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A premiação tem como objetivo estimular em todas as redações do País a cobertura jornalística das transformações da engenharia da mobilidade brasileira

14 de nov

Competição de engenharia encerrada no domingo, 5 de novembro, celebrou sua 25ª. edição consecutiva.

São José dos Campos, 7 de novembro de 2023 – As equipes campeãs em 2022 da Competição AeroDesign, Axé-Fly, Adelphi e Microraptor, repetiram o bom desempenho e sagraram-se novamente campeãs em 2023 das classes Regular, Advanced e Micro respectivamente.

A equipe Axé-Fly, da Universidade Federal da Bahia, foi a vencedora da Classe Regular da Competição SAE BRASIL AeroDesign, que terminou no domingo, 6 de novembro, na pista do aeroporto de São José dos Campos, São Paulo, totalizando 498,62 pontos.

Na classe Advanced, a equipe Adelphi, da Universidade Estadual Paulista, Campus São João da Boa Vista, foi a vencedora com 504,20 pontos, e a equipe Microraptor, da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi a
vencedora da Classe Micro com um total de 474,85 pontos.

A competição classificou em segundo lugar na Classe Regular, a equipe Aerofeg, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, da UNESP, com 466,62pontos. Na Classe Advanced, o segundo lugar foi para a equipe Findus, da Universidade de Linkoping, Suécia, que obteve 350,63 pontos. A equipe Albatroz AeroDesign Micro, da Universidade do Estado de Santa Catarina, ficou em segundo lugar na Classe Micro, com 393,49 pontos.

As equipes que obtiveram o primeiro e o segundo lugares na Classe Regular – Axé-Fly e Aerofeg – e as primeiras colocadas nas Classes Micro e Advanced – Microraptor e Adelphi – conquistaram o direito de
representar o Brasil na SAE Aero Design East Competition, programada para ocorrer de 8 a 10 de março de 2024, nos EUA, e na qual equipes brasileiras, competindo desde 2000, acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aero Design East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Transcorrida em clima de grande entusiasmo, Competição AeroDesign encerrada no domingo passado marcou a 25ª. edição consecutiva do Projeto SAE BRASIL AeroDesign.

Ao longo de duas décadas e meia a Competição AeroDesign tem atraído contingentes crescentes de professores e estudantes de nível superior de nosso país e mesmo do exterior, abrangendo desde grandes centros urbanos às mais remotas localidades, contribuindo de forma efetiva para a difusão e conhecimento da Ciência Aeronáutica e servindo como inspiração para o surgimento de novos livros
didáticos sobre o tema.

Troféu Embraer de Excelência em Projeto

Com o objetivo de premiar excelentes projetos de engenharia que tenham qualidades como inovação, simplicidade, boas práticas, documentação bem detalhada, o Troféu Embraer de Excelência em Projeto foi para a equipe Axé-Fly, da Universidade Federal da Bahia.

O troféu é de posse temporária, até o final da 26ª Competição AeroDesign, quando será transferido para uma nova equipe premiada.

Menção honrosa

O Comitê Técnico da SAE AeroDesign 2023 concedeu 18 menções honrosas a equipes que tiveram desempenho excepcional em diferentes quesitos:

Melhor projeto – Classe Regular – Axé Fly, Universidade Federal da Bahia; Classe Advanced – Adelphi ´- Faculdade de Engenharia – Campus São João da Boa Vista (UNESP); e Classe Micro – Trem Ki Voa Micro, Universidade Federal de São João del-Rei.

Melhor apresentação oral – Classe Regular – Axé Fly, Universidade Federal da Bahia; Classe Advanced – Adelphi, Faculdade de Engenharia – Campus São João de Boa Vista (UNESP); Classe Micro – Microraptor, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Maior acuracidade carga paga (carga planejada a ser transportada) – Classe Regular – Aerofeg – Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP; Classe Micro – Uirá Micro – Universidade Federal de Itajubá.

Maior peso carregado – Classe Regular – EESC-USP Alpha, Escola de Engenharia da USP de São Carlos
Melhor sistema embarcado- Classe Advanced: Adelphi, Faculdade de Engenharia – Campus São João de Boa Vista (UNESP).

Melhor projeto de safety – Classe Advanced : Canarinho – Faculdade de Engenharia – Campus Bauru (UNESP).

Melhor sistema de alijamento – Classe Advanced: Findus – Universidade de Linkoping, Suécia
Menor tempo de missão completa – Classe Micro – Albatroz AeroDesign Micro – Universidade do Estado de Santa Catarina

Menor volume de caixa – Classe Micro – FEI Micro – FEI – Campus São Bernardo Do Campo

Primeira missão completa – Classe Micro – Microraptor, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Maior carga paga equipe estrangeira – U-Fly – Universidad Aeronáutica en Querétaro – México

Último Voo com Motor Glow da História da Classe Regular – Aerocária – PUC Paraná

Inovação – Projeto de uma Hélice Quadripá – Falcons – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)

Melhor Campanha de Ensaios – Axé Fly, Universidade Federal da Bahia Axé Fly, Universidade Federal da Bahia.

Sobre o Projeto AeroDesign

O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes em nível superior e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Muito embora o objeto de competição sejam aeronaves voltadas ao transporte de carga, muitos dos princípios, técnicas e materiais empregados em sua construção são os mesmos adotados para os chamados Veículos Aéreos Não Tripulados – VANT’s, cujo emprego esteve por muitos anos vinculado à área militar mas que, em tempos recentes, vem rapidamente ganhando aplicações no campo civil.

A qualidade dos projetos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais – basicamente engenheiros que atuam na indústria aeronáutica brasileira – que integram o Comitê Técnico da Competição.

Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização de seus projetos, os estudantes tem também a oportunidade de exercitar disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que, não obstante, se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia em um mundo sempre mais competitivo: espírito de equipe, liderança, planejamento, capacidade de vender ideias e projetos.

A Competição conta com o patrocínio da Embraer, Boeing, Raytheon Technologies, AKAER, Azul Linhas Aéreas, GE, Liebherr Aerospace, Parker, Rolls-Royce e XMobots. Apoiam o Projeto instituições governamentais de grande relevância como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), SJK Airport e a Prefeitura de São José dos Campos. Importantes organizações da sociedade civil como o São José dos Campos Convention & Visitors Bureau, a Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE) e a Associação Desportiva Classista Embraer (ADC Embraer) apoiam o empreendimento. Mantém parcerias com: MK Fuels, Rede Accor, Maruá Hotel e B&B Hotel

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com  6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.