução das emissões de CO2 estão na pauta dos governos, da indústria e da academia de forma cada vez mais relevante, e o 10º Simpósio VEH é o fórum ideal para compreendermos como a eletrificação pode contribuir para essas metas” diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Dirigido por Samantha Uehara, especialista em Tecnologia de Produto da MAHLE, o simpósio trará o panorama da mobilidade elétrica brasileira nos diversos modais de transporte, com palestras e debates sobre infraestrutura, capacitação de mão de obra especializada e desafios para soluções globais na eletrificação dos diversos modais de transporte.

Também vai discutir marcos regulatórios e incentivos para o desenvolvimento da eletromobilidade no País, além da gestão do ciclo de vida dos componentes aplicados aos novos sistemas elétricos e do e-Motorsport como estímulo ao desenvolvimento e práticas de novas tecnologias.

“O objetivo é provocar a análise e reflexão sobre como preparar o Brasil para a eletromobilidade no transporte em terra, mar e ar”, aponta Samantha. Na visão da engenheira a transformação da mobilidade em escala global envolve novas práticas econômicas e critérios rígidos de responsabilidade ambiental, social e de governança, que impulsionam o surgimento de novas soluções tecnológicas com elevado conteúdo mecatrônico. Ela acredita que o Brasil deve discutir como fazer a transição do powertrain clássico, com motor de combustão interna, para o eletrificado, passando pela hibridização e a utilização de biocombustíveis.

Em dois dias o 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos apresentará quatro painéis com palestras proferidas por especialistas, além de quatro equipes atuantes nas competições dos programas estudantis da SAE BRASIL em categorias elétricas – Fórmula SAE e H2 Challenge Ballard SAE, que contarão um pouco da experiência extracurricular adquirida com a prática do desenvolvimento dos projetos dos carros.

No dia 19 o primeiro painel intitulado A tríplice hélice está girando para eletrificação?  serão abordados temas da eletrificação na linha V do ROTA 2030, o cenário automotivo brasileiro na nova mobilidade e a contribuição da universidade para a eletrificação. O segundo painel Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar enfocará os avanços da eletrificação nos diversos tipos de transporte. O dia 20 começa com o painel E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade, que destacará a eletrificação de veículos comerciais e novos dispositivos para a mobilidade elétrica. O painel Ciclo de vida e sustentabilidade das baterias encerra a programação.

10º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos – Realização Seção Regional São Paulo – 19 e 20 de outubro, das 14 às 17h50

Patrocínio AVL, Borg Warner, Bosch, Chevrolet, Dassault Systèmes, Eaton, Eldorado, Gerdau, Keysight Technologies, Moura, Randon Implementos, Schwaben, Siemens, Suspensys, TE Connectivity e Tox Pressotechnik

Inscrições https://saebrasil.org.br/eventos/10o-simposio-sae-brasil-de-veiculos-eletricos-e-hibridos-secao-sao-paulo/

PROGRAMAÇÂO

19 de Outubro

14h ABERTURA por Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL e Samantha Uehara, chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos

14h10 Contextualização PAINEL 1: A tríplice hélice está girando para eletrificação? por Ricardo Takahira, co-chairperson do simpósio, Research & Technology Owner, Pos Graduation professor Facens and Instituto Mauá de Tecnologia, Training & Capacitation.

Palestras:

14h20 Um balanço da eletrificação na linha V do ROTA 2030, por Janayna Bhering Cardoso, executiva de Negócios e Parcerias da FUNDEP;

14h40 Cenário automotivo brasileiro rumo à nova mobilidade, por Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea;

15h00 Como a universidade pode ajudar no processo da eletromobilidade, por José Carlos de Souza Jr., reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.

15h20 Q&A. Moderador Ricardo Takahira.

15h50 – 16h00 – Virtual break Pitch Tesla UFMG – Fórmula Elétrica SAE BRASIL, com Maria Luiza Scoralick, capitã da Equipe Tesla da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Pitch H2 Challenge IMT Mauá-Baja H2, com Gustavo Giusti, membro da equipe Baja H2 IMT, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT São Paulo).

16h10 Contextualização PAINEL 2: Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar por Marco Garcia, gerente de Testes da Scania

Palestras:

16h20 Sistemas regenerativos de tração auxiliar elétrica, com Carlos Beraldo, coordenador de Engenharia do Produto na Suspensys Sistemas Automotivos;

16h40 eVTOL A hora de decolar, com Flávia Ciaccia, vice-presidente de Experiência do Usuário, EVE Air Mobility;

17h00 Commercial Marine Autonomous Vehicles Come True, com Vicente Carrasco, Sales manager of Sensor & Robotics for South America da Kongsberg Maritime.

17h20 Q&A. Moderador: Marco Garcia, gerente de Testes da Scania

17h50 ENCERRAMENTO

20 de Outubro

14h ABERTURA Samantha Uehara, chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos

14h10 Contextualização do PAINEL 3: E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade, por Alexandre Uchimura, gerente de Novos Negócios na Bosch.

Palestras:

14h20 Desafios para o Fast Charging CA e CC, com Wilson Morais, EV Charging Infrastructure manager na ABB Brasil;

14h40 Eletrificação para veículos comerciais, com Henrique Uhl, gerente de Estratégia de Produto América do Sul da Eaton;

15h00 Tecnologia e tendências: motores elétricos e inversores de frequência para tração elétrica de veículos comerciais, com Maurício Gama Frutuoso, especialista de Desenvolvimento de Negócios, Siemens.

15h20 Q&A. Moderador: Alexandre Uchimura.

15h50 – 16h00 Virtual break Pitch Unicamp E-Racing FSAE Elétrico, com Nikollas Javier, capitão da equipe Unicamp E-Racing; e Pitch UFABC – H2 Challenge, com Bruno Furquim, capitão da UFABC Challenger Electric Racing Team.

16h10 Contextualização PAINEL 4: Ciclo de vida e sustentabilidade das baterias, com Raul Fernando Beck , Diretoria de Soluções Tecnológicas e Consultoria do CPqD.

Palestras:

16h20 Economia circular e Logística reversa de baterias de lítio-íon, com David Noronha, Co-Founder & CEO da Energy Source;

16h40 Veículos Elétricos: Recarga, normas e tecnologias suplementares, por Vitor Oliveira, engenheiro de Soluções na Keysight Technologies;

17h00 Baterias dos VEs, por Fernando Pontual Castelão, diretor geral da Divisão de Lítio e Transportadoras do Grupo Moura.

17h20 Q&A. Moderador: Raul Fernando Beck.

17h50 ENCERRAMENTO