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Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular traz desafios de cidades inteligentes e sustentabilidade

1 de abr

6º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular será realizado em 16 de abril, no Circuito Panamericano (Elias Fausto, Interior paulista)

São Paulo – Dos Pesados à Micromobilidade qual é a colaboração da Dinâmica Veicular para cidades inteligentes e sustentabilidade? Esse é o foco do debate no 6º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular, dia 16 de abril, no Circuito Panamericano (Estrada Municipal Giovanni Battista Pirelli, 5400 – Elias Fausto, SP), considerado o maior complexo multipistas da América Latina.

Organizado pela Seção Regional São Paulo-Interior da SAE BRASIL, o simpósio de Dinâmica Veicular trará imersão nas simulações computacionais, simuladores de direção, modelos matemáticos, e metodologias validadas em campos de provas e laboratórios para a sustentabilidade de novos projetos de veículos terrestres em harmonia com propostas de cidades inteligentes e automação.

Entre os diversos temas em pauta no simpósio se destacam a nova mobilidade com biocombustíveis de motorizações híbrida ou 100% elétrica, e aspectos de segurança, durabilidade e conforto nos narrow cars (de largura estreita), em que a estabilidade é mandatória e representa um desafio à engenharia.

Cláudio Castro, chairperson do simpósio e diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento na Schaeffler Brasil, atribui a importância do debate ante a perspectiva da eletrificação, que impõe adequações nas plataformas dos veículos convencionais. “Os avanços revelam novos paradigmas e variáveis na concepção de projetos, tanto nas dimensões e peso como na distribuição de massa, os quais trazem desafios à rigidez das plataformas, mudanças de posicionamento do centro de gravidade e alterações de potência e peso, além de novos sistemas embarcados”, afirma o engenheiro.

Argemiro Costa, da equipe organizadora do simpósio, coordenador da Comissão Técnica de Dinâmica Veicular da SAE BRASIL, e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos da Prometeon, atesta a importância dos testes físicos. “Os investimentos milionários em campos de prova mundo afora comprovam a necessidade da validação final do produto em pista”, aponta.

Expoentes da indústria são os convidados a debater a evolução da Dinâmica Veicular em painéis e mesas-redondas, sob o panorama da transição energética, da indispensável sustentabilidade, dos desafios das novas motorizações para veículos leves e pesados e sua interface com as cidades inteligentes (Veja quem são eles na programação).

Programação – Na programação se destacam ainda demonstrações práticas em pista dos efeitos dos últimos avanços tecnológicos e o Talk Show Motorsport de Danilo Dirani (Copa Truck), um dos maiores campeões de Kart profissional do país e que aos 28 anos de idade e 20 de experiência, conquistou mais de 900 troféus e 30 títulos. Entrevistador: Cesar Urnhani, piloto de testes.


6º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular – 16 de abril de 2023

Local: Circuito Panamericano, Estrada Municipal Giovanni Battista Pirelli, 5400 – Elias Fausto, SP.

Patrocínio: Applus Idiada, Vector, Centro Tecnológico Randon, EDAG, Prometeon, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Virtual CAE e Try Testes e Simulações.

Apoio Institucional: Abendi, Anfir, Circuito Panamericano, FEI, Mauá, IQA, Pirelli, IQA, UnB, PUC Campinas e Unicamp.


PROGRAMAÇÃO

07:45 – Credenciamento/welcome coffee – (Box 1)

08:30 – Abertura oficial

08:50 – Demonstração Prática de instrumentação e sistemas de segurança em um veículo elétrico em testes dinâmicos por Ricardo Lima, gerente de Engenharia de Testes Idiada

09:40 PAINEL  A micromobilidade e a Dinâmica Veicular

Palestras – The Rolling Chassis from Schaeffler Spearheads New Mobility Solutions, por Gustavo Gioria, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Schaeffler;

EDAG CityBot: Automated robot vehicles for transportation and work, por Johannes Barckmann, Global Design Manager EDAG (online)

Moderador: Rodrigo Moreira Bacurau, prof. de Circuitos Embarcados na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP

10h30 – A sustentabilidade e a Dinâmica Veicular – desafios das novas motorizações de Veículos Pesados, por Marcelo Mol, engenheiro Sr. Product Engineer Functional Testing IVECO Group

11:20 – MESA-REDONDA – Standing on the Shoulders of Giants (online) – Brasileiros de sucesso na Dinâmica Veicular atuando pelo mundo. Moderador: Argemiro Costa, líder de Inovação Aberta e Modelagem de Pneus Prometeon Tyre Group. Convidados: Claudio Fernandes, diretor de Engenharia – Hitachi Astemo Americas, Leandro Garbin, gerente de Portfolio – Siemens Digital Industries Software e Daniel Vilela, Engineering Group Manager, VDDV (Virtual Design, Development and Validation) GM-USA.

12:05 – Almoço

13:15 – DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA, sobre os desafios da dinâmica em duas rodas seguida de apresentação em pista de provas, por Eduardo Zampieri, avaliador especialista de Performance de Novos Produtos LATAM – Pirelli

14:00 – SAE4MOBILITY e Programa MOVER, por Erwin Franieck, diretor presidente do SAE4MOBILITY 

14:20 PAINEL Desafios dos pneus para Veículos Elétricos à Bateria (BEV)

Palestras: Desafios dos pneus para (BEV), porMarcos Paulo da Silva Moreira, coordenador de Desenvolvimento de novos produtos – Prometeon;

Desafios Tecnológicos da Indústria do Pneumático: Virtualização, Eletrificação, Conectividade e Sustentabilidade, por Renan Ozelo, coordenador de Modelagem e Pesquisa P&D Pirelli

Debate. Moderador: Álvaro Costa Neto, diretor de Negócios – VI-grade

15:00 – PALESTRA TÉCNICA (online)

Aprimorando a experiência do simulador com modelo Multicorpos de alta fidelidade rodando em tempo real, porHenning Olsson, Sr. director, Technology – CALSPAN (USA)

Moderador: Álvaro Costa Neto, diretor de Negócios – VI-grade

15h25 – PAINEL Simulações

Palestras: O avanço da Simulação na Dinâmica Veicular de Veículos Híbridos/Elétricos, por Thiago Sonoda, Engenheiro de Aplicação, Hexagon;

Homologação de sistema de controle de estabilidade (ESC) de veículo comercial com o uso de software de simulação de dinâmica veicular, por Gustavo Okada, Suporte Técnico – Virtual CAE;

Avanços na modelagem da Dinâmica Veicular e simuladores de direção, por Álvaro Costa Neto, diretor de Negócios – VI-grade.

Moderadora: Ana Paula Larocca, professora EESC-USP

16h30 – Coffee break

17:00 – TALK SHOW MOTORSPORT, por Danilo Dirani (Copa Truck). Entrevistador: Cesar Urnhani, piloto de testes.

17:40 – ENCERRAMENTO

JORNALISTA CREDENCIE-SE até 12 de abril. Envie nome completo, empresa que representa, e-mail e CPF para sdavi.2011@gmail.com ou whatsapp (11) 99157-6797.

Sobre a SAE BRASIL – Associação sem fins lucrativos que congrega profissionais unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos, num grande ecossistema da mobilidade. A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 9 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.