
A Distância – Curso Sistemas de Freios Veiculares
Sábados e domingos!
CARGA HORÁRIA: 18h
SOBRE O CURSO
“Excelente curso com vários exemplos práticos e conhecimento teórico do professor.”
Fábio Tadashi Ogassawara – General Motors do Brasil
“O curso é muito bom, o professor tem domínio absurdamente profundo no assunto e isso faz com que o tempo em aula passe de uma forma muito veloz, tirou todas as minhas dúvidas e acrescentou mais clareza, em resumo o conteúdo e curso são ótimos.”
Paulo Eduardo Octaviano
“Achei incrível conhecer mais sobre o sistema de freios!”
Alex Luiz Cibien E.Silva – UNISATC – Criciuma/SC
“Excelente curso, muito bem ministrado. O Márcio Ciolfi soube bem dispor o curso em uma ordem que faz sentido, explicando não só a parte teórica, como traçando diversos paralelos com o dia a dia da indústria e a abordagem prática.”
Pedro Henrique Araújo – Siemens
“Excelente didática e domínio sobre o tema. O curso segue uma sequência lógica que ajuda a manter o interesse e a entender o assunto de maneira pratica.”
Cláudio B. Cavalcante Jr. – Maxion Wheels
“Curso extremamente enriquecedor, só tenho a agradecer ao Márcio e a SAE BRASIL pela oportunidade.”
Gustavo Okada
“Excelente treinamento! Instrutor muito competente, abordando os tópicos com clareza.”
Marcos Paulo A. de Oliveira – Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
OBJETIVO
Apresentar a história, componentes, conceitos e funcionamento de todo o sistema de freio veicular, tipos de ensaios em bancada e veículo.
Serão abordadas as métricas e atributos comumente utilizados para análise, validação do sistema, bem como os critérios de engenharia e princípios físicos envolvidos no projeto e ensaios. Os participantes aprenderão a linguagem de desenvolvimento do sistema e ao final do curso se tornarão proficientes em sistemas de freio com uma visão global e alinhados com as etapas e principais desafios para um desenvolvimento de um sistema de freios.
O curso esclarece mitos e verdades sobre os freios e revela grande parte dos conceitos de freio aplicados em veículos esportivos, considerando que o estado da arte é aplicado nesse tipo de veículos.
Através de analogia com casos práticos, os participantes poderão além de entender o sistema, definir ou adequar um sistema de freio à um veículo já existente. Embora o curso tenha seu principal foco em veículos de passeio, os conceitos darão base para compreensão e desenvolvimento de sistemas de freios para todos os tipos de veículos.
PROGRAMA
1. Introdução: História do sistema, Definições e Princípios básicos
2. O Sistema de freio
2.1. Divisões e layout dos sistemas hidráulicos
2.2. Componentes de freio de serviço
2.2.1. Atuação
2.2.1.1. Pedal de freio
2.2.1.2. Conjunto servofreio
2.2.1.3. Duto de vácuo
2.2.2. Fluido de freio / Canalização
2.2.2.1. Fluido de freio
2.2.2.2. Tubulações
2.2.2.3. Flexíveis de freio hidráulico
2.2.3. Fundação – Freio a disco
2.2.3.1. Cavalete de freio
2.2.3.2. Materiais de atrito
2.2.3.3. Disco de freio
2.2.4. Fundação – Freio a tambor
2.2.4.1. Freio a tambor
2.2.4.2. Tambor de freio
2.3. Balanceamento de frenagem
2.4. Atuação – Válvulas, ABS e ESP e VAF
2.5. Freio de estacionamento / emergência
2.6. Distância de frenagem
2.7. Estudo térmico
2.8. Freio Regenerativo
3. Requisitos governamentais
4. Requisitos de cliente
5. Ensaios laboratoriais e em veículo
INSTRUTOR
Márcio Ciolfi
Doutorando em inteligência artificial, Mestre em Engenharia mecânica com ênfase em mobilidade, graduação em Engenharia mecânica com ênfase em Automobilística e técnico em mecânica.
Possui 19 anos de experiência em empresas multinacionais automotivas em pesquisa, desenvolvimento e adaptações, predominantemente como supervisor de desenvolvimento. Extenso conhecimento dos componentes veiculares de chassi, sendo responsável por diversos componentes em conjunto e atuando em paralelo como auditor de desenvolvimento de produto. Vivência internacional através de trabalhos e residência na Europa (Alemanha, Itália, França e República Tcheca). Professor de pós-graduação na FEI em especialização em Mecânica automobilística, ministrando curso e orientando publicações de trabalhos na área.Autor de diversos trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos nacionais e internacionais bem como patente.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes, técnicos e Engenheiros atuando em desenvolvimento de produtos ou com interesse na área automotiva.
PRÉ-REQUISITOS
Conhecimentos básicos automotivos e de física.
E-LEARNING
Curso ministrado ao vivo, pela Internet, por meio do sistema Zoom, com total interatividade.
Para participar é indispensável o uso de um aparelho eletrônico com conexão de internet e equipamento de áudio (headset, caixa de som, etc).
VALORES
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL | R$439,00 |
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL | R$847,00 |
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS * | R$949,00 |
NÃO ASSOCIADO | R$1.056,00 |
Orientações:
– a inscrição sempre deve ser realizada em nome do(a) participante.
– o pagamento pode ser realizado pelo(a) participante ou pela empresa, escolha a ser feita no último passo do formulário de inscrição.
– (*) Categoria válida somente para pagamento/faturamento para Empresa.
A realização do curso está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.
COMO ASSOCIAR-SE
Clique aqui para informações.
CONTATOS
EMAIL cursos@saebrasil.org.br | TELEFONE (11) 3142-3476 |