10 de dez
Em três dias, evento realizado de maneira online ofereceu mais de 20 horas de conteúdo com discussões envolvendo os principais modais da mobilidade, com a contribuição de mais de 60 painelistas
Com o tema “O futuro da mobilidade conectada – da energia à sustentabilidade”, o WEB FÓRUM SAE BRASIL, considerado o principal evento do ano da mobilidade no País, realizado no início de dezembro, ofereceu ao público mais de 20 horas de conteúdo com a contribuição de mais de 60 painelistas.
Em uma plataforma inovadora, que ofereceu, além do acesso às plenárias, a oportunidade de os participarem visitarem virtualmente os estandes das empresas patrocinadoras, o WEB FÓRUM SAE BRASIL teve dois painéis dedicados a Caminhões e Ônibus e Transformação Digital, além de painéis dedicados a Veículos Elétricos e Híbridos, Ferroviário, Aeroespacial, Internacional, Educação na Engenharia, Sustentabilidade, Engenheiros-Chefe, Trabalhos Técnicos (Papers), Operações Industriais Conectadas, Gestão Energética e Presidentes.
“O comitê organizador do evento, com a colaboração de mais de 200 voluntários da SAE BRASIL, montou um conteúdo fantástico que levantou discussões de grande importância para a engenharia da mobilidade, ressaltando o protagonismo mundial que o Brasil pode exercer em algumas tecnologias específicas, como biocombustíveis, segurança e diversificação da intermodalidade de transportes”, avalia o presidente do WEB FÓRUM SAE BRASIL e da Brose do Brasil, Max Forte.
“Foi um grande desafio fazer o evento online após 28 anos de realização do congresso presencial, mas o nível das discussões e a atualidade do que foi apresentado deixou clara a absoluta relevância da SAE BRASIL no papel de reunir players, como empresas, entidades, academia, governos e terceiro setor para fomentar o diálogo em prol do desenvolvimento da engenharia da mobilidade”, salienta Forte.
Para ele, o futuro da mobilidade já chegou, acelerado principalmente pela pandemia da Covid-19. “Conectividade, direção autônoma, compartilhamento de veículos e eletrificação estão se fortalecendo em intensidade e velocidade crescentes. A indústria 4.0 se funde com os temas da mobilidade, ressaltando a transformação digital de todos os envolvidos e a mudança para a nova sociedade 5.0. A mobilidade é inerente à vida e promover a disseminação do conhecimento da mobilidade é o que nos move. O WEB FÓRUM representou uma injeção de ânimo para exercer a nossa responsabilidade cívica e social com esse propósito”, conclui o presidente do evento.
A cobertura dos painéis do WEB FÓRUM SAE BRASIL pode ser conferida em: https://saebrasil.org.br/categoria/noticias/
Sobre a SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, ferroviário, aéreo e naval. A entidade tem como propósito ser a “Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”.
A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE BRASIL vem crescendo, totalizando mais de seis mil associados, 900 voluntários e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. Mais informações: https://saebrasil.org.br/