
A DISTÂNCIA – Curso Veículos Elétricos e Híbridos
Aulas aos sábados!
CARGA HORÁRIA: 16h
SOBRE O CURSO
“A experiência de realizar o curso ministrado pelo professor Wanderlei Marinho foi incrível, além de possuir um grande domínio sobre o conteúdo apresentado não permitiu em nenhum momento uma aula monótona, parabéns a toda equipe responsável por disponibilizar este curso online a pessoas de outros Estados.”
Raissa Vasconcelos Mendes – Viper Racing
“O curso foi muito bom, conteúdo ótimo e Prof. Wanderlei Marinho com muito conhecimento, experiência e didática mantendo a atenção durante o curso. Foi marcante ter participado do curso, pude conhecer detalhes de sistemas de veículos elétricos e híbridos, aspectos técnicos que desconhecia e com esta nova visão técnica poderei desenvolver melhor meus trabalhos na área de perícia automotiva. Agradeço pela oportunidade.”
Antonio Candido de Paiva Neto – ACPAIVA Engenharia
“Excelente curso, gostei muito da didática do professor Wanderlei. Realmente é um profissional com muito conhecimento sobre o assunto. Além da teoria, as experiências vividas fazem a diferença na hora de passar o conteúdo.”
Samuel Enrique Hernandez Fuentes – Electrolux do Brasil
CLIQUE AQUI e assista a Live com o conteúdo desse curso.
OBJETIVO
Apresentar a evolução dos veículos elétricos e híbridos, a arquitetura dos sistemas de propulsão, o uso adequado dos sistemas de armazenamento de energia e o seu gerenciamento eficiente. Evidenciar os aspectos importantes relacionados ao projeto e à operação dos sistemas e subsistemas de potência de propulsão elétrica de veículos elétricos puros, híbridos série, híbridos paralelo com exemplos e estudos de casos.
PROGRAMA
Motivação e História dos Veículos Elétricos
– Veículos elétricos, elétricos híbridos e célula de combustível a Hidrogênio
– Análise comparativa entre os veículos com propulsão a Motor Térmico – Motor a combustão interna e os veículos com propulsão elétrica.
– Arquiteturas comerciais Veículos Elétricos e Híbridos
– Conceitos básicos e configurações – Híbrido Série, Paralelo, Potência Compartilhada (Split Power), Puro Elétrico
Sistemas de Propulsão Elétrica
– Gerenciamento de Energia – Energy Management
– Energia e demanda de Energia
– Arquiteturas de acionamento para o atendimento as necessidades de torque e velocidade na propulsão
– Tensão do sistema e seleção de potência/energia nominais
– Motores elétricos para tração:
– Motor DC,
– Motor de Indução,
– Motores Brushless de ímãs Permanentes – PMBLDC e PMBLAC,
– Características dos ímãs permanentes de terras raras
– Motores de imãs permanentes de fluxo magnético radial e fluxo magnético axial
– Motores de Relutância Chaveados – Switched Reluctance Motors – SRM
– Aspectos de Regime de operação e de vibração em sistemas de propulsão elétrica
– Eletrônica de Potência e Acionamento de motores elétricos
– Operação de motores elétricos nos 4 quadrantes da curva Torque x Velocidade
– Motor/Gerador/Frenagem dinâmica e regenerativa
– Circuitos Retificadores – AC-DC,
– Circuitos Conversores – DC-DC,
– Circuitos inversores – DC-AC
– Dispositivos semicondutores de potência
– Estratégias de chaveamento dos semicondutores de potência
– Perdas nos semicondutores e Comportamento térmico e refrigeração
– Técnicas de Modulação em Largura de Pulso – Pulse Width Modulation
– Estratégias de controle
– Arquitetura de Hardware e de Software (embedded systems) dos circuitos auxiliares e de potência
– Níveis de tensão e corrente e aspectos de proteção intrínseca contra choques elétricos
– Modelagem e simulação computacional de sistemas de propulsão elétrica
– Estratégias de cumprimento da missão de propulsão sobre condições de falha.
– Normas técnicas relativas a eletrificação automotiva.
– Considerações sobre as redes de comunicação automotiva
– Compatibilidade e Interferência Eletromagnética – EMC e EMI
Armazenadores de Energia
– Baterias eletroquímicas: PbS, NiMH, Lithium Ion, etc
– Sistemas de Gerenciamento de Baterias – Battery Management Systems – BMS
– Necessidades básicas de operação – Tensão, corrente, temperatura, e health monitoring
– Carregadores de Baterias – Battery chargers
– Ultracapacitores
– Baterias eletromecânicas – Flywheel Energy Storage Systems – kers
– Células de combustível a Hidrogênio – Fuel Cell
Veículos Elétrico Híbrido Série, Híbrido Paralelo e a Célula de Combustível a Hidrogênio: Modelos
– Estudos de casos:
– GM – Chevy Volt e Chevy Bolt
– Toyota Prius e Mirai (Hidrogênio)
– Honda Fit
– Nissan leaf
– Ford – Focus electric
– Tesla – Model S, Model X, Model 3
– Mercedes Benz – EQ Model
– Volkswagen – ID Model
– Outros modelos incluindo Peugeot, Renault, BYD, Fisker Karma, Quant, Faraday, etc
Veículo Elétrico Híbrido e Veículo Elétrico com conexão a rede elétrica (Grid)
– Plug-in Hybrid Electric Vehicle
– Vehicle to grid – V2G
– Sistemas de Carregamento – Charging Systems
– Smart Grid
– Análise da infraestrutura de suprimento de energia elétrica e de Hidrogênio
PROFESSOR
Wanderlei Marinho da Silva
Engenheiro eletricista pela Universidade Santa Cecília (1990).
Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.
Realizou o curso Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge – EUA (2011).
Realizou o curso Executive Education Program on Project Management na George Washington University School of Business em Washington – EUA (2010).
Realizou o curso Business and Management for International Professionals na University of Carlifornia, Irvine – EUA (2008).
Possui especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology – UMIST, Manchester, Inglaterra (1997).
- Membro do Project Management Institute – PMI – EUA, e PMI Chapter São Paulo.
- Revisor do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers.
- Membro da Society of Automotive Engineers – SAE.
- Membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência – Sobraep.
- Funcionário da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN. Exerce suas funções atualmente no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo CTM-SP.
- Professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV.
- Professor do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT nos Cursos de Pós-Graduação.
Ministrou diversos cursos corporativos em empresas nacionais e globais.
Participou de vários cursos e congressos no Brasil e no exterior e possui aproximadamente 30 artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de Manutenção, Assistência Técnica, Oficinas Eletro-eletrônico, Projeto e Atividades ligadas aos Sistemas Eletro-eletrônicos da Indústria Automotiva e do setor de Autopeças.
Estudantes de Engenharia e Engenheiros das áreas de Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.
PRÉ-REQUISITOS
Conhecimentos básicos de elétrica e eletrônica automotiva.
E-LEARNING
Curso ministrado ao vivo, pela Internet, por meio do sistema Zoom, com total interatividade.
Para participar é indispensável o uso de um aparelho eletrônico com conexão de internet e equipamento de áudio (headset, caixa de som, etc).
VALORES
Curso a distância com 50% de desconto | |
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL | R$ 354,00 |
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL | R$ 685,00 |
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS * | R$ 767,00 |
NÃO ASSOCIADO | R$ 855,00 |
A realização dos cursos está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.
* ATENÇÃO! Categoria válida somente para pagamento/faturamento para Pessoa Jurídica.
FORMAS DE PAGAMENTO
- Boleto Bancário
- Cartões de Crédito – Em até 10 parcelas, sem juros.
COMO ASSOCIAR-SE
Clique aqui para informações.
CONTATOS
EMAIL cursos@saebrasil.org.br | TELEFONE 55 (11) 3142-3476 |