;
Portuguese English Spanish

O QUE É


A competição Formula SAE BRASIL tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um projeto completo: um veículo do tipo Fórmula. Os trabalhos são realizados em equipe.

Criada em 2004, a Formula SAE BRASIL está a caminho da sua 19ª edição. Em 2019 envolveu mais de 1400 inscritos , número que cresce significativamente a cada ano. As equipes melhor classificadas ganham o direito de representar o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA.

Em 2022 tivemos a primeira edição do Desafio SAE BRASIL & Ballard Student H² Challenge. Nele, estudantes de diferentes estados tiveram a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta e interagir com engenheiros experientes da indústria nacional e internacional, na aplicação de hidrogênio nos veículos Baja e Formula SAE. Essa foi a primeira competição da categoria a nível mundial.

A COMPETIÇÃO

Por um período de três dias, ocorrem testes estáticos e dinâmicos com os carros, com o objetivo de avaliar o desempenho de cada projeto na pista. Além disso, as equipes apresentam suas propostas técnicas, incluindo detalhes sobre o projeto, custos e também uma apresentação de marketing.

Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos. Já durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, de maneira a garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição. Pode ser alterada a forma de realização em função de pandemias e/ou outros fatores de força maior.

HISTÓRICO


A competição teve início nos Estados Unidos em 1981, substituindo uma versão anterior chamada Mini-Indy, alavancada pela carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance. Foi impulsionada pelas três grandes montadoras Americanas, General Motors, Ford e Chrysler, que viram nessa competição uma oportunidade única de garimpar novos engenheiros para suas equipes. Esse apoio se fortaleceu com o tempo e as empresas ficaram plenamente satisfeitas com os estudantes que eram contratados. Com o passar dos anos, diversas empresas se uniram as “Três Grandes” e, além de contratar alunos, ainda desenvolveram produtos específicos para o Fórmula SAE. 

No Brasil a 1ª competição do Fórmula SAE ocorreu no ano de 2004. Atualmente a competição acontece na Austrália, Itália, Inglaterra, Alemanha, Brasil e Estados Unidos, onde são reunidas as melhores equipes de cada país.

Por que participar?


A competição, além de divertida e desafiadora, é uma oportunidade de crescimento. O projeto é realizado em grupo com intuito de estimular e desenvolver o trabalho em equipe. Além disso, propiciam aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos de forma teórica, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. Os estudantes também ganham visibilidade por parte das grandes empresas e oportunidade de reconhecimento. Os alunos que se destacarem, podem acabar contratados pelas grandes montadoras que apoiam a competição.

Lucas Di Grassi é embaixador do Fórmula SAE BRASIL Elétrico

Dúvidas sobre a inscrição e a competição? Entre em contato:
Programas Estudantis
☎️ (11) 3142-3472 / (11) 3142-3473
📧 cintia.nishioka@saebrasil.org.br / thais.bozzo@saebrasil.org.br

Quer saber como a sua empresa pode participar e conquistar esses estudantes? Fale conosco:
Valéria de Lima 
☎️ (11) 3142-3482
📧 valeria.lima@saebrasil.org.br

Conheça os patrocinadores da 20ª Competição Fórmula SAE BRASIL:

Patrocínio Diamante

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

PARCEIROS