Mobilidade é a capacidade e a facilidade de se locomover. Se refere a tudo que é móvel.
Quando colocamos o termo num contexto social, facilmente confundimos ou generalizamos como transporte, seja de bens ou de pessoas. Mas o significado de mobilidade vai além, é a capacidade de chegar aos lugares necessários para a vida social, como trabalho, escola, parques, comércio, hospitais etc.
Sendo assim, podemos entender que mobilidade é viabilizar os deslocamentos essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos. O papel da mobilidade é servir a sociedade, gerando desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas.
Mobilidade humana é compreender que as pessoas, e não os veículos, são a essência e estão no centro de todo e qualquer movimento que envolva o ir e vir.
Através dessa mudança de ótica, temos uma oportunidade par repensar o modo como pessoas, bens e serviços se movimentam, colocando as pessoas, e todas elas, no centro do debate das soluções.
A mobilidade é elemento essencial no sistema estrutural de uma sociedade, tanto que é tema é transversal na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Está na base para o atingimento de 8 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Quer saber mais sobre Mobilidade Humana e Sustentável? Confira na íntegra a edição 87 da revista EAA, uma publicação inédita da SAE BRASIL.
Se mover com facilidade é fundamental para muitos pilares do nosso desenvolvimento como indivíduos e como sociedade. Sem transporte, tanto de bens como, principalmente, de pessoas, não existe acesso às características básicas de uma vida moderna e de qualidade, como educação, trabalho e saúde. Solucionar problemas de mobilidade em todos os contextos urbanos e rurais é essencial para um desenvolvimento inclusivo para todos os brasileiros.
Nos últimos anos, a pauta do setor da mobilidade se ampliou englobando uma nova visão do uso das tecnologias. Se, de um lado, os produtos tradicionais precisam conviver com soluções disruptivas, por outro lado a mobilidade humana, a transformação dos espaços públicos para uma plataforma mais inclusiva e sustentável é tema fundamental para a qualidade de vida de toda a sociedade.
No entanto, a maioria dos estudos e estratégias sobre mobilidade focam em grandes cidades e metrópoles, deixando de considerar como se move mais de 100 milhões de brasileiros.
Enquanto toda a indústria automotiva já pensa no futuro e desenvolve veículos elétricos, autônomos e conectados, somente 12% das estradas no Brasil são pavimentadas e mais de 1 milhão de habitantes não tem acesso à energia elétrica, segundo dados do IBGE.
Neste contexto o objetivo do Observatório é ser um sensor auxiliar dos pontos ainda cegos da mobilidade humana, coletando informações e gerando conteúdos que ajudem a todos os atores do setor da mobilidade a atuar de forma mais abrangente e inclusiva. Considerando as necessidades reais de milhões de indivíduos que ficam fora do eixo principal de mercado.
Reunindo profissionais com experiência no poder público, no mercado automotivo, no terceiro setor e na academia, a Mentoria de Mobilidade Humana carrega na sua essência a visão de que são as pessoas que se movem.
Um dos principais objetivos dessa mentoria é auxiliar a SAE BRASIL a ampliar o seu escopo de atuação, reforçando a necessidade de nos tornarmos cada vez mais multidisciplinares e multissetoriais.
O Observatório da Mobilidade é um dos projetos que refletem o intuito da mentoria, de estruturar fontes colaborativas, criando uma cultura de inovação focada na mobilidade do ser humano.
Vem conhecer mais sobre o estudo e jornada do Observatório da Mobilidade aqui.
APOIO MASTER
PATROCÍNIO DIAMANTE
PATROCÍNIO OURO
REALIZAÇÃO
Sprinter Empreendendo Sobre Rodas – podcast da Mercedes-Benz Vans recebe Ariane Marques.
Leia mais >>texto por Ariane Marques | fotos por Tobias Hückelhofen revisão: Camilo Adas, Leo Feres O Jalapão está localizado no estado […]
Leia mais >>Esse é o primeiro episódio da jornada de conhecimento sobre a mobilidade brasileira. Nele contaremos um pouco da nossa história e o que nos motivou a explorar um Brasil muito além dos grandes centros urbanos.
Leia mais >>A expedição piloto do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL visitou a Chapada Diamantina, investigando mobilidade em um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil.
Leia mais >>