A DISTÂNCIA – Curso CAN – Fundamentos e aplicações
CARGA HORÁRIA – 9h
SOBRE O CURSO:
“Ótimo professor, muito prestativo e me introduziu muito bem ao mundo da rede CAN, de certa forma mostrando o passo a passo da construção e validação de uma rede.
Fará diferença no nosso protótipo Baja e estaremos colocando os ensinamentos do curso em prática no nosso próximo projeto. Recomendo o curso para todos que têm interesse em entender melhor como construir uma rede robusta de comunicação para eletrônica embarcada.”
Alessandro Ferreira – SS Telemática
“Bem técnico, bem esclarecedor.”
Guilherme da Costa Oliveira
“Muito rico em conhecimento, pena que foram só 3 dias.”
Francisco Wesllen da Silva Penha – Tracbel nordeste
OBJETIVO
Compreender as características fundamentais, bem como as aplicações de redes CAN em sistemas automotivos e máquinas.
PROGRAMA
– Aspectos históricos e a necessidade de redes em aplicações veiculares;
– Como dados trafegam: comunicação serial e paralelo;
– Rede CAN: Normas e especificações;
– A camada física em uma rede CAN;
– Endereçamento e processo de arbitragem;
– Princípios de comunicação e os aspectos gerais de uma mensagem CAN;
– Tratamento de erro;
– CAN FD;
– Introdução a protocolos baseado em CAN e suas aplicações;
– Aplicações gerais e exemplos de aplicações práticas de rede CAN.
INSTRUTOR
Matheus Schlosser Basso
Tecnólogo em automação industrial e mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Com experiência de mais de 8 anos em sistemas de automação, eletrônica, programação de sistemas embarcados tendo atuado de 2014 até 2022 no SENAI – Unidade Ponta Grossa onde atuou como instrutor nos cursos técnicos, bem como em treinamento para diversas indústrias da região.
Atuou também na Renault do Brasil e atualmente trabalha com desenvolvimento de sistemas embarcados para veículos fora de estrada e implementos agrícolas na Hydac – Smart Automation Systems.
É membro do Grupo de Sistemas Automotivos (GSA) – UTFPR desde 2021, onde é mestrando desenvolvendo pesquisas em veículos autônomos, aquisição de dados automotivos e ADAS.
No GSA, sob a orientação do professor Dr. Max Mauro Santos, desenvolveu aplicações para Hardware in the Loop (HiL) usando plataforma dSpace e Matlab/Simulink com foco em simulação em tempo-real de dinâmica veicular. No momento, desenvolvendo sua tese de mestrado voltada para Mapeamento e Localização simultânea (SLAM).
PÚBLICO-ALVO
Engenheiros, tecnólogos, técnicos e profissionais que buscam compreender o funcionamento de redes CAN.
PRÉ-REQUISITOS
Conhecimento básico em eletrônica para compreensão de sinais digitais.
E-LEARNING
Curso ministrado ao vivo, pela Internet, por meio do sistema Zoom, com total interatividade.
Para participar é indispensável o uso de um aparelho eletrônico com conexão de internet e equipamento de áudio (headset, caixa de som, etc).
O curso não será gravado.
VALORES
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL | R$ 257,00 |
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL | R$ 515,00 |
EMPRESA CERTIFICADA PELO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS (*) | R$ 579,00 |
NÃO ASSOCIADO | R$ 644,00 |
Orientações:
– a inscrição sempre deve ser realizada em nome do(a) participante.
– o pagamento pode ser realizado pelo(a) participante ou pela empresa, a escolha deve ser feita no último passo do formulário de inscrição.
– (*) Categoria somente para pagamento/faturamento para Empresa.A realização dos cursos está condicionada a um número mínimo de participantes.
Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.
As informações para acesso e arquivo da apostila (.pdf) serão enviadas por e-mail para os(as) inscritos(as) até a tarde da véspera da realização do curso.
Certificado de participação será enviado também por e-mail, após o preenchimento da avaliação do curso.
FORMAS DE PAGAMENTO
- Boleto Bancário
- Cartões de Crédito – Em até 10 parcelas, sem juros.
COMO ASSOCIAR-SE
Clique aqui para informações.
CONTATOS
EMAIL cursos@saebrasil.org.br | TELEFONE (11) 3142 3476 |