;
Portuguese English Spanish

A Promoção da Diversidade como Estratégia para Atração e Retenção de Talentos

12 de ago

As pesquisas sobre Diversidade e Inclusão (D&I), realizadas pelos mais competentes e sérios institutos nacionais e internacionais, apontam para os benefícios de um ambiente empresarial diverso e inclusivo, em que as pessoas por se sentirem acolhidas se tornam mais criativas e engajadas. Nessas empresas, as lideranças são influenciadoras e motivadoras, tratando a todos e todas com respeito e igualdade. Assim, se forma um círculo virtuoso de integração entre as frentes: social – oportunidades equilibradas, ambiental – responsabilidade da empresa com o impacto de suas atividades e a frente do negócio – reconhecimento da sociedade, que se identifica e se sente representada no ambiente interno da empresa. A consequência é, sem dúvida, a preferência do cliente, a lucratividade e o compromisso público de inserir a D&I na estratégia do negócio.

Resgatando o conceito de estratégia, que significa a lógica que vai organizar e escolher os passos a serem dados para se atingir um objetivo, vale começar pelos recursos necessários para o alcance das metas: humanos, financeiros, ambientais entre outros. Assim, um mundo que muda em segundos, que não apresenta mais planos lineares e respostas pré-concebidas, cuja complexidade ultrapassa a capacidade de resposta de uma pessoa apenas, não é possível dar conta da missão de negócios sem contar com equipes plurais, visões interconectadas e co-construção de ações e planos flexíveis e adaptáveis.

Nesse sentido, a atração de talentos precisa ser diversificada, quebrar canais, linguagens e requerimentos engessados e limitados para passar a dialogar diretamente com aquelas pessoas que nos ajudarão a construir os passos e produtos certos para nos mantermos relevantes no mercado e/ou no segmento de cada empresa. A inovação, atributo fundamental para a perenidade dos negócios, se reproduz em equipes diversas com práticas de respeito e reconhecimento e em ambientes e metodologias realmente participativos. 

Contando com informações confiáveis e com a capacidade de interpretá-las por meio da diversidade de pensamentos, idades, culturas, competências, experiências e realidades que compõem os ambientes empresariais criativos, diversos e inclusivos, as companhias se tornam mais e mais competitivas, já que a sociedade se sente representada e reconhece o desafio das organizações empresariais oferecendo sua contrapartida na preferência por suas marcas e produtos. 

O complexo cenário dos negócios voltado à obtenção de resultados financeiros para cumprir com a responsabilidade de destinar dividendos às pessoas acionistas, pagar impostos,  gerar empregos com remuneração e benefícios justos e uma centena de outras obrigações vivenciadas pelas empresas, passa a enfrentar também o desafio de ouvir ativamente pelas pessoas que compõem o grupo de colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros de negócio. Analisar corretamente as informações obtidas significa tomar as decisões de negócio respondendo com agilidade e transparência às demandas. A boa notícia é que  as vivências múltiplas representam uma conexão genuína entre a empresa e seus públicos de relacionamento, apoiando a construção de um modelo de negócio efetivo e sustentável , onde a D&I se destaca como um dos pilares das empresas bem sucedidas.

Para ilustrar essa necessidade de melhorar os sistemas de escuta e resposta efetiva às necessidades dos públicos internos das empresas, compartilhamos a Pesquisa Latino Americana sobre Pessoas LGBTIQ+ nos Lugares de Trabalho. Aqui o capítulo Brasil em português:

E aqui a pesquisa completa em espanhol com o capítulo Brasil em português

Vamos iniciar, alavancar e/ou melhorar o ambiente e práticas para uma cultura inclusiva na empresa, em direção ao sucesso e relevância no cenário atual?

Por:
Keyllen Nieto, fundadora e consultora sênior da consultoria Integra Diversidade
Roberto Felício, sociólogo e especialista na relação empresa – comunidade.

Caso tenha perdido o Conversas Inspiradoras – A Promoção da Diversidade como Estratégia para Atração e Retenção de Talentos, assista:

REALIZAÇÃO


Foto de capa de fauxels no Pexels