
Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol
Alto conteúdo técnico sobre as Tecnologias de Propulsão a Hidrogênio: célula PEM, célula SOFC e motores a combustão.
O objetivo é realizar um evento inédito, com alto conteúdo tecnológico especialmente desenvolvido pelos engenheiros da SAE BRASIL. Além de trazer ao público alto conteúdo técnico sobre as tecnologias de célula a combustível para aplicação veicular e mostrar exemplos de veículos movidos a célula a combustível comercializados no mundo, queremos mostrar como a engenharia brasileira pode agregar valor ao desenvolvimento de veículos a célula a combustível, trazendo inovação em sistemas de propulsão híbridos e combustíveis alternativos. Além disso, mostraremos como o hidrogênio pode abastecer motores a combustão. Serão apresentados estudos de caso em um exercício tecnológico com 3 opções/rotas, integrados em uma mesma plataforma veicular e operando no mesmo duty cycle.
Principais debates:
• Como está o desenvolvimento de veículos elétricos a hidrogênio e elétricos a etanol no Brasil?
• Como está a nacionalização dos componentes no Brasil?
• Como realizar o sonho brasileiro de ter uma veículo a célula a combustível movido a etanol?
• Desafio de engenharia automotiva: apresentação de 3 estudos de casos para um caminhão a hidrogênio, elétrico etanol.
• Mesa redonda com os membros da mentoria da Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL e demais especialistas dos setores automotivo, biocombustível, elétrico e gases industriais, os quais atuam em instituições públicas e privadas, incluindo indústria, agências regulatórias e a academia.
• Serão debatidos os estudos de caso apresentados para o uso do H2 na mobilidade no Brasil.
CONTATO
Quer saber como a sua empresa pode participar? Fale conosco:
Valéria de Lima
☎️ (11) 3142-3482
📧 valeria.lima@saebrasil.org.br
Dúvidas sobre a inscrição?
Regiane Prado
☎️ (11) 3142-3469
📧 regiane.prado@saebrasil.org.br
Horários da Programação
28 de abril de 2022
- 09:00 - Introdução
- Camilo Adas, Presidente do Conselho SAE BRASIL
- 09:10 - O Programa Combustível do Futuro
- Pietro Mendes, MME
- 09:20 - Motivação
- Monica Saraiva Panik, Mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL
- 09:30 - Tecnologias de Propulsão a Hidrogênio:
- - Case 1 Célula PEM
- Silvano Pozzi, Ballard
- - Case 2 Célula SOFC
- Fábio Coral Fonseca, IPEN
- - Case 3 Uso do H2 em Motores a Combustão
- Maurilio Cassiani, AVL
- 10:15 - Veículo Elétrico a Hidrogênio:
- - Case 1
- Roland Dold, DaimlerTruck
- - Case 2
- Gustavo Noronha, Toyota do Brasil
- 10:45 - Veículo Elétrico a Etanol:
- - Case 1
- Ricardo Abe, Nissan
- - Case 2
- André Trintini, Volkswagen
- 11:15 - Nacionalização dos Componentes:
- - Case 1 Ônibus Brasileiro a Hidrogênio
- Sidney Gonçalves, Trendtech
- - Case 2 Programa MiBI : Made in Brasil Integrado do Ministério da Economia
- Erwin Franieck, SAE BRASIL
- 11:45 - 13:00
- PAUSA
- 13:00 - Propostas técnicas para o CAMINHÃO A HIDROGÊNIO ELÉTRICO ETANOL:
- - Rota Inspiradora
- Daniel Bueno Lima, Embraer
- - H2 Truck Design
- Ronaldo Lopes, DaimlerTruck
- - H2 Truck PEM
- Silvano Pozzi, Ballard
- - Implementação de reformadores de etanol estacionários em postos de combustível
- Daniel Lopes, Hytron
- - Reformador embarcado é possível?
- Sidney Gonçalves, Trendtech
- - Motor de caminhão com célula SOFC é possível?
- Eustáquio Sirolli, Foton Motors
- 14:30 - MESA REDONDA
- Moderadora Monica Saraiva Panik: Camilo Adas (SAE Brasil), Pietro Mendes (MME), Silvano Pozzi (Ballard), Fábio Coral (IPEN), Maurílio Cassiani (AVL), Roland Dold (Daimler Truck), Gustavo Noronha (Toyota), Ricardo Abe (Nissan), André Trintini (Volkswagen), Sidney Gonçalves (Trendtech), Erwin Franieck (SAE Brasil), Daniel Lima (Embraer), Ronaldo Lopes (Daimler Truck), Daniel Lopes (Hytron), Eustáquio Sirolli (Foton Motors), Plínio Nastari (Datagro), Daniel Spinelli (Daimler Truck), Henry Joseph Jr (ANFAVEA), Gerhard Ett (FEI).
- 15:30 - Encerramento