;
Portuguese English Spanish
Home Eventos Cursos Curso Veículos Elétricos e Híbridos – Parceria SAE BRASIL e Sindipeças
Cancelado

Curso Veículos Elétricos e Híbridos – Parceria SAE BRASIL e Sindipeças

OBJETIVO:
Apresentar a evolução dos veículos elétricos e híbridos, a arquitetura dos sistemas de propulsão, o uso adequado dos sistemas de armazenamento de energia e o seu gerenciamento eficiente. Evidenciar os aspectos importantes relacionados ao projeto e à operação dos sistemas e subsistemas de potência de propulsão elétrica de veículos elétricos puros, híbridos série, híbridos paralelo com exemplos e estudos de casos.

SOBRE O CURSO

“Excelente abordagem sobre o tema, entre todas as palestras e workshop que participei, tive um melhor entendimento e aproveitamento neste treinamento.”
Thiago Vinicius do Amaral – Cebi Brasil

“Excelente relação entre teoria e prática”
Carlos Eduardo G. Cavalcanti – Sindipeças

“O curso é muito bom, o orientador possui grande conhecimento na área e nas tendências. O curso aborda quesitos técnicos e econômicos, bem como curvas futuras de crescimento ou redução do mercado o que é muito importante para tomadas de decisão […]”
Felipe Correa Alves

“Curso de ótima qualidade, assunto mais que atual, mas que também visa o futuro. Professor extremamente qualificado e indicado para explicar um assunto tão importante e complexo. Os princípios de conhecimentos adquiridos em 16h, serão utilizados, tanto na vida profissional como na vida pessoal. […]”
Pablo Pereira Oliveira

PROGRAMA

Motivação e História dos Veículos Elétricos

– Veículos elétricos, elétricos híbridos e célula de combustível a Hidrogênio
– Análise comparativa entre os veículos com propulsão a Motor Térmico – Motor a combustão interna e os veículos com propulsão elétrica.
– Arquiteturas comerciais Veículos Elétricos e Híbridos
– Conceitos básicos e configurações – Híbrido Série, Paralelo, Potência Compartilhada (Split Power), Puro Elétrico

Sistemas de Propulsão Elétrica

– Gerenciamento de Energia – Energy Management
– Energia e demanda de Energia
– Arquiteturas de acionamento para o atendimento as necessidades de torque e velocidade na propulsão
– Tensão do sistema e seleção de potência/energia nominais
– Motores elétricos para tração:
– Motor DC,
– Motor de Indução,
– Motores Brushless de ímãs Permanentes – PMBLDC e PMBLAC,
– Características dos ímãs permanentes de terras raras
– Motores de imãs permanentes de fluxo magnético radial e fluxo magnético axial
– Motores de Relutância Chaveados – Switched Reluctance Motors – SRM
– Aspectos de Regime de operação e de vibração em sistemas de propulsão elétrica
– Eletrônica de Potência e Acionamento de motores elétricos
– Operação de motores elétricos nos 4 quadrantes da curva Torque x Velocidade
– Motor/Gerador/Frenagem dinâmica e regenerativa
– Circuitos Retificadores – AC-DC,
– Circuitos Conversores – DC-DC,
– Circuitos inversores – DC-AC
– Dispositivos semicondutores de potência
– Estratégias de chaveamento dos semicondutores de potência
– Perdas nos semicondutores e Comportamento térmico e refrigeração
– Técnicas de Modulação em Largura de Pulso – Pulse Width Modulation
– Estratégias de controle
– Arquitetura de Hardware e de Software (embedded systems) dos circuitos auxiliares e de potência
– Níveis de tensão e corrente e aspectos de proteção intrínseca contra choques elétricos
– Modelagem e simulação computacional de sistemas de propulsão elétrica
– Estratégias de cumprimento da missão de propulsão sobre condições de falha.
– Normas técnicas relativas a eletrificação automotiva.
– Considerações sobre as redes de comunicação automotiva
– Compatibilidade e Interferência Eletromagnética – EMC e EMI

Armazenadores de Energia

– Baterias eletroquímicas: PbS, NiMH, Lithium Ion, etc
– Sistemas de Gerenciamento de Baterias – Battery Management Systems – BMS
– Necessidades básicas de operação – Tensão, corrente, temperatura, e health monitoring
– Carregadores de Baterias – Battery chargers
– Ultracapacitores
– Baterias eletromecânicas – Flywheel Energy Storage Systems – kers
– Células de combustível a Hidrogênio – Fuel Cell

Veículos Elétrico Híbrido Série, Híbrido Paralelo e a Célula de Combustível a Hidrogênio: Modelos

– Estudos de casos:
– GM – Chevy Volt e Chevy Bolt
– Toyota Prius e Mirai (Hidrogênio)
– Honda Fit
– Nissan leaf
– Ford – Focus electric
– Tesla – Model S, Model X, Model 3
– Mercedes Benz – EQ Model
– Volkswagen – ID Model
– Outros modelos incluindo Peugeot, Renault, BYD, Fisker Karma, Quant, Faraday, etc

Veículo Elétrico Híbrido e Veículo Elétrico com conexão a rede elétrica (Grid) 

– Plug-in Hybrid Electric Vehicle
– Vehicle to grid – V2G
– Sistemas de Carregamento – Charging Systems
– Smart Grid
– Análise da infraestrutura de suprimento de energia elétrica e de Hidrogênio

CARGA HORÁRIA
16h

PÚBLICO ALVO
Profissionais de nível superior ou técnico especializado nas áreas de Manutenção, Assistência Técnica, Oficinas Eletro-eletrônico, Projeto e Atividades ligadas aos Sistemas Eletro-eletrônicos da Indústria Automotiva e do setor de Autopeças. Estudantes de Engenharia e Engenheiros das áreas de Elétrica, Computação, Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica.

PRÉ REQUISITOS
Conhecimentos básicos de elétrica e eletrônica automotiva.

PROFESSORES

Wanderlei Marinho da Silva

Engenheiro eletricista pela Universidade Santa Cecília (1990).
Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

Realizou o curso Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge – EUA (2011).  Realizou o curso Executive Education Program on Project Management na George Washington University School of Business em Washington – EUA (2010).

Realizou o curso Business and Management for International Professionals na University of Carlifornia, Irvine – EUA (2008).  Possui especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology – UMIST, Manchester, Inglaterra (1997).

  • Membro do Project Management Institute – PMI – EUA, e PMI Chapter São Paulo.
  • Revisor do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers.
  • Membro da Society of Automotive Engineers – SAE.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência – Sobraep.
  • Funcionário da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN. Exerce suas funções atualmente no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo CTM-SP.
  • Professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV.
  • Professor do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT nos Cursos de Pós-Graduação.

Ministrou diversos cursos corporativos em empresas nacionais e globais.
Participou de vários cursos e congressos no Brasil e no exterior e possui aproximadamente 30 artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.

VALORES

Aumente a possibilidade da realização dessa turma! Faça sua inscrição e escolha a forma de pagamento. O pagamento deverá ser efetuado somente com a confirmação do curso (prazo médio de 5 dias antes da data).

Valores 
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL R$ 720,00
ASSOCIADO SAE BRASIL E EMPRESAS ASSOCIADAS AO SINDIPEÇAS R$ 1.390,00
NÃO ASSOCIADO R$ 1.735,00

A realização dos cursos está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.

A mensagem abaixo somente é válida para os cursos presenciais.

A SAE BRASIL não se responsabilizará pelos custos de passagens e hospedagem dos inscritos.

Estão inclusos no valor da inscrição o material didático e coffee-breaks (manhã e tarde). Os custos de transporte, almoço e hospedagem serão por conta do participante.

FORMAS DE PAGAMENTO

– Boleto Bancário
– Cartões de Crédito – Em até 10 parcelas, sem juros.

COMO ASSOCIAR-SE
Clique aqui para informações.

EMAIL
cursos@saebrasil.org.br

TELEFONE
55 (11) 3287 2033 – Ramal 223

The event is finished.

Data

08 - 09 maio 2020
Expired!

Tempo

08:00 - 18:00

Localização

Sindipeças
Avenida Santo Amaro, 1.386
Categoria

Organizador

SAE BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 13 =