Portuguese English Spanish

Voltar

O QUE É MOBILIDADE?

Mobilidade é a capacidade e a facilidade de se locomover. Se refere a tudo que é móvel.

Quando colocamos o termo num contexto social, facilmente confundimos ou generalizamos como transporte, seja de bens ou de pessoas. Mas o significado de mobilidade vai além, é a capacidade de chegar aos lugares necessários para a vida social, como trabalho, escola, parques, comércio, hospitais etc.

Sendo assim, podemos entender que mobilidade é viabilizar os deslocamentos essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos. O papel da mobilidade é servir a sociedade, gerando desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas.

Mobilidade Humana

Mobilidade humana é compreender que as pessoas, e não os veículos, são a essência e estão no centro de todo e qualquer movimento que envolva o ir e vir. 

Através dessa mudança de ótica, temos uma oportunidade par repensar o modo como pessoas, bens e serviços se movimentam, colocando as pessoas, e todas elas, no centro do debate das soluções.

A mobilidade é elemento essencial no sistema estrutural de uma sociedade, tanto que é tema é transversal na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Está na base para o atingimento de 8 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mobilidade sustentável e sua relação com SDGs. Imagem extraída da Revista EAA.

Quer saber mais sobre Mobilidade Humana e Sustentável? Confira na íntegra a edição 87 da revista EAA, uma publicação inédita da SAE BRASIL.

POR QUE CONHECER MAIS SOBRE MOBILIDADE NO BRASIL?

Se mover com facilidade é fundamental para muitos pilares do nosso desenvolvimento como indivíduos e como sociedade. Sem transporte, tanto de bens como, principalmente, de pessoas, não existe acesso às características básicas de uma vida moderna e de qualidade, como educação, trabalho e saúde. Solucionar problemas de mobilidade em todos os contextos urbanos e rurais é essencial para um desenvolvimento inclusivo para todos os brasileiros. 

Nos últimos anos, a pauta do setor da mobilidade se ampliou englobando uma nova visão do uso das tecnologias. Se, de um lado, os produtos tradicionais precisam conviver com soluções disruptivas, por outro lado a mobilidade humana, a transformação dos espaços públicos para uma plataforma mais inclusiva e sustentável é tema fundamental para a qualidade de vida de toda a sociedade.

No entanto, a maioria dos estudos e estratégias sobre mobilidade focam em grandes cidades e metrópoles, deixando de considerar como se move mais de 100 milhões de brasileiros.

Enquanto toda a indústria automotiva já pensa no futuro e desenvolve veículos elétricos, autônomos e conectados, somente 12% das estradas no Brasil são pavimentadas e mais de 1 milhão de habitantes não tem acesso à energia elétrica, segundo dados do IBGE.

Neste contexto o objetivo do Observatório é ser um sensor auxiliar dos pontos ainda cegos da mobilidade humana, coletando informações e gerando conteúdos que ajudem a todos os atores do setor da mobilidade a atuar de forma mais abrangente e inclusiva. Considerando as necessidades reais de milhões de indivíduos que ficam fora do eixo principal de mercado.

Exemplo de povoados e cidades que serão visitadas pelo Observatório – Itaeté – BA

A MENTORIA DE MOBILIDADE HUMANA NA SAE BRASIL

Reunindo profissionais com experiência no poder público, no mercado automotivo, no terceiro setor e na academia, a Mentoria de Mobilidade Humana carrega na sua essência a visão de que são as pessoas que se movem. 

Um dos principais objetivos dessa mentoria é auxiliar a SAE BRASIL a ampliar o seu escopo de atuação, reforçando a necessidade de nos tornarmos cada vez mais multidisciplinares e multissetoriais. 

O Observatório da Mobilidade é um dos projetos que refletem o intuito da mentoria, de estruturar fontes colaborativas, criando uma cultura de inovação focada na mobilidade do ser humano. 

Vem conhecer mais sobre o estudo e jornada do Observatório da Mobilidade aqui.

APOIO MASTER


PATROCÍNIO DIAMANTE


PATROCÍNIO OURO


REALIZAÇÃO


Voltar

Últimas novidades

Expedição Piloto do Observatório da Mobilidade – desvendando a mobilidade da Chapada Diamantina
Expedição Piloto do Observatório da Mobilidade – desvendando a mobilidade da Chapada Diamantina

A expedição piloto do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL visitou a Chapada Diamantina, investigando mobilidade em um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil.

Leia mais >>