Portuguese English Spanish

Olhar o viário urbano com foco na complexidade da locomoção de pessoas em grandes centros é um grande desafio e provoca intensos debates.

Mas quais são os desafios de milhões de pessoas que se movem através das
pequenas cidades, das vilas e das regiões que estão fora dos grandes centros?

Quem já olhou a mobilidade humana por essa ótica?

Observatório da Mobilidade Humana da SAE BRASIL, nasce para explorar um Brasil muito além dos grandes centros urbanos.

Por que conhecer mais sobre mobilidade no Brasil?

Nos últimos anos, a pauta do setor da mobilidade se ampliou englobando uma nova visão do que são as tecnologias. Se, de um lado, os produtos e soluções tradicionais precisam conviver com produtos disruptivos, por outro lado a mobilidade humana, a transformação do viário para uma plataforma mais inclusiva e as tecnologias sustentáveis são temas fundamentais para o planejamento do transporte.

No entanto, a maioria dos estudos e estratégias sobre mobilidade focam em
grandes cidades e metrópoles, deixando de considerar como se move quase 100 milhões de brasileiros.

Enquanto toda a indústria automotiva já pensa no futuro e desenvolve veículos elétricos, autônomos e conectados, somente 12% das estradas no Brasil são pavimentadas e mais de 1 milhão de habitantes não tem acesso à energia elétrica, segundo dados do IBGE.

Neste contexto o objetivo do Observatório é ser um sensor auxiliar dos pontos ainda cegos da mobilidade humana, coletando informações e gerando conteúdos que ajudem a todos os atores do setor da mobilidade a atuar de forma mais abrangente e inclusiva. Considerando as necessidades reais de milhões de indivíduos que ficam fora do eixo principal de mercado.

Gestão do Conhecimento do Observatório

O trabalho técnico e as observações serão direcionadas e discutidas dentro da SAE BRASIL, a Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira.

A SAE BRASIL conta com mentorias em diversos temas, como mobilidade humana, transporte ferroviário, eletrificação, sustentabilidade e Design para a Mobilidade.

Esses grupos são formados por profissionais que representam uma abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia) e possuem um amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

Perfil das Cidades Visitadas

Em breve.

Acompanhe a nossa rota