;
Portuguese English Spanish

Estudo aponta os caminhos da produção do hidrogênio verde no Nordeste

29 de set

Região tem potencial para ser grande produtor do combustível, mas planejamento regional deve ser considerado o quanto antes.

Para que o hidrogênio verde, considerado um dos combustíveis do futuro, faça parte do mercado energético do Nordeste, é preciso planejar no presente essa inserção. É o que mostra um estudo realizado pela SAE4MOBILITY, Instituto de Ciência e Tecnologia da SAE BRASIL, a pedido do Plano Nordeste Potência, que desenha um cenário nacional de mobilidade sustentável para a região.

O relatório aponta o passo a passo para os nove estados ingressarem na cadeia produtiva desse gás extraído da água, três vezes mais potente que a gasolina e que não gera poluição quando consorciado a energias renováveis.

Intitulado “Mapeamento de Cadeias de Mobilidade”, o documento contextualiza o hidrogênio verde no panorama energético brasileiro e mundial e descreve o que governos e iniciativa privada precisam fazer para impulsionar o uso do H2V, como é chamado.

No estudo, a SAE4MOBILITY cita três desafios a serem superados: preço; distribuição e armazenamento; e transporte. “Cada um desses temas tem infinitas soluções, e no documento indicamos exemplos de como os governos estaduais e federal e a iniciativa privada podem ajudar a alavancar essa tecnologia e trazer benefícios para o Nordeste e para o país”, afirma o principal autor do estudo, Camilo Adas, presidente do conselho da SAE4MOBILITY.

O H2V tem no Nordeste um terreno propício para o seu desenvolvimento, uma vez que sua produção depende de fontes renováveis de energia. É que o hidrogênio só pode ser chamado de verde quando a eletricidade envolvida no processo de obtenção do gás tem emissão baixa de gases do efeito estufa. O hidrogênio marrom e o cinza, por exemplo, são produzidos a partir de combustíveis fósseis, e portanto emitem muitos gases estufa em sua produção.

Diferenciais

O relatório destaca que atualmente 84% da energia gerada no Nordeste é renovável. A fonte hidrelétrica gera 30.082 gigawatts ao ano (31%); a eólica, 48.706 (49%) gigawatts e a solar, 3.643 gigawatts (4%). Quando se leva em consideração o potencial de crescimento das renováveis, a região se destaca inclusive no cenário internacional.

Isso porque o Nordeste, além de agregar os elementos necessários para a produção, tem uma posição privilegiada para sua exportação. O hidrogênio verde é visto por outros países como um dos caminhos possíveis para cumprirem suas metas climáticas e abandonarem as fontes fósseis, como o carvão, na geração de energia, e a importação pode se tornar viável neste cenário.

Porém, além da exportação, o H2V no Nordeste pode servir de alavanca para o desenvolvimento industrial verde da região, estimulando a vinda de empresas multinacionais para solo brasileiro, e promovendo a mobilidade elétrica ainda incipiente no contexto nacional.

Estão em processo de criação no Brasil, alguns hubs de produção de hidrogênio, dois deles no Nordeste. O mais avançado, com contratos assinados, é o hub do porto do Pecém, no Ceará. Há também projetos no porto do Suape, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

O H2V está inserido no Plano Nordeste Potência, documento da sociedade civil que propõe caminhos de desenvolvimento verde e justo para a região, e que foi entregue a candidatos a governos estaduais. Ele indica a necessidade de se estabelecer um planejamento regional para otimizar a produção, o escoamento e a utilização da tecnologia, mas também alerta para riscos socioambientais associados.

Um dos pontos principais para promover o Nordeste como polo produtor mundial de hidrogênio verde é o fornecimento de energia renovável a um custo reduzido para a produção, o que pode estimular a instalação de torres eólicas no mar, chamadas offshore.

“Ainda que sejam mais benéficas para o clima do planeta em comparação com gás e carvão, as torres eólicas offshore não estão livres de gerar outros impactos ambientais e sociais, especialmente se forem feitas de afogadilho”, explica a coordenadora do Plano Nordeste Potência, Cristina Amorim. “Estudar com cuidado a costa brasileira, escutar com respeito as comunidades litorâneas e estabelecer ações para evitar impactos antes da implantação é o caminho lógico para quem deseja usar o selo verde.”

A SAE4MOBILITY promove atualização tecnológica da indústria focada em projetos e inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. Com sede na cidade de São Paulo e presença em sete estados brasileiros, a associação é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo iniciada em 1991, quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial criaram no Brasil uma afiliada da SAE International. A SAE BRASIL promove anualmente dezenas de eventos, entre simpósios, fóruns, colóquios, palestras e congressos, que contam com a presença de mais de 15 mil participantes.


O Plano Nordeste Potência é resultado de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O objetivo principal é garantir que a transição energética no Nordeste seja justa, inclusiva e contemple a revitalização da Bacia do Rio São Francisco.

Confira o mapeamento completo aqui.

 

Atendimento à imprensa

SAE4MOBILITY

SAE BRASIL

Sobre o Plano Nordeste Potência
Verônica Falcão – 81 99975-2722
Marcela Balbino – 81 99481-7347