;
Portuguese English Spanish

Voltar

Um dos pilares mais importantes do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL é acessar e observar as nuances da mobilidade nas regiões mais remotas do Brasil. Para isso contamos com a parceria com a Mercedes-Benz e EcoX na transformação de uma van Sprinter 416 em motorhome, uma casa + escritório móvel.

A Sprinter 416 foi o veículo escolhido para o Observatório devido ao seu desempenho e versatilidade. A robustez do veículo, foi imprescindível para um projeto que irá rodar muitos quilômetros pelas estradas mais diversas do Brasil. O conforto e a agilidade são atributos que possibilitam transformar e sentir a van como um verdadeiro lar.

Através de uma parceria com a Mercedes-Benz foi possível ter acesso ao veículo, bem como a manutenção da van com atendimentos em concessionários de todo o Brasil, através do Mercedes-Benz ServiceCare.

A transformação da casa itinerante foi feita através da parceria com a EcoX, especializada na transformação de unidades móveis. O projeto foi idealizado em parceria, considerando todas as necessidades dos voluntários, por isso possui:

  • layout de escritório que se transforma em cama a noite
  • cozinha com fogão e geladeira
  • autonomia elétrica através de baterias e captação externa 
  • banheiro completo, com chuveiro a gás e banheiro sustentável
  • pontos hidráulicos para abastecimento e descarte;
  • climatizador
  • toldo para área de convivência externa

Alinhada com o propósito do Observatório, a EcoX é uma empresa que desempenha um importante papel na sociedade, ajudando a levar atendimento médico itinerante e mais segurança a todos os cantos do país. 

A EcoX é uma das principais fabricantes de unidades móveis do país, desenvolve soluções inovadoras em veículos como ônibus e vans, transformando-os em unidades avançadas como clínicas médicas especializadas, centros de controle de segurança pública, bibliotecas e livrarias.

Outras Tecnologias do Observatório da Mobilidade

SASCAR – VansConnect e Smart Câmeras

O Observatório conta ainda com uma solução de localização em tempo real da Sprinter, para maior segurança dos voluntários. O VansConnect é um serviço de conectividade do modelo 2020/2021 da Sprinter Mercedes-Benz com a tecnologia da Sascar para monitoramento logístico, controle de custos e prevenção de acidentes.  

Por meio de painéis gerenciais, todos os participantes do projeto podem ter diversas informações de modo unificado sobre o veículo, como consumo de combustível, distância percorrida e controle de velocidade.

Adicionalmente ao VansConnect, a Sascar também apoia o projeto com tecnologias pioneiras no segmento de Vans, como as Smart Câmeras. Com elas, poderemos mapear e identificar desvios de condução e analisar os riscos das estradas. Essa tecnologia inovadora ajudará na segurança em tempo real dos voluntários, além de trazer ricas informações sobre o perfil de condução das estradas de todo o Brasil.

BASF – Conforto e Segurança na Sprinter

A BASF apoia o projeto do Observatório por acreditar que é preciso conhecer profundamente as  particularidades do mercado brasileiro para oferecer soluções para as demandas locais da mobilidade.

Na Sprinter é fácil identificar as tintas automotivas da BASF. Além disso, as soluções automotivas da BASF também estão presentes trazendo mais segurança e conforto para os voluntários, através do fluído de arrefecimento do radiador e batentes de suspensão feitos de Cellasto®.

Moura – A bateria ideal para ciclos diários

Dirigir durante o dia, trabalhar e descansar a noite. Um dos principais pilares do projeto do Observatório era garantir a autonomia elétrica dos voluntários. Com uma diferente rotina, foi importante projetar e adaptar um sistema elétrico possível de realizar ciclos diários de carga e descarga das baterias. 

A carga e regeneração das baterias será realizada através do próprio movimento do veículo, utilizando o alternador para converter a energia mecânica em energia elétrica. A bateria tem como principal função armazenar a energia gerada pelo alternador do veículo, que será utilizada para alimentar os equipamentos elétricos da parte casa da van.

Em parceria com a Moura, foram escolhidas para o projeto as baterias da linha Solar série MS, projetada com foco na performance durante o armazenamento de energia solar, mesmo em altas temperaturas. Ela suporta três vezes mais ciclos do que o padrão de mercado para a categoria e possui uma excelente absorção de energia, permitindo uma recarga mais rápida e eficiente.

Amplimax – Acesso à internet nas zonas mais remotas

Contamos ainda com o apoio da Elsys, que gentilmente disponibilizou o equipamento Amplimax para o projeto.

Através dele poderemos ter acesso a internet e realizar chamadas telefônicas com qualidade mesmo em locais onde o sinal de celular é baixo ou instável.

APOIO MASTER


PATROCÍNIO DIAMANTE


PATROCÍNIO OURO


REALIZAÇÃO


Voltar

Últimas novidades

Observatório da Mobilidade SAE BRASIL na Mackenzie

Você já pensou quais são os desafios de mobilidade para milhões de brasileiros que vivem longe das grandes metrópoles? Foi […]

Leia mais >>
Podcast: Caminhos da Mobilidade
Podcast: Caminhos da Mobilidade

Sprinter Empreendendo Sobre Rodas – podcast da Mercedes-Benz Vans recebe Ariane Marques.

Leia mais >>
Observatório da Mobilidade SAE BRASIL no Jalapão: Uma estrada que precisa de tração
Observatório da Mobilidade SAE BRASIL no Jalapão: Uma estrada que precisa de tração

texto por Ariane Marques | fotos por Tobias Hückelhofen revisão: Camilo Adas, Leo Feres O Jalapão está localizado no estado […]

Leia mais >>
Conheça a História do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL – Ep 0
Conheça a História do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL – Ep 0

Esse é o primeiro episódio da jornada de conhecimento sobre a mobilidade brasileira. Nele contaremos um pouco da nossa história e o que nos motivou a explorar um Brasil muito além dos grandes centros urbanos.

Leia mais >>