;
Portuguese English Spanish

Fontes de combustíveis renováveis vão substituir combustíveis fósseis nos próximos anos

7 de jul

Você sabia que no primeiro trimestre de 2020 foi registrada a maior queda na demanda de petróleo da história? A demanda por um combustível no mercado nunca antes havia sofrido uma queda tão significativa quanto essa. 

Por outro lado, a busca por energias renováveis tem crescido mais do que a de qualquer combustível já antes visto na história. Até mesmo grandes empresas, consideradas gigantes do petróleo, têm investido em combustíveis renováveis. 

Isso significa que os combustíveis fósseis estão com os dias contados? Continue lendo para saber mais.

A utilização de combustíveis fósseis

Alguns dos combustíveis fósseis mais conhecidos, e utilizados ao redor do mundo, são o petróleo, que gera a gasolina e o óleo diesel, o carvão e o gás natural. No Brasil, o setor que mais utiliza ainda combustíveis fósseis é o de transporte, com grande parte do consumo vindo de óleo diesel.

O carvão é conhecido por ser utilizado para gerar eletricidade, principalmente em situações de seca ou crise hídrica. Também é muito utilizado em metalúrgicas.

A China é um exemplo atual de uso de usinas movidas a carvão, indo na contramão da descarbonização. Em 2022, o país aprovou o maior número de novas usinas movidas a carvão desde 2015, apesar do seu comprometimento em reduzir as emissões de carbono. 

Já o gás natural, no Brasil, é utilizado principalmente para o segmento termelétrico e industrial. A demanda pelo combustível aumentou nos últimos anos devido ao preço mais elevado de outros combustíveis. Em 2021, 46% desse gás foi usado para geração de energia elétrica.

Apesar dos combustíveis fósseis ainda serem utilizados ao redor do mundo em diferentes segmentos, os combustíveis renováveis são a resposta para o futuro. E o Brasil é um grande exemplo quando o assunto é transição energética e descarbonização.

Combustíveis renováveis são o futuro – e o Brasil está na frente!

A Matriz Elétrica Brasileira é considerada uma das mais limpas do mundo. Graças ao nosso território, condições climáticas e biodiversidade, cada vez mais o uso de combustíveis renováveis por aqui vem se tornando realidade.

Por volta de 60% da energia elétrica produzida em nosso país provém das hidrelétricas, segundo o Balanço Energético de 2022, do Ministério de Minas e Energia. Os combustíveis fósseis representam cerca de 16% da energia produzida no Brasil, e este número tem caído cada vez mais.

Na Matriz Energética geral do Brasil, a presença dos combustíveis fósseis ainda é um pouco mais relevante: aproximadamente 34% da matriz é composta por petróleo e derivados. 

Ainda assim, o cenário é positivo: somando energia hidráulica, outras fontes renováveis e derivados de cana de açúcar, temos 36% da energia do país vinda de fontes renováveis. Os números são do Balanço Energético Nacional de 2022.

Quando o assunto é produção de etanol e biodiesel – ambos combustíveis renováveis – nosso país é protagonista. Produzidos a partir de biomassa, como cana-de-açúcar e óleos vegetais, os biocombustíveis são a grande aposta para a substituição dos combustíveis fósseis.

Transição energética: o que dizem as previsões

A descarbonização é pauta mundial e está presente em acordos globais, como o Acordo de Paris e as campanhas Race to Zero e Race to Resilience, promovidas pela ONU. Os projetos visam à diminuição de emissões de gases de efeito estufa.

O movimento de transição energética já é uma realidade sem precedentes. Segundo dados da multinacional British Petroleum, as fontes de energias fósseis vão sofrer um declínio irreversível nos próximos 30 anos. 

Até 2040, aproximadamente, as energias renováveis devem apresentar um crescimento entre 20% a 60%.

O cenário para a transição energética é diversificado! São muitas as opções que o meio-ambiente oferece. O caminho para o futuro é mais verde e sustentável, e os combustíveis renováveis são garantia disso!