
SAE SMART TRACK | Fábrica do Futuro: Pessoas, Competências e Soluções
A indústria 4.0 oferece diversas ferramentas e soluções que permitem a otimização dos processos produtivos, redução do consumo de recursos naturais e minimização dos impactos ambientais. Algumas das maneiras pelas quais a indústria 4.0 pode contribuir para a sustentabilidade incluem:
- Monitoramento em tempo real: a tecnologia de sensores permite que as organizações monitorem e controlem seus processos de produção em tempo real, identificando possíveis desperdícios e ineficiências e tomando medidas para corrigi-los imediatamente.
- Inteligência Artificial e Machine Learning: algoritmos de aprendizado de máquina podem ser usados para otimizar a produção e reduzir o consumo de recursos naturais, como água e energia, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
- Automação: a automação dos processos produtivos pode reduzir a quantidade de resíduos gerados, minimizar os riscos de acidentes e melhorar a qualidade dos produtos. Monitoramento ambiental: sensores e dispositivos IoT podem ser usados para monitorar a qualidade do ar e da água, o nível de ruído e outros indicadores ambientais, permitindo que as empresas avaliem e melhorem seu desempenho ambiental
Com o avanço da tecnologia e a disponibilidade de dados em tempo real, as empresas podem tomar decisões mais informadas e eficientes em relação à sustentabilidade, além de estabelecer metas mais ambiciosas e monitorar seu progresso com mais precisão. O uso da tecnologia também pode ajudar as empresas a se adaptarem mais rapidamente às mudanças regulatórias e às demandas dos consumidores por práticas mais sustentáveis, ajudando a garantir sua viabilidade a longo prazo.
Convidados:

Metaverso: ecossistema da indústria 4.0 dentro da Renault
Alexandre Larsen
Coordenador de Engenharia, Tooling – Renault do Brasil
Engenheiro de Controle e Automação, Pós- graduado em Engenharia de Produção. Possui experiência de mais de 26 anos no setor industrial nas áreas de manutenção, automação e inovação. Especialista em Manufatura Aditiva e em soluções para Automação Industrial aplicadas para Indústria 4.0. Atua como coordenador da área de Tooling para a Renault na América Latina, tendo atuado em diversos países da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Moderadora:
Julia Maia
Líder de implantação do Parque Tecnológico da Indústria – Senai PR
arquiteta e urbanista graduada pela UFPR, com dupla certificação pelo RWTH na Alemanha. Iniciou sua jornada com uma formação voltada para inovação na construção civil, com destaque para sua especialização em BIM. Atualmente lidera a implantação do Parque Tecnológico da Indústria, com ênfase em Mobilidade Inteligente. Também desempenha o papel de Diretora de Parcerias na SAE Regional PR/SC.

Digital Twin de Ferramentas de Injeção e Estampos e Simulação ambiente 4.0 para treinamento
Julio Monteiro
Diretor Industrial – Bosch Campinas
30 anos de experiência em Manufatura, Marketing e Desenvolvimento de Produto.
Responsável por soluções Digitalização & Industria 4.0 na planta Bosch Campinas

Evolução dos profissionais e suas competências no cenário da Indústria 4.0
Rodrigo Duarte
Diretor de Qualidade e Comportamento do Produto – FPT Industrial
Diretor de Qualidade e Comportamento do Produto Diretor de qualidade e comportamento do produto na FPT Industrial. Mestre em Engenharia Mecânica Automotiva, atua nas áreas de Qualidade e Manufatura nos países polo America Latina.
ASSISTA
PATROCÍNIO DIAMANTE
PATROCÍNIO OURO
REALIZAÇÃO
