;
Portuguese English Spanish
Home Eventos São Paulo Interior Simpósio 15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain – Transmissões – Seção Campinas

15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain – Transmissões – Seção Campinas

O 15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, consolidado evento promovido pela SAE BRASIL – Seção Campinas, será realizado nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2017 e se mantém firme em seu propósito de difundir conhecimentos de elevado teor tecnológico no projeto e desenvolvimento do Powertrain. O qualificado público do evento é formado por engenheiros, pesquisadores, empresários e profissionais atuantes no setor automotivo.

O Simpósio está estruturado em dois dias de programações técnicas voltado a Motores Ciclo Otto e Sistemas de Transmissões para seu público de interesse.

1° Dia – Curso de Transmissões (8h)

O primeiro dia será dedicado ao bem sucedido Curso de Transmissões iniciado em 2012. Este primeiro dia consiste de palestras de cerca de 60 minutos de exposição e terá como foco atualizar profissionais e estudantes em temas relevantes dos sistemas de transmissão. Entre as exposições previstas, serão abordados os fundamentos para o desenvolvimento das transmissões de veículos híbridos e elétricos, visando preparar os engenheiros brasileiros para o próximo estágio de tecnologia. 
Em adição às palestras, está programado o Café Interativo, compostos por atividades práticas que ocorrerão durante o dia, intensificando a dinâmica do evento através da interação do público participante com as tecnologias apresentadas durante o Simpósio.

2° Dia – Palestras Técnicas

O segundo dia tratará das palestras técnicas, divididas em três grandes blocos: 

Bloco 1: Conceitos sobre sistemas de transmissão
O bloco consiste de três palestras de cerca de 20 minutos de exposição seguidas de uma rodada de discussões de 30 minutos. O objetivo deste bloco é apresentar a arquitetura do powertrain de alguns veículos, detalhando a transmissão e elucidando o funcionamento, mostrar estudo comparativo de desempenho (consumo, eficiência, emissões e etc.) através de estudos de casos.

– MT (Transmissões manuais);
– AMT (Transmissões automatizadas);
– AT (Transmissões automáticas);
– CVT (Transmissões continuamente variáveis); 
– DCT (Transmissões de dupla embreagem);
– Tecnologias Híbridas.  
– Velocidade máxima, Aceleração máxima, Eficiência e Consumo de combustível; 
– Capacidade de transmissão de torque, capacidade de carga e capacidade de rampa;
– NHV –  Ruído e Vibração.

Bloco 2: Componentes para transmissões

O bloco consiste de 5 palestras de cerca de 20 minutos de exposição seguidas de 10 minutos de perguntas e respostas a cada palestrante. O objetivo desse bloco é apresentar as tecnologias dos componentes do sistema de transmissão, detalhando sua arquitetura, explicando seu funcionamento, descrevendo processos de fabricação e as ferramentas para desenvolvimento.

– Embreagens;
– Atuadores;
– Engrenagens,
– Eixos,
– Sincronizadores;
– Rolamentos,
– Lubrificantes,
– Ruído e vibração;
– Novos Materiais;
– Durabilidade;
– Compatibilidade com os outros sistemas do veículo;
– Custo de desenvolvimento e de fabricação.

Bloco 3: Fórum de Tecnologias

O bloco consiste de 3 palestras de cerca de 30 minutos de exposição seguidas de uma rodada de discussões de 20 minutos. Ele objetiva tratar do futuro, pois o presente já ficou para trás: inovações e progressos relevantes realizados no campo dos sistemas de transmissões, de seus componentes, dos métodos de fabricação, do design, das tecnologias concorrentes e das exigências e tendências de mercados específicos ou globais. 

– Inovações;
– Tendências dos sistemas de transmissão no contexto brasileiro;
– Desafios da tecnologia de manufatura para a transmissão do futuro;
– Segurança 
– Necessidade de infraestrutura;
– Custo de operação; 
– Capacitação dos profissionais.

Além do conhecimento técnico, os participantes poderão conferir novidades na Exposição de Estandes, trocar experiências, informações e ideias com representantes de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa.

The event is finished.

Data

31 jul 2017 - 01 ago 2017
Expired!

Localização

Parque Tecnológico de Sorocaba
Avenida Itavuvu, nº 11.777, Sorocaba/SP

Organizador

SAE BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =