Portuguese English Spanish

Voltar

Um dos pilares mais importantes do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL é acessar e observar as nuances da mobilidade nas regiões mais remotas do Brasil. Para isso contamos com a parceria com a Mercedes-Benz e EcoX na transformação de uma van Sprinter 416 em motorhome, uma casa + escritório móvel.

A Sprinter 416 foi o veículo escolhido para o Observatório devido ao seu desempenho e versatilidade. A robustez do veículo, foi imprescindível para um projeto que irá rodar muitos quilômetros pelas estradas mais diversas do Brasil. O conforto e a agilidade são atributos que possibilitam transformar e sentir a van como um verdadeiro lar.

Através de uma parceria com a Mercedes-Benz foi possível ter acesso ao veículo, bem como a manutenção da van com atendimentos em concessionários de todo o Brasil, através do Mercedes-Benz ServiceCare.

A transformação da casa itinerante foi feita através da parceria com a EcoX, especializada na transformação de unidades móveis. O projeto foi idealizado em parceria, considerando todas as necessidades dos voluntários, por isso possui:

  • layout de escritório que se transforma em cama a noite
  • cozinha com fogão e geladeira
  • autonomia elétrica através de baterias e captação externa 
  • banheiro completo, com chuveiro a gás e banheiro sustentável
  • pontos hidráulicos para abastecimento e descarte;
  • climatizador
  • toldo para área de convivência externa

Alinhada com o propósito do Observatório, a EcoX é uma empresa que desempenha um importante papel na sociedade, ajudando a levar atendimento médico itinerante e mais segurança a todos os cantos do país. 

A EcoX é uma das principais fabricantes de unidades móveis do país, desenvolve soluções inovadoras em veículos como ônibus e vans, transformando-os em unidades avançadas como clínicas médicas especializadas, centros de controle de segurança pública, bibliotecas e livrarias.

Outras Tecnologias do Observatório da Mobilidade

SASCAR – VansConnect e Smart Câmeras

O Observatório conta ainda com ums solução de localização em tempo real da Sprinter, para maior segurança dos voluntários. O VansConnect é um serviço de conectividade do modelo 2020/2021 da Sprinter Mercedes-Benz com a tecnologia da Sascar para monitoramento logístico, controle de custos e prevenção de acidentes.  

Por meio de painéis gerenciais, todos os participantes do projeto podem ter diversas informações de modo unificado sobre o veículo, como consumo de combustível, distância percorrida e controle de velocidade.

Adicionalmente ao VansConnect, a Sascar também apoia o projeto com tecnologias pioneiras no segmento de Vans, como as Smart Câmeras. Com elas, poderemos mapear e identificar desvios de condução e analisar os riscos das estradas. Essa tecnologia inovadora ajudará na segurança em tempo real dos voluntários, além de trazer ricas informações sobre o perfil de condução das estradas de todo o Brasil.

BASF – Conforto e Segurança na Sprinter

A BASF apoia o projeto do Observatório por acreditar que é preciso conhecer profundamente as  particularidades do mercado brasileiro para oferecer soluções para as demandas locais da mobilidade.

Na Sprinter é fácil identificar as tintas automotivas da BASF. Além disso, as soluções automotivas da BASF também estão presentes trazendo mais segurança e conforto para os voluntários, através do fluído de arrefecimento do radiador e batentes de suspensão feitos de Cellasto®.

Moura – A bateria ideal para ciclos diários

Dirigir durante o dia, trabalhar e descansar a noite. Um dos principais pilares do projeto do Observatório era garantir a autonomia elétrica dos voluntários. Com uma diferente rotina, foi importante projetar e adaptar um sistema elétrico possível de realizar ciclos diários de carga e descarga das baterias. 

A carga e regeneração das baterias será realizada através do próprio movimento do veículo, utilizando o alternador para converter a energia mecânica em energia elétrica. A bateria tem como principal função armazenar a energia gerada pelo alternador do veículo, que será utilizada para alimentar os equipamentos elétricos da parte casa da van.

Em parceria com a Moura, foram escolhidas para o projeto as baterias da linha Solar série MS, projetada com foco na performance durante o armazenamento de energia solar, mesmo em altas temperaturas. Ela suporta três vezes mais ciclos do que o padrão de mercado para a categoria e possui uma excelente absorção de energia, permitindo uma recarga mais rápida e eficiente.

Amplimax – Acesso à internet nas zonas mais remotas

Contamos ainda com o apoio da Elsys, que gentilmente disponibilizou o equipamento Amplimax para o projeto.

Através dele poderemos ter acesso a internet e realizar chamadas telefônicas com qualidade mesmo em locais onde o sinal de celular é baixo ou instável.

APOIO MASTER


PATROCÍNIO DIAMANTE


PATROCÍNIO OURO


REALIZAÇÃO


Voltar

Últimas novidades

Expedição Piloto do Observatório da Mobilidade – desvendando a mobilidade da Chapada Diamantina
Expedição Piloto do Observatório da Mobilidade – desvendando a mobilidade da Chapada Diamantina

A expedição piloto do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL visitou a Chapada Diamantina, investigando mobilidade em um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil.

Leia mais >>