;
Portuguese English Spanish

Mobilidade urbana sustentável: como anda o processo de descarbonização?

24 de nov

Esperança para a mobilidade urbana sustentável? Em abril de 2021, durante a Cúpula do Clima organizada pelos Estados Unidos foi anunciada a nova meta de descarbonização do Brasil. A partir de agora, nosso país se compromete a alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Antes era 2060, mas esse processo ainda é longo.

O Brasil está entre os cinco maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta, de acordo com relatório do Observatório do Clima. Conforme o estudo divulgado em novembro de 2020, o país elevou em 2019 as emissões em quase 10%, o maior índice desde 2003.

Todas as nações que estão acima do Brasil dependem da queima de carvão, petróleo e gás para o setor de transportes e geração de energia. Embora nosso país tenha energia limpa e renovável e biocombustível, ele está na lista dos maiores poluidores por causa do desmatamento.

Além de frear a destruição da floresta, a implantação da mobilidade urbana sustentável se faz cada vez mais necessária. Hoje, o excesso de carros nas ruas gera trânsito, desperdício de tempo e combustível, além dos já falados problemas ambientais.

Atualmente com 46,2 milhões de automóveis, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus, o Brasil tem a sexta maior frota do mundo. Fica atrás apenas de EUA, China, Japão, Rússia e Alemanha. A idade média do total de veículos que rodam por aqui é de 10 anos.

Leia mais: Mobilidade elétrica no Brasil é fundamental

O que é mobilidade urbana sustentável?

A princípio, a mobilidade urbana sustentável é um conceito que busca melhorar a relação das pessoas com o meio de transporte tradicional para evitar problemas, como trânsito e poluição, reduzindo congestionamentos e a emissão de gases na atmosfera, além de ser um modelo de locomoção mais eficaz.

Entretanto, é preciso que haja investimentos em transporte coletivo, como em metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus elétricos, ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade e até mesmo em teleféricos.

Mas não basta isso. É também priorizar calçadas confortáveis e seguras para pedestres e asfalto sem buracos ou ondulações para veículos.

Como a mobilidade urbana sustentável pode ser promovida no Brasil?

Transporte coletivo

Investimento em transporte coletivo, como os já citados, ônibus elétricos, metrôs, trens e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além da criação de ciclovias e esteiras rolantes, são vistos como excelentes alternativas limpas. Afinal, essas mudanças reduzem a poluição atmosférica e sonora, o que melhora a qualidade de vida da população.

O VLT do Rio de Janeiro é um grande exemplo. Movido a eletricidade, o veículo transporta 70 mil pessoas por dia, o que representa a ocupação de 50 mil carros. Ele ocupa 20 vezes menos espaço do que os automóveis para transportar a mesma quantidade de passageiros. Além disso, representa apenas 0,4% do consumo de energia elétrica, segundo a ANP Trilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos).

Transporte alternativo

O uso de bicicletas vem se popularizando nas principais capitais do país. Essa tendência tem crescido ao longo dos últimos anos, principalmente como alternativa ao transporte coletivo durante a pandemia de covid-19. A bicicleta exige baixo investimento do usuário, não gera poluentes e ainda proporciona benefícios físicos.

A cidade de São Paulo é uma das capitais que investe em ciclovias e ciclofaixas para ciclistas. De acordo com o IPMMU (Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana), a metrópole tem 1,6 milhão de bicicletas espalhadas. São 13 bikes para cada 100 habitantes, levando em consideração que o município tem hoje 12 milhões de moradores.

Redesenho urbano

Grande parte das cidades do Brasil não foi preparada para a mobilidade urbana sustentável. Algumas já mudaram, outras estão se redesenhando para isso.

No entanto, o país necessita de grandes incentivos para quem sabe um dia ter um projeto parecido com o “Cidades de 15 Minutos”, idealizado na França. Fortaleza (CE), Rio Branco (AC) e Curitiba (PR) são referências nacionais em mobilidade urbana sustentável.

Contribua para a mobilidade urbana sustentável

Agora que você já sabe algumas formas de minimizar a poluição, ajude também para uma mobilidade urbana sustentável e se utilize das diferentes formas de transporte. Se cada um fizer sua parte podemos acelerar o processo de descarbonização.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição!