;
Portuguese English Spanish

Voltar

Olhar o viário urbano com foco na complexidade da locomoção de pessoas em grandes centros é um grande desafio e provoca intensos debates.

Mas quais são os desafios de milhões de pessoas que se movem através das pequenas cidades, das vilas e das regiões que estão fora dos grandes centros?

Quem já olhou a mobilidade humana por essa ótica?

O Observatório da Mobilidade SAE BRASIL, nasce para explorar um Brasil muito além dos grandes centros urbanos. Em aproximadamente 10 meses irá percorrer 24 estados do Brasil, observando mais de 40 cidades do interior que representam diferentes dimensões populacionais e realidades econômicas. 

Por que conhecer mais sobre mobilidade no Brasil?

Se mover com facilidade é fundamental para muitos pilares do nosso desenvolvimento como indivíduos e como sociedade. Tornar a mobilidade mais humana e solucionar seus problemas em todos os contextos urbanos é essencial para um desenvolvimento inclusivo para todos os brasileiros. 

Venha saber mais sobre Mobilidade Humana aqui.

O Estudo

As Estimativas de População do IBGE, mostram que cerca de 105 milhões de brasileiros (50%) residem nos 5.379 municípios com menos de 150 mil habitantes (96% dos 5.570 dos municípios do país).

No entanto, a maioria das tecnologias e soluções da mobilidade parecem estar focadas nos problemas e estruturas dos grandes municípios. Isso é fácil de entender quando refletimos que grande parte das empresas e tomadores de decisão do país estão concentrados em apenas 0,9% dos municípios brasileiros que abrigam 32% da população brasileira. 

O estado de São Paulo sozinho reúne 22% da população brasileira. Com essas dimensões e relevância econômica é fácil compreender que ela exige soluções sob-demanda para seus desafios de mobilidade. 

Muitas vezes as soluções criadas para os grandes centros urbanos ou importadas de países desenvolvidos acabam não solucionado os problemas e desafios das pequenas e médias cidades brasileiras. 

Parte do desafio de quem cria as novas soluções para mobilidade é conhecer as necessidades reais desses locais. Chegar nos locais mais distantes, traduzir as dores em tecnologia e consolidar o conhecimento são peças essenciais no quebra-cabeça da inovação.

Perfil das Cidades Visitadas

O Observatório da Mobilidade passará por municípios de diferentes regiões e tamanhos. Faremos recortes por dimensão das cidades, de modo a compreender as necessidades e desafios comuns a cada grupo. 

Além disso, esperamos que as cidades possam se inspirar por ações existentes em municípios do mesmo porte, evidenciando que muitas ações que melhoram a mobilidade e acessibilidade de uma cidade não estão apenas atreladas ao seu poder econômico.

Acompanhe a rota e as cidades visitadas

Eixos de estudo

Indicadores

O objetivo do estudo do Observatório é mapear a mobilidade nas cidades por onde passarmos, através da análise de indicadores que retratam diferentes parâmetros da mobilidade sustentável, como acesso e conexão. Para isso levamos um check-list baseado no PlanMob, caderno de referência para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, documento criado para auxiliar as cidades na criação das suas diretrizes. 

Devido a intensa correlação de parâmetros sociais com o tema mobilidade, também iremos utilizar indicadores econômicos e sociais de fontes externas para criar e agregar as cidades.

Matriz dos Indicadores do Observatório da Mobilidade

Informações qualitativas

Para complementar a análise dos dados com informação qualitativas, serão entrevistados habitantes, líderes sociais, tomadores de decisão, empresários e especialistas para ter uma visão plural dos aspectos da mobilidade dos municípios que impactam o desenvolvimento sustentável.

Iremos investigar os meios de transporte mais utilizados para acessar escola, trabalho, instituições públicas e centros de saúde. Também iremos buscar e documentar as soluções proemines para os desafios de transporte e em particular as inovações relacionadas. 

GESTÃO DO CONHECIMENTO DO OBSERVATÓRIO

O trabalho técnico e as observações serão direcionadas e discutidas dentro da SAE BRASIL, a Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira.

A SAE BRASIL conta com mentorias em diversos temas, como mobilidade humana, transporte ferroviário, eletrificação, sustentabilidade e design para a mobilidade. 

Esses grupos são formados por profissionais que representam uma abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia) e possuem um amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos. 

As mentorias são parte fundamental da produção e disseminação do conhecimento e capital intelectual da SAE BRASIL.

Venha saber mais sobre a mentoria de Mobilidade Humana aqui.

APOIO MASTER


PATROCÍNIO DIAMANTE


PATROCÍNIO OURO


REALIZAÇÃO


Voltar