;
Portuguese English Spanish

Os desafios da mobilidade conectada serão discutidos no segundo dia do WEB FÓRUM SAE BRASIL

25 de nov

Segunda parte do painel de Caminhões e Ônibus e painéis Educação na Engenharia, Sustentabilidade, Transformação Digital e Engenheiros-Chefe serão as atrações do dia 2/12

Com o tema “O futuro da mobilidade conectada – da energia à sustentabilidade”, o WEB FÓRUM SAE BRASIL será realizado de 1 a 3 de dezembro. “Montamos o mais completo evento digital da engenharia da mobilidade do País. Serão mais de 60 palestrantes e moderadores e mais de 20 horas de conteúdo em uma plataforma digital inovadora que discutirá os principais modais da mobilidade com um olhar sobre conectividade e sustentabilidade. Certamente é um evento que vai enriquecer o conhecimento de quem participar”, afirma o presidente do WEB FÓRUM SAE BRASIL, Max Forte

A segunda parte do Painel Caminhões e Ônibus abre a programação do segundo dia de WEB FÓRUM (2/12), das 10h30 às 12h, com o tema “Conectividade e Segurança de Veículos Comerciais”. Com a entrada da Internet das coisas (IoT), Big Data, tecnologia 5G, startups e soluções remotas apresentadas pela indústria, a integração com os veículos se faz necessária para o setor da mobilidade e a conectividade assume um papel primário para a continuidade e desenvolvimento dos negócios. No mesmo grau de importância, os itens de segurança, cada vez mais tecnológicos, também desempenham papel primário na composição do veículo. Participam dessa segunda parte do Painel Caminhões e Ônibus o Vice-presidente R&D da Daimler Trucks China, Marcus Kliewer; o Diretor de Manutenção da Viação Cometa, Julio Scalisse; o Coordenador de Inovação da Tegma Gestão Logística, José Carlos de Souza Filho; e o Head de Inovação da Marcopolo, Petras Amaral Santos. A moderação será feita por Óliver Schulze, membro da Comissão de Segurança Veicular da SAE BRASIL.

Educação de Engenharia

Das 13h às 14h30, o Painel Educação de Engenharia discutirá como os futuros engenheiros estão sendo preparados para a mobilidade conectada com o Gerente Acadêmico da Anhembi-Morumbi, Augusto M. Junior; com o Gerente Engenharia do Produto, Gerente Engenharia do Produto da General Motors do Brasil, Carlos Pavanelo; o Head of SE QM&HSEQ da Siemens, Jeser Madureira; o estudante da UNIFEB, Leonardo Sarzedas; o CEO da Specialisterne Brasil, Marcelo Vitoriano; e a Gerente Executiva de Corporate Relations da Scania Latin America, Patrícia Aciolli. A moderação do Painel será feita pelo professor do Instituto Mauá, Mauro Andreassa.

Sustentabilidade

Com o tema “Liderança responsável e empreendedorismo em movimento”, o Painel Sustentabilidade será das 15h às 15h45 e trará exemplos de jovens empreendedores brasileiros que fizeram da mobilidade sustentável um pilar essencial de seus compromissos profissionais e de vida. Participam o Diretor Executivo da MOTI New Plenetary Narratives, Alexandre Fernandes Filho, e a fundadora e CEO do Moeda Seeds Bank, Taynah Reis, com moderação do sócio fundador da FRACTAL Negócios, Marlúcio Borges.

Transformação Digital

Como se dará a integração sustentável da mobilidade através da transformação digital e conectividade é o que norteará a primeira parte do Painel Transformação Digital, das 16h às 17h30. O painel promove o debate sobre a adoção de tecnologias, processos de inovação, tendências de mercado e nos modelos de negócio que impactam a indústria da mobilidade e integram fornecedores e clientes. Nessa primeira parte do Painel haverá uma exibição (showcase) da próxima geração de tecnologias e produtos, com a participação do sócio-diretor da J² Consultoria, Joélcio Silveira; do Diretor Factory Automation da Siemens, Rafael Dias; do Gerente de Engenharia de Manufatura da Montagem Final de Caminhões e Head da Indústria 4.0 da Mercedes-Benz do Brasil, Rafael Gazi; do Líder do Centro de Inovação da FATEC SP, Antônio Celso Duarte; e do Mentor de Tecnologia e Inovação para Transformação Digital na SAE BRASIL, Thiago Negretti. A moderação será feita pelo Diretor do Lean Institute, Christopher Thompson.

Engenheiros-Chefe

Para concluir o segundo dia do WEB FÓRUM SAE BRASIL, será realizado das 18h às 19h30 o Painel Engenheiros-Chefe com o tema “O desenho da matriz energética automotiva brasileira para os próximos anos”, com a participação do Diretor de Segurança Veicular e Compliance do Produto da FCA, João Irineu Medeiros; do Gerente Executivo de Engenharia de Caminhões da Scania Latin America, Rubens Garcia; e Carolina Grassi, da UNICAMP, com a moderação do Líder do setor de Industrial Markets e Automotivo da KPMG.

Inscrições

As inscrições para o WEB FÓRUM SAE BRASIL pode ser feitas pelo site: https://saebrasil.org.br/web-forum/

Sobre a SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, ferroviário, aéreo e naval. A entidade tem como propósito ser a “Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”.

A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE BRASIL vem crescendo, totalizando mais de seis mil associados, 900 voluntários e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. Mais informações: https://saebrasil.org.br/