;
Portuguese English Spanish

3 expectativas para o futuro da mobilidade

22 de fev

O futuro da mobilidade está em jogo. E um dos grandes desafios é gerenciar a mobilidade de pessoas e de bens para os próximos anos. Para isso, aposta-se na tecnologia digital como espinha dorsal dessa nova mobilidade. Estima-se que o mundo tenha hoje 26,3 bilhões de dispositivos e conexões digitais, o triplo da população mundial.

A expectativa é de que haja uma mobilidade mais equitativa, eficiente energeticamente e segura na medida em que essa conectividade avance pelos sistemas de transporte de forma global. 

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), entre 85% e 90% da população mundial viverá em cidades sustentáveis até 2050. O motivo estará nessa melhor qualidade de vida na hora de se locomover, conectando veículos e vias e otimizando recursos, sem se esquecer do meio ambiente.

Enquanto isso, novas tecnologias vão surgindo como grandes aliadas ao desenvolvimento de alternativas para uma locomoção eficiente e sustentável. São elas: 

Veículos elétricos 

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), 3 milhões de veículos elétricos (EVs) foram vendidos no mundo em 2020. Aumento de 41% se comparado com 2019. Hoje, são mais de 11 milhões de carros, ônibus, vans e caminhões totalmente elétricos nas ruas, segundo a IEA.

A demanda pelos veículos elétricos é tamanha, que o estudo da IEA aponta que a frota de carros elétricos será de 145 milhões até 2030. Se estimulada, pode chegar a 240 milhões no fim da década.

No Brasil também houve aumento. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em 2021 o mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados no país registrou o melhor resultado da série histórica, com o recorde absoluto de 34.990 unidades. Houve um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 de 2019. 

1° caminhão elétrico desenvolvido no Brasil

O Brasil está empenhado no futuro da mobilidade. Durante o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2019, o público pode conhecer o VW e-Delivery, modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido em território nacional.

Esse veículo acumulou 15 mil quilômetros de testes. Nesse período, deixou de emitir mais de 11 toneladas de CO² na atmosfera e reduziu o consumo de diesel em mais de 3,3 mil litros.

Recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar, o VW e-Delivery acumulou 43% de energia do próprio sistema regenerativo dos freios.

A partir desse desempenho, a Ambev anunciou a compra de 1,6 mil caminhões elétricos (1/3 da frota) até 2023, ano em que estará presente em 30 países.

App substitui chave do carro

O aplicativo Perfectly Keyless é o primeiro no mundo a substituir a chave analógica do veículo por comandos vindos de um smartphone. O app funciona para qualquer tipo de veículo, desde carro de passeio a caminhões e ônibus.

Desta forma, diminui as chances de imprevistos, como perdas ou roubos, por exemplo. Além disso, proporciona conforto para as transportadoras, que podem gerenciar melhor o acesso dos motoristas aos carros.

Viagem na velocidade do som

O programa de realidade virtual Hyperloop é o primeiro modelo de cápsula de transporte da Hyperloop TT em escala 1:1. Com ele, é possível experimentar a sensação de viajar na velocidade do som. Além de mover cargas e pessoas a velocidades subsônicas, o sistema Hyperloop TT gera excedente de energia capturada do sol.

Esse modelo de transporte do futuro é feito em cápsulas aerodinâmicas, que viajam dentro de tubos magnéticos, que por sua vez são cobertos por painéis solares. Essa estrutura gera energia limpa para mover as cápsulas e abastecer cidades no entorno das linhas de transporte.

O primeiro protótipo da cápsula iniciou sua fase de testes em 2018 e duas linhas experimentais já funcionam em Toulouse, na França, e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Quer saber mais sobre o futuro da mobilidade? Clique aqui!