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Home Eventos Caxias do Sul Colloquium 15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul

15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul

17 e 18 de novembro de 2021 – Formato On-line

ACESSE A PLATAFORMA DE TRANSMISSÃO DO EVENTO: https://www.saecolloquium.com/

Considerado como o maior do Brasil no setor, o 15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia, tem como objetivo discutir tendências e tecnologias de frenagem e controle de movimentos, com foco em recentes pesquisas na área. 

Além da apresentação de trabalhos técnicos e de palestras de conceituados profissionais da área, o evento reúne empresas do setor, que apresentarão seus produtos em página exclusiva na plataforma digital do Colloquium.

O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2021, das 9h às 18h no formato digital.

No dia 19 de novembro, ocorrem minicursos online. Inscreva-se e confira a programação no link: https://www.sympla.com.br/minicursos–15-colloquium-internacional-sae-brasil-de-freios-e-controle-de-movimentos__1388650

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO

17 de novembro – Quarta-feira

9h – Solenidade de abertura
9h10  Painel – Elétricos & Autônomos: Impactos no Controle de Movimentos

Fabricio Oliveira Menezes  – Gerente de Engenharia de desenvolvimento em sistemas de freios eletrônicos – Continental Automotive do Brasil Ltda

Emerson Batagini – Engenheiro de desenvolvimento de produto – Robert Bosch Ltda

André Missagia de Matos Panadés – Design Responsible para Active Chassis Functional Integration – Stellantis

Felipe Nogueira – Diretor Adjunto de Engenharia – Volkswagen Caminhões e Ônibus

Debate e Sessão de Perguntas –  Mediador  – César Augusto Ferreira – Diretor de Inovação e Tecnologia de Produto – Empresas Randon

10h30min – Momento técnico do patrocinador

Apresentações de Papers – Bloco 1 – Emissões e meio ambiente

10h50 – Experiências, tecnologias e padrões para medições laboratoriais de emissões de freios.

Autor: Pedro Egídio Rossato Oliveira – Link Brasil

Co-autores: RaviTeja Vedula  e  Carlos Agudelo  – LINK Group

11h10 – Investigação do mecanismo de geração de emissões de freio em materiais Cu-full e Cu-free.

Autora: Ana Paula G Nogueira – University of Trento

Co-autores: Mara Leonardi e Giovanni Straffelini – University of Trento

11h30 – Mitigando impactos ambientais através do sistema de freio hidráulico

Autor: Emerson Batagini – Robert Bosch

11h50 –  Debate e  Sessão de Perguntas –  Mediador: Diego Masotti – Fras-le S/A

12h10  – Intervalo almoço

Apresentações de Papers – Bloco 2 –  Eletrônica embarcada e inovações tecnológicas

13h30 – Integração de Sistemas como freios, direção, aceleração e câmbio para viabilizar o controle de movimentos em Caminhões off-Highway

Autor: Luis Carlos C. Costa – Mercedes Benz do Brasil

Co-autor:  Jonathan Peter Marxen – Mercedes Benz do Brasil

13h50 – O Sistema de Proteção Lateral Ativa dos Caminhões Mercedes-Benz é uma inovação mundial visando proteger usuários de estrada vulneráveis e aumentar a segurança das vias de circulação em áreas urbanas

Autor: Carsten Barth – Daimler Truck AG

14h10 – Integração de Sistema Veícular (Freio de Estacionamento Elétrico)

Autor: Fábio Gaiotto Dias – Continental Automotive do Brasil Ltda

Co-autores: Carlos Minutti e Fabricio Oliveira Menezes – Continental Automotive do Brasil Ltda

14h30 – Debate e Sessão de Perguntas  – Mediador: Carlos Beraldo – Suspensys

14h50 – Momento técnico do patrocinador

Apresentações  de Papers – Bloco 3 – Modelagens e simulações

15h10 – Método virtual de validação de aranha de freio baseado na teoria das distâncias críticas e testes experimentais de bancada

Autor: Lucas Marcon – Master Sistemas Automotivos Ltda

Co-autores: Pablo Tonetti Anselmo –  Master Sistemas Automotivos Ltda

Vagner do Nascimento – Centro Tecnológico Randon

Alexandre Vieceli e Leandro Corso –   Universidade de Caxias do Sul

15h30 – Procedimento de validação numérica de durabilidade em tambor de freio baseado em procedimento experimental em dinamômetro

Autor: Vagner do Nascimento – Centro Tecnológico Randon

Co-autores: Marcello Lovison Chiomento – Centro Tecnológico Randon

Genesis Guilherme Fidler – Castertech Fundição e Tecnologia

15h50 – Simulação de Sistemas de Freio de Aeronaves

Autor: Marcondes Azevedo Matos – Embraer SA

Co-autora: Vanessa da Cunha Mendes Cadete  – Embraer SA

16h10  – Debate e Sessão de Perguntas – Mediador:  Cirilo Silva  – Mercedes-Benz do Brasil

16h30 – Momento técnico do patrocinador

Apresentações de Papers  – Bloco 4 – Modelagens e simulações

16h50 – Procedimento de durabilidade numérica de sapatas de freio à tambor baseado em procedimento experimental de bancada

Autor: Vagner do Nascimento – Centro Tecnológico Randon

Co-autor: Giovanni de Morais – Dassault Systemes SIMULIA

17h10 – Modelo de Simulação e Testes do Sistema de Freios de um Fórmula SAE

Autor: Delwyson Fillipe Teixeira Carvalho – CEFET-MG

Co-autor: César Abrahão Pereira Melo  – CEFET-MG

17h30  – Controle da dinâmica do veículo utilizando o “Vehicle Network Toolbox” do MATLAB/Simulink

Autor: Douglas Albelo – Mercedes-Benz do Brasil

Co-autores: Rodrigo Dantas Dias, Renato Neves e Bruno Scarano Paterlini  – Mercedes-Benz do Brasil

17h50 – Debate e  Sessão de Perguntas – Mediador:  Vinícius Athaydes de Vargas – Fras-leS/A

18 de novembro – Quinta-feira

09h – abertura do segundo dia
Apresentações de Papers  – Bloco 5 – Testes e validações

09h10 – Análise de Durabilidade em Fadiga de uma Carcaça de Ajustador Manual

Autor: Vagner do Nascimento – Universidade de Caxias do Sul

Co-autora:  Etiélli Acosta Vaz – Master Sistemas Automotivos

09h30 – Melhoria na sensação do pedal do freio, cálculo 1-D

Autor: Paulo Musa – IDIADA Automotive Technology

Co-autores: Ricardo Lima, Fabio Squadrani, Narcis Molina –  IDIADA Automotive Technology

Co-autores: Ricardo lima, Fabio Squadrani – IDIADA Automotive Technology

09h50  – Influência da deformação do material de atrito e do sistema de freio no curso total da câmara de freio

Autor: Roger Lusa dos Santos – Fras-le S/A

Co-autores: Everton P. do Amaral, Diego S. Antunes, Juliana Favero, Mateus A. Garbuio, Mauricio Lazzari, Luciano  M. – Fras-le S/A

Patric D. Neis, Ney Ferreira –  UFRGS

10h10 – Análise do desempenho do sistema de frenagem de emergência avançado para caminhões com freios a tambor

Autor: Nouriandres Liborio Silva – Mercedes-Benz do Brasil

Co-autores: Anderson Luis Silva,  Cirilo de Paula Silva e Dirceu Lavoisier Graci Fernandes  – Mercedes-Benz do Brasil

10h30 – Debate e  Sessão de Perguntas – Mediador: Claudio Ferreto  – Stellantis

10h50 – Momento técnico do patrocinador

Apresentações de Papers  – Bloco 6 – NVH e simulações

11h10 – Ruído groan em caminhão médio durante aplicação de frenagem

Autor: Vinicius Mendes Guarenghi – IVECO Group

Co-autores: Diego Severo Antunes e Maurício Lazzari – Fras-le S/A

Pablo Tonetti Anselmo – Master

Ismael Coutinho  e  Rafael Fortuna Pizzi  – IVECO Group

11h30 –  Aplicação de tubos híbridos para reduzir o ruído gerado por um transiente de pressão no fluido de freio

Autor: Samantha Aires Garcia – Stellantis

Co-autores: Ademir Carvalho, Claudio Junior Ferreto  e  Leonardo Amorim – Stellantis

11h50 – Debate e Sessão de Perguntas  – Mediador:  Vagner Nascimento – Centro Tecnológico Randon

12h10 – Intervalo

Apresentações de Papers  – Bloco 7 – Tribologia

13h40 – Influência da composição química sobre a geração de trincas em discos de freio

Autor: Roberto Flores – UFRGS/Fras-le S/A

Co-autores: Diogo Buneder, Jean Carlos Poletto, Liu Yesukai de Barros, Ney Francisco Ferreira, Patric Daniel Neiss  – LATRIB/UFRGS

Natalia Pagnoncelli Lorandi  e Rafael Paini Pavlak  –  Fras-le  S/A

Carlos Henrique Raposo Lopes  e Genesis Guilherme Fidler – Castertech

14h  – Metodologia para Avaliação da Degradação Térmica de Materiais de Fricção em Testes de Bancada

Autor: Mauricio Lazzari – Fras-le S/A

Co-autores: Jaíne Webber,  Daniel Matté, Carlos H. S. Pereira, Diego S. Antunes, Roger L. dos Santos  – Fras-le S/A

14h20 – Análise da influência da rugosidade do raio interno de lonas de freio no coeficiente de atrito estático entre lona e patim, baseado em ensaios de bancada

Autor: Diego Severo Antunes – Fras-le S/A

Co-autores: Andre Brezolin, Juliana Favero, Norton Hernandez Wille , Thaysa Luza – Fras-le S/A

Saulo Renê Casarin Bastos – Master Sistemas Automotivos Ltda

14h40 – Debate e Sessão de Perguntas – Mediador:  André Brezolin  – Fras-le S/A

15h – Momento técnico do patrocinador
15h20min  – Painel – Desafios perante as novas legislações de freios e de controle de movimentos
  • Caio  Faria Fattori – Coordenador de Marketing – Inteligência de Mercado – ZF (Divisão CVCS – Antiga WABCO)
  • Carlos Ernesto Agudelo Arango – Director Applications Engineering – Link Engineering Co.

Debate e Sessão de Perguntas. Mediador: Silvia Faria Iombriller – Brakes, Wheels and Tires Supervisor – Ford

16h35 – encerramento do evento

19 de novembro – Sexta-feira 

Minicursos

Atividade paralela, com transmissão via zoom.

Inscreva-se e confira a programação no link: https://www.sympla.com.br/minicursos–15-colloquium-internacional-sae-brasil-de-freios-e-controle-de-movimentos__1388650

CONFIRA OS VALORES DO EVENTO:

CONTATO

Informações do Evento
Organização – DL Comunicação e Eventos 
(54) 98407-7730 / (54) 99965.1080
E-mail: saebrasil@dlcomunica.com.br

Patrocínio
Ângela Lopes
(54) 98403-4107
E-mail: comercial@dlcomunica.com.br

Inscrições 
Regiane Prado 
(11) 3142-3469
E-mail: regiane.prado@saebrasil.org.br

The event is finished.

Horários da Programação

17 de novembro - Quarta-feira

9h
Solenidade de abertura
9h10min
Painel - Elétricos & Autônomos: Impactos no Controle de Movimentos
• Fabricio Oliveira Menezes - Gerente de Engenharia de desenvolvimento em sistemas de freios eletrônicos - Continental Automotive do Brasil Ltda
• Emerson Batagini - Engenheiro de desenvolvimento de produto - Robert Bosch Ltda
• André Missagia de Matos Panadés – Design Responsible para Active Chassis Functional Integration - Stellantis
• Felipe Nogueira - Diretor Adjunto de Engenharia - Volkswagen Caminhões e Ônibus
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador - César Augusto Ferreira - Diretor de Inovação e Tecnologia de Produto - Empresas Randon
10h30min
Momento Técnico do Patrocinador
10h50min - Apresentações de Papers - Bloco 1 - Emissões e meio ambiente
Experiências, Tecnologias e Padrões para Medições Laboratoriais de Emissões de Freios.
Autor: Pedro Egídio Rossato Oliveira – Link Brasil Co-autores: RaviTeja Vedula e Carlos Agudelo - LINK Group
11h10min
Investigação do mecanismo de geração de emissões de freio em materiais Cu-full e Cu-free.
Autora: Ana Paula G Nogueira - University of Trento Co-autores: Mara Leonardi e Giovanni Straffelini - University of Trento
11h30min
Mitigando impactos ambientais através do sistema de freio hidráulico
Autor: Emerson Batagini – Robert Bosch
11h50min
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador: Diego Masotti – Fras-le S/A
12h10min
Intervalo
Apresentações de Papers – Bloco 2 - Eletrônica embarcada e inovações tecnológicas
13h30min
Integração de Sistemas como freios, direção, aceleração e câmbio para viabilizar o controle de movimentos em Caminhões off-Highway
Autor: Luis Carlos C. Costa – Mercedes Benz do Brasil Co-autor: Jonathan Peter Marxen – Mercedes Benz do Brasil
13h50min
O Sistema de Proteção Lateral Ativa dos Caminhões Mercedes-Benz é uma inovação mundial visando proteger usuários de estrada vulneráveis e aumentar a segurança das vias de circulação em áreas urbanas
Autor: Carsten Barth – Daimler Truck AG
14h10min
- Integração de Sistema Veícular (Freio de Estacionamento Elétrico)
Autor: Fábio Gaiotto Dias - Continental Automotive do Brasil Ltda Co-autores: Carlos Minutti e Fabricio Oliveira Menezes - Continental Automotive do Brasil Ltda
14h30min
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador: Carlos Beraldo – Suspensys
14h50min
Momento Técnico do Patrocinador
Apresentações de Papers – Bloco 3 - Modelagens e simulações
15h10min
Método virtual de validação de aranha de freio baseado na teoria das distâncias críticas e testes experimentais de bancada
Autor: Lucas Marcon - Master Sistemas Automotivos Ltda Co-autores: Pablo Tonetti Anselmo - Master Sistemas Automotivos Ltda Vagner do Nascimento - Centro Tecnológico Randon Alexandre Vieceli e Leandro Corso - Universidade de Caxias do Sul
15h30min
Procedimento de validação numérica de durabilidade em tambor de freio baseado em procedimento experimental em dinamômetro
Autor: Vagner do Nascimento - Centro Tecnológico Randon Co-autores: Marcello Lovison Chiomento - Centro Tecnológico Randon Genesis Guilherme Fidler - Castertech Fundição e Tecnologia
15h50min
Simulação de Sistemas de Freio de Aeronaves
Autor: Marcondes Azevedo Matos – Embraer SA Co-autor: Vanessa da Cunha Mendes Cadete - Embraer SA
16h10min
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador: Cirilo Silva - Mercedes-Benz do Brasil
16h30min
Momento Técnico do Patrocinador
Apresentações de Papers - Bloco 4 - Modelagens e simulações
16h50min
Procedimento de durabilidade numérica de sapatas de freio à tambor baseado em procedimento experimental de bancada
Autor: Vagner do Nascimento - Centro Tecnológico Randon Co-autor: Giovanni de Morais - Dassault Systemes SIMULIA
17h10min
Modelo de Simulação e Testes do Sistema de Freios de um Fórmula SAE
Autor: Delwyson Fillipe Teixeira Carvalho - CEFET-MG Co-autor: César Abrahão Pereira Melo - CEFET-MG
17h30min
Controle da dinâmica do veículo utilizando o "Vehicle Network Toolbox" do MATLAB/Simulink
Autor: Douglas Albelo - Mercedes-Benz do Brasil Co-autores: Rodrigo Dantas Dias, Renato Neves e Bruno Scarano Paterlini - Mercedes-Benz do Brasil
17h50min
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador: Vinícius Athaydes de Vargas – Fras-le S/A

18 de novembro - Quinta-feira

9h
Abertura
Apresentações de Papers - Bloco 5 - Testes e validações
9h10min
Análise de Durabilidade em Fadiga de uma Carcaça de Ajustador Manual
Autor: Vagner do Nascimento – Universidade de Caxias do Sul Co-autor: Etiélli Acosta Vaz - Master Sistemas Automotivos
9h30min
Melhoria na sensação do pedal do freio, cálculo 1-D
Paulo Musa - IDIADA Automotive Technology Co-autores: Ricardo Lima, Fabio Squadrani, Narcis Molina - IDIADA Automotive Technology
9h50min
Influência da deformação do material de atrito e do sistema de freio no curso total da câmara de freio
Autor: Roger Lusa dos Santos - Fras-le S/A Co-autores: Everton P. do Amaral, Diego S. Antunes, Juliana Favero, Mateus A. Garbuio, Mauricio Lazzari, Luciano M. - Fras-le S/A Patric D. Neis, Ney Ferreira - UFRGS
10h10min
Análise do desempenho do sistema de frenagem de emergência avançado para caminhões com freios a tambor
Autor: Nouriandres Liborio Silva - Mercedes-Benz do Brasil Co-autores: Anderson Luis Silva, Cirilo de Paula Silva e Dirceu Lavoisier Graci Fernandes - Mercedes-Benz do Brasil
10h30min
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador: Claudio Ferreto - Stellantis
10h50min
Momento Técnico do Patrocinador
Apresentações de Papers - Bloco 6 - NVH e simulações
11h10min
Ruído groan em caminhão médio durante aplicação de frenagem
Autor: Vinicius Mendes Guarenghi - IVECO Group Co-autores: Diego Severo Antunes e Maurício Lazzari – Fras-le S/A Pablo Tonetti Anselmo – Master Ismael Coutinho e Rafael Fortuna Pizzi - IVECO Group
11h30min
Aplicação de tubos híbridos para reduzir o ruído gerado por um transiente de pressão no fluido de freio
Autor: Samantha Aires Garcia – Stellantis Co-autores: Ademir Carvalho, Claudio Junior Ferreto e Leonardo Amorim - Stellantis
11h50min
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador: Vagner Nascimento – Centro Tecnológico Randon
12h10min
Intervalo
Apresentações de Papers - Bloco 7 - Tribologia
13h40min
Influência da composição química sobre a geração de trincas em discos de freio
Autor: Roberto Flores - UFRGS/Fras-le S/A Co-autores: Diogo Buneder, Jean Carlos Poletto, Liu Yesukai de Barros, Ney Francisco Ferreira, Patric Daniel Neiss - LATRIB/UFRGS Natalia Pagnoncelli Lorandi e Rafael Paini Pavlak – Fras-le S/A Carlos Henrique Raposo Lopes e Genesis Guilherme Fidler – Castertech
14h
Metodologia para Avaliação da Degradação Térmica de Materiais de Fricção em Testes de Bancada
Autor: Mauricio Lazzari - Fras-le S/A Co-autores: Jaíne Webber, Daniel Matté, Carlos H. S. Pereira, Diego S. Antunes, Roger L. dos Santos - Fras-le S/A
14h20min
Análise da influência da rugosidade do raio interno de lonas de freio no coeficiente de atrito estático entre lona e patim, baseado em ensaios de bancada
Autor: Diego Severo Antunes - Fras-le S/A Co-autores: Andre Brezolin, Juliana Favero, Norton Hernandez Wille , Thaysa Luza - Fras-le S/A Saulo Renê Casarin Bastos - Master Sistemas Automotivos Ltda
14h40min
Debate e Sessão de Perguntas
Mediador: André Brezolin - Fras-le S/A
15h
Momento Técnico do Patrocinador
15h20min
- Painel - Desafios perante as novas legislações de freios e de controle de movimentos
• Caio Faria Fattori - Coordenador de Marketing - Inteligência de Mercado - ZF (Divisão CVCS - Antiga WABCO)
• Carlos Ernesto Agudelo Arango - Director Applications Engineering - Link Engineering Co.
Debate e Sessão de Perguntas.
Mediador: Silvia Faria Iombriller - Brakes, Wheels and Tires Supervisor – Ford
16h35min
Encerramento do evento

19 de novembro - Sexta-feira

Minicursos
Atividade paralela, com transmissão via zoom. Informações e inscrições na aba Minicursos – em breve.
Inscreva-se e confira a programação no link
https://www.sympla.com.br/minicursos--15-colloquium-internacional-sae-brasil-de-freios-e-controle-de-movimentos__1388650

Data

17 - 18 nov 2021
Expired!

Tempo

08:00 - 18:00

Mais Informações

INSCRIÇÕES

Localização

Online
INSCRIÇÕES

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

  • Diretor Regional da SAE BRASIL – Seção Caxias do Sul

Marcelo Kuver – Empresas Randon

  • Chairperson do Evento

Pedro Orlando – Master Sistemas Automotivos

 

  • Comissão Organizadora do 15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul

Alexandre Casaril – Fras-le

André Brezolin -Fras-le

Carlos Beraldo – Suspensys

Carlos Costa – UCS

Carlos Selle – Fras-le

César Augusto Ferreira – Empresas Randon

César Coutinho –  MAN / VWCO

Cirilo Silva – Mercedes-Benz do Brasil

Claudemir Rudek – Volvo

Claudio Ferreto – FCA / Stellantis

Claudio Rios – Uniftec

Diego Masotti – Fras-le

Eduardo Godinho – GM (in memoriam)

Fábio Makita – IHR

Fernando Beto – Empresas Randon

Germano Collobialli – Wabco/ ZF

Joel Boaretto – IHR

Juliano Scodro – Master Sistemas Automotivos

Patricia Zanol – Marcopolo

Rafael Pizzi – Iveco

Rafael Souza – HPE Auto Mitsubishi

Ricardo Takeo – Keldak

Roberto Poloni – Consultoria

Silvia Iombriller – Ford Motor Company

Vagner Nascimento – CTR

Vinícius Athaydes de Vargas – Fras-le

https://saebrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Valores-Oficiais-2020-online_MOBILIDADE_URBANA.png

Minicursos

Minicursos

Os minicursos fazem parte da programação do 15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia, e acontecerão no dia 19 de outubro pela plataforma zoom – fora da transmissão do Colloquium.

São gratuitos e abertos ao público. Aproveite e divulgue para os seus contatos!

As inscrições estão disponíveis no link abaixo, e são independentes da inscrição do Colloquium.

INSCREVA-SE!

https://www.sympla.com.br/minicursos–15-colloquium-internacional-sae-brasil-de-freios-e-controle-de-movimentos__1388650

VAGAS LIMITADAS!

A duração de cada minicurso é de até 45minutos e ocorrem em salas simultâneas.

Confira a programação:

  • Minicurso Mercedes
  • HORÁRIO: 13h30min
  • TÍTULO: Inovação e Protagonismo
  • MINISTRANTE:

MSc. Panza, Antonio Carlos – Gerente Desenvolvimento de Produto – Mercedes Benz do Brasil

Inovação e protagonismos são conceitos muito valorizados atualmente e as empresas estão se desenvolvendo para aproveitar oportunidades. Os profissionais e gestores também já identificaram potenciais para os projetos e carreiras. Será que estamos devidamente preparados? Sabemos o que são estes conceitos, suas características, as ferramentas e recursos necessários? Podemos aprender inovação?  Estas e outras perguntas serão abordadas com o intuito de criar valor, sem a pretensão de encerrar os assuntos.

 

  • Minicurso Datwyler
  • HORÁRIO: 13h30min
  • TÍTULO: Brake Systems
  • MINISTRANTES:

Daniel Triolo, Lead Key Account Manager

Dr. Jakub Kadlcak – Head of Materials Development and Surface Technologies

Dr. Rudolf Randler – Head of Simulation

Fabian Laubacher – Head of Engineering

MEDIADOR: Guiober Ferraz Santos – Key Account Manager

The brakes business is currently going through major changes along with the entire mobility industry. New technologies like electrohydraulic booster, electric parking brake and brake-by-wire are driving the transition from ICE to electrification in brakes. Expertise in system-critical engineered elastomer solutions along with safe and reliable materials performance is of high importance. We co-engineer high-performing brake solutions while protecting your IP. Learn how we can help you solve your engineering challenges in polymer and multi-component brakes applications.

 

  • Minicurso Mercedes 2
  • HORÁRIO: 14h30min
  • TÍTULO: A Autonomização de Veículos no Ambiente Off-Road
  • MINISTRANTE:

Luis Carlos Carmo Costa – Gerente de Desenvolvimento de Produto – Mercedes Benz

Há hoje no Brasil e no mundo, um grande número de caminhões operando em vias privadas, em aplicações como mineração, cana, ou simplesmente em logística interna. A esse tipo de operações é comum também a existência de riscos ao operador do veículo ou ainda a necessidade de ganho de produtividade. O que acaba gerando demanda de soluções com algum nível de autonomização. Desde um auxílio a direção com veículo tripulado, controle remoto, ou ainda soluções de autonomização completa com o veículo não tripulado. É sobre esse universo que trataremos nesse mini-curso.

 

  • Minicurso Fras-le
  • HORÁRIO: 14h30min
  • TÍTULO: Treinamento em Freios
  • MINISTRANTE:

Roger Lusa dos Santos – Eng. de Aplicação da Linha Comercial – Fras-le

Minicurso em tópicos de Freios a tambor e freios a disco com atuação a ar aplicados em veículos da linha comercial: do princípio de funcionamento à análises de desempenho em bancadas de dinamômetro, cálculos de performance e análises em veículo.

 

  • Minicurso VWCO
  • HORÁRIO: 15h30min
  • TÍTULO: Tecnologias e Tendências do Futuro para os Projetos de Freios
  • MINISTRANTE:

Narã Vieira Vetter – Engenheiro do Produto Sênior e Líder de Projetos – Volkswagen Caminhões e Ônibus

A evolução dos controles de movimento e a influência nos projetos de freios com foco no controle de estabilidade

 

  • Minicurso Wabco – ZF
  • HORÁRIO: 15h30min
  • TÍTULO: Evolução das Tecnologias nos Sistemas de Freios
  • MINISTRANTE:

Bruno Guisolphe Ferreira – ZF CVCS – Technical Sales

Evolução das principais soluções e componentes dos sistemas de freios para veículos comerciais pesados: ABS, EBS, Compressor de Ar, Suspensão Pneumática Controlada Eletronicamente e ADAS.

 

  • Minicurso Altair
  • HORÁRIO: 16h30min
  • TÍTULO: Otimização de Tambor de Freio Traseiro com Foco em Solução de Ruído do Tipo Squeal
  • MINISTRANTE:

Adriano Koga –  Altair Engineering do Brasil

Rosemeire Zulian – Continental Automotive do Brasil

A abordagem tradicional de tentativa e erro para resolução de problemas em engenharia pode ser particularmente ineficiente em componentes complexos.

Devido a natureza de sua aplicação e sendo parte do sistema de segurança veicular, os sistemas de freios são projetos desafiadores do pontos de vista de atingimento dos critérios de segurança, desempenho e percepção dos consumidores. A busca por um design que atenda a múltiplos e tão variados objetivos de projeto torna-se extremamente ineficiente, custosa ou em alguns casos inviável sem o uso de ferramentas de otimização CAE.

Neste minicurso, apresentaremos como o uso de otimização em projeto de sistemas de freios proporciona de maneira eficiente soluções com desempenho multidisciplinar superior quando comparado com o uso de outras abordagens.

17 de novembro – Quarta-feira

9h – Solenidade de abertura

9h10  Painel – Elétricos & Autônomos: Impactos no Controle de Movimentos

  • Fabricio Oliveira Menezes  – Gerente de Engenharia de desenvolvimento em sistemas de freios eletrônicos – Continental Automotive do Brasil Ltda
  • Emerson Batagini – Engenheiro de desenvolvimento de produto – Robert Bosch Ltda
  • André Missagia de Matos Panadés – Design Responsible para Active Chassis Functional Integration – Stellantis
  • Felipe Nogueira – Diretor Adjunto de Engenharia – Volkswagen Caminhões e Ônibus

Debate e Sessão de Perguntas –  Mediador  – César Augusto Ferreira – Diretor de Inovação e Tecnologia de Produto – Empresas Randon

10h30min – Momento técnico do patrocinador

Apresentações de Papers – Bloco 1 – Emissões e meio ambiente

 

10h50 – Experiências, tecnologias e padrões para medições laboratoriais de emissões de freios.

Autor: Pedro Egídio Rossato Oliveira – Link Brasil

Co-autores: RaviTeja Vedula  e  Carlos Agudelo  – LINK Group

11h10 – Investigação do mecanismo de geração de emissões de freio em materiais Cu-full e Cu-free.

Autora: Ana Paula G Nogueira – University of Trento

Co-autores: Mara Leonardi e Giovanni Straffelini – University of Trento

 

11h30 – Mitigando impactos ambientais através do sistema de freio hidráulico

Autor: Emerson Batagini – Robert Bosch

 

11h50 –  Debate e  Sessão de Perguntas –  Mediador: Diego Masotti – Fras-le S/A

12h10  – Intervalo almoço

Apresentações de Papers – Bloco 2 –  Eletrônica embarcada e inovações tecnológicas

 

13h30 – Integração de Sistemas como freios, direção, aceleração e câmbio para viabilizar o controle de movimentos em Caminhões off-Highway

Autor: Luis Carlos C. Costa – Mercedes Benz do Brasil

Co-autor:  Jonathan Peter Marxen – Mercedes Benz do Brasil

 

13h50 – O Sistema de Proteção Lateral Ativa dos Caminhões Mercedes-Benz é uma inovação mundial visando proteger usuários de estrada vulneráveis e aumentar a segurança das vias de circulação em áreas urbanas

Autor: Carsten Barth – Daimler Truck AG

 

14h10 – Integração de Sistema Veícular (Freio de Estacionamento Elétrico)

Autor: Fábio Gaiotto Dias – Continental Automotive do Brasil Ltda

Co-autores: Carlos Minutti e Fabricio Oliveira Menezes – Continental Automotive do Brasil Ltda

14h30 – Debate e Sessão de Perguntas  – Mediador: Carlos Beraldo – Suspensys

14h50 – Momento técnico do patrocinador

Apresentações  de Papers – Bloco 3 – Modelagens e simulações

                                                                                    

15h10 – Método virtual de validação de aranha de freio baseado na teoria das distâncias críticas e testes experimentais de bancada

Autor: Lucas Marcon – Master Sistemas Automotivos Ltda

Co-autores: Pablo Tonetti Anselmo –  Master Sistemas Automotivos Ltda

Vagner do Nascimento – Centro Tecnológico Randon

Alexandre Vieceli e Leandro Corso –   Universidade de Caxias do Sul

 

 

15h30 – Procedimento de validação numérica de durabilidade em tambor de freio baseado em procedimento experimental em dinamômetro

Autor: Vagner do Nascimento – Centro Tecnológico Randon

Co-autores: Marcello Lovison Chiomento – Centro Tecnológico Randon

Genesis Guilherme Fidler – Castertech Fundição e Tecnologia

 

15h50 – Simulação de Sistemas de Freio de Aeronaves

Autor: Marcondes Azevedo Matos – Embraer SA

Co-autora: Vanessa da Cunha Mendes Cadete  – Embraer SA

16h10  – Debate e Sessão de Perguntas – Mediador:  Cirilo Silva  – Mercedes-Benz do Brasil

16h30 – Momento técnico do patrocinador

 

Apresentações de Papers  – Bloco 4 – Modelagens e simulações

 

16h50 – Procedimento de durabilidade numérica de sapatas de freio à tambor baseado em procedimento experimental de bancada

Autor: Vagner do Nascimento – Centro Tecnológico Randon

Co-autor: Giovanni de Morais – Dassault Systemes SIMULIA

 

17h10 – Modelo de Simulação e Testes do Sistema de Freios de um Fórmula SAE

Autor: Delwyson Fillipe Teixeira Carvalho – CEFET-MG

Co-autor: César Abrahão Pereira Melo  – CEFET-MG

 

17h30  – Controle da dinâmica do veículo utilizando o “Vehicle Network Toolbox” do MATLAB/Simulink

Autor: Douglas Albelo – Mercedes-Benz do Brasil

Co-autores: Rodrigo Dantas Dias, Renato Neves e Bruno Scarano Paterlini  – Mercedes-Benz do Brasil

17h50 – Debate e  Sessão de Perguntas – Mediador:  Vinícius Athaydes de Vargas – Fras-le  S/A

18 de novembro – Quinta-feira

09h – abertura do segundo dia

Apresentações de Papers  – Bloco 5 – Testes e validações

09h10 – Análise de Durabilidade em Fadiga de uma Carcaça de Ajustador Manual

Autor: Vagner do Nascimento – Universidade de Caxias do Sul

Co-autora:  Etiélli Acosta Vaz – Master Sistemas Automotivos

 

09h30 – Melhoria na sensação do pedal do freio, cálculo 1-D

Autor: Paulo Musa – IDIADA Automotive Technology

Co-autores: Ricardo Lima, Fabio Squadrani, Narcis Molina –  IDIADA Automotive Technology

Co-autores: Ricardo lima, Fabio Squadrani – IDIADA Automotive Technology

 

09h50  – Influência da deformação do material de atrito e do sistema de freio no curso total da câmara de freio

Autor: Roger Lusa dos Santos – Fras-le S/A

Co-autores: Everton P. do Amaral, Diego S. Antunes, Juliana Favero, Mateus A. Garbuio, Mauricio Lazzari, Luciano  M. – Fras-le S/A

Patric D. Neis, Ney Ferreira –  UFRGS

                                                        

10h10 – Análise do desempenho do sistema de frenagem de emergência avançado para caminhões com freios a tambor

Autor: Nouriandres Liborio Silva – Mercedes-Benz do Brasil

Co-autores: Anderson Luis Silva,  Cirilo de Paula Silva e Dirceu Lavoisier Graci Fernandes  – Mercedes-Benz do Brasil

10h30 – Debate e  Sessão de Perguntas – Mediador: Claudio Ferreto  – Stellantis

10h50 – Momento técnico do patrocinador

Apresentações de Papers  – Bloco 6 – NVH e simulações

 

11h10 – Ruído groan em caminhão médio durante aplicação de frenagem

Autor: Vinicius Mendes Guarenghi – IVECO Group

Co-autores: Diego Severo Antunes e Maurício Lazzari – Fras-le S/A

Pablo Tonetti Anselmo – Master

Ismael Coutinho  e  Rafael Fortuna Pizzi  – IVECO Group

 

11h30 –  Aplicação de tubos híbridos para reduzir o ruído gerado por um transiente de pressão no fluido de freio

Autor: Samantha Aires Garcia – Stellantis

Co-autores: Ademir Carvalho, Claudio Junior Ferreto  e  Leonardo Amorim – Stellantis

 

11h50 – Debate e Sessão de Perguntas  – Mediador:  Vagner Nascimento – Centro Tecnológico Randon

12h10 – Intervalo

Apresentações de Papers  – Bloco 7 – Tribologia

13h40 – Influência da composição química sobre a geração de trincas em discos de freio

Autor: Roberto Flores – UFRGS/Fras-le S/A

Co-autores: Diogo Buneder, Jean Carlos Poletto, Liu Yesukai de Barros, Ney Francisco Ferreira, Patric Daniel Neiss  – LATRIB/UFRGS

Natalia Pagnoncelli Lorandi  e Rafael Paini Pavlak  –  Fras-le  S/A

Carlos Henrique Raposo Lopes  e Genesis Guilherme Fidler – Castertech

 

14h  – Metodologia para Avaliação da Degradação Térmica de Materiais de Fricção em Testes de Bancada

Autor: Mauricio Lazzari – Fras-le S/A

Co-autores: Jaíne Webber,  Daniel Matté, Carlos H. S. Pereira, Diego S. Antunes, Roger L. dos Santos  – Fras-le S/A

 

14h20 – Análise da influência da rugosidade do raio interno de lonas de freio no coeficiente de atrito estático entre lona e patim, baseado em ensaios de bancada

Autor: Diego Severo Antunes – Fras-le S/A

Co-autores: Andre Brezolin, Juliana Favero, Norton Hernandez Wille , Thaysa Luza – Fras-le S/A

Saulo Renê Casarin Bastos – Master Sistemas Automotivos Ltda

14h40 – Debate e Sessão de Perguntas – Mediador:  André Brezolin  – Fras-le S/A

15h – Momento técnico do patrocinador

15h  – Momento técnico do patrocinador – 20min

15h20min  – Painel – Desafios perante as novas legislações de freios e de controle de movimentos

  • Caio  Faria Fattori – Coordenador de Marketing – Inteligência de Mercado – ZF (Divisão CVCS – Antiga WABCO)
  • Carlos Ernesto Agudelo Arango – Director Applications Engineering – Link Engineering Co.

Debate e Sessão de Perguntas. Mediador: Silvia Faria Iombriller – Brakes, Wheels and Tires Supervisor – Ford

16h35 – encerramento do evento

 

 

19 de novembro – Sexta-feira 

 

Minicursos

Atividade paralela, com transmissão via zoom.

 

 

 

PAINEL – ELÉTRICOS & AUTÔNOMOS: IMPACTOS NO CONTROLE DE MOVIMENTOS


Fabricio Oliveira Menezes

Gerente de Engenharia de desenvolvimento em sistemas de freios eletronicos na Continental Automotive do Brasil Ltda. Possui graduação em Engenharia Mecanica Automobilistica FEI – São Bernardo do Campo, há 16 anos no mercado automotivo, com experiencia internacional em testes veiculares tendo atuado em montadoras e fornecedores é membro titular do Sindipeças, contribuiu nas discussões técnicas de concepção do programa Rota 2030 promovendo tecnologias de segurança para o mercado nacional.

Emerson Batagini

Engenheiro de desenvolvimento de produto na área de chassis. Formado em Engenharia Mecânica e pós graduado em Administração com ênfase em Qualidade.

Experiência de mais duas décadas no contato com clientes e design de componentes do sistema de freio automotivo. Participou de congressos sobre segurança veicular sempre trazendo uma visão de ‘ecodesign’ ao tema, munindo outras organizações com informações relevantes sobre impactos ao meio ambiento. Atua fortemente em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, gerindo mudanças que levam à mobilidade do futuro. Atualmente, é Engenheiro de desenvolvimento de produto da Robert Bosch Ltda.

André Missagia de Matos Panadés

Engenheiro mecânico com experiência em validação de Base Brake na FCA Latam; calibração e validação de sistemas de Controle Ativo pela FCA Latam e FCA EMEA; System Lead Engineer para Active Safety pela Jaguar Land Rover. Atualmente, Design Responsible de Active Chassis – Functional Integration pela Stellantis Latam.

Felipe Nogueira

Engenheiro mecânico formado pela University of Maryland e mestre em Mecânica dos Sólidos pelo ITA . Em 1996 ingressou da VW Caminhões, e desde então desempenhou várias funções em todas as áreas da Engenharia. Atualmente exerce o cargo de Diretor Adjunto, sendo responsável pela área de Desenvolvimento do Produto.

César Augusto Ferreira

Diretor de Inovação e Tecnologia de Produto das Empresas Randon. Engenheiro Mecânico Automotivo pelo Centro Universitário FEI, com MBA Executivo pelo IBMEC/SP (atual INSPER). Tem mais 20 anos de experiência em tecnologia e desenvolvimento de produto na área automotiva, tendo trabalhado anteriormente na Fras-le e na Mercedes-Benz do Brasil. Ocupou diversas posições de gestão de engenheira e inovação, onde teve oportunidade de desenvolver projetos em diversos países e com algumas de suas universidade e/ou centro de pesquisa. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias de produto das Empresas Randon, pelo Centro Tecnológico Randon (CTR) e pela empresa NiOne.

PAINEL – DESAFIOS PERANTE AS NOVAS LEGISLAÇÕES DE FREIOS E DE CONTROLE DE MOVIMENTOS.

 

Caio Fattori

É coordenador de marketing na empresa ZF (Divisão CVCS: ‘Commercial Vehicles Control Systems’ – Antiga WABCO). Formou-se em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atua no mercado automotivo desde 2016, quando iniciou sua carreira na empresa WABCO. Trabalhou como engenheiro de vendas atendendo algumas montadoras de veículos comerciais pesados como Mercedes, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Desde o fim de 2019, atua na área de inteligência de mercado para veículos comerciais pesados (caminhões, ônibus e carretas).

Carlos Ernesto Agudelo Arango

É Diretor de Engenharia de Aplicações da LINK, desenvolvendo novos recursos e sistemas baseados em dados e experimentação, com ênfase em emissões de freio e simulação de Hardware-in-the-Loop. Carlos obteve seu diploma de bacharel em Engenharia de Produção pela EAFIT University-Colombia (em associação com a Aachen University e a Ruhr University Bochum) e uma certificação Six Sigma Black Belt.

Ele é presidente do SAE Brake Dynamometer e dos Vehicle Dynamics Standards Committees, vice-presidente do SAE Brake Lining Standards Committee e do Truck & Bus Hydraulic Brake Committee. Ele é ativo em vários comitês e forças-tarefa SAE, ISO e PMP.

Silvia Faria Iombriller

Doutora em Engenharia Mecânica pela USP, com 27 anos de experiência na área automotiva. Nos últimos 19 anos atua na Ford, onde atualmente é Supervisora de Desenvolvimento de Freios, Pneus e Rodas para Veículos da América do Norte.

Professora na Pós-Graduação de Engenharia Automotiva no Instituto Mauá de Tecnologia, membro do Conselho Executivo da SAE Brasil e da Mentoria SAE Mulheres.

 

 

 

 

CHAMADA DE TRABALHOS TÉCNICOS – DISPONÍVEL ATÉ 10/06/2021 – ETAPA FINALIZADA

 

1º Fase: Elaboração de Resumo

 

TERMOS DE ENVIO DO RESUMO

Para ser válido, o resumo deve conter as seguintes informações:

 

  • Título

 

  • Segmento:

Veículos Elétricos e Híbridos

Rodoviário (Veículos de passageiro e veículos comerciais)

Motocicletas

Ferroviário

Veículos Agrícolas e Fora de Estrada

 

  • Tema principal, podendo ser classificados em:

Eletrônica embarcada no controle de movimentos (ADAS/AEB)

Emissões e Meio Ambiente

Manufatura

Modelagens e Simulações

NVH

Regulamentação e Legislação

Segurança Veicular

Sistemas Auxiliares de Frenagem

Tambor e Disco de freio

Testes e Validações

Tribologia: Materiais e Matérias-primas

Outras inovações e tecnologias

 

  • Informações suficientes para a proposta do paper ser compreendida pelos avaliadores:

Objetivo do trabalho;

Método utilizado para o desenvolvimento;

Resultados alcançados

 

  • Mínimo de 1.500 caracteres e máximo de 3.500 caracteres;

 

  • Palavras-chave (de 3 a 5);

 

  • Um autor principal e seu contato de e-mail e telefone móvel;

 

  • Nomes e empresas dos coautores (quando houver).

 

IMPORTANTE!

Não serão aceitos trabalhos de natureza puramente descritiva ou com o conteúdo comercial.

Não serão aceitos trabalhos elaborados exclusivamente por estudantes.

Os trabalhos e apresentações poderão ser nos idiomas inglês ou português.

 

FORMA DE ENVIO:

O resumo deve ser enviado para o e-mail: saebrasil@dlcomunica.com.br até o dia 10 de junho. Não serão aceitos trabalhos após este prazo.

 

PRAZOS:

  • Submissão dos resumos – de 05 de abril a 10 de junho de 2021
  • Notificação de aceite do Resumo – 09 de julho de 2021
  • Submissão do trabalho – 10 de setembro de 2021
  • Notificação de aceite do Paper (para apresentação) – 13 de outubro de 2021 NOVAS DATAS
  • Envio do trabalho final – 05 de novembro de 2021 NOVAS DATAS

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