;
Portuguese English Spanish

Voltar

O QUE É MOBILIDADE?

Mobilidade é a capacidade e a facilidade de se locomover. Se refere a tudo que é móvel.

Quando colocamos o termo num contexto social, facilmente confundimos ou generalizamos como transporte, seja de bens ou de pessoas. Mas o significado de mobilidade vai além, é a capacidade de chegar aos lugares necessários para a vida social, como trabalho, escola, parques, comércio, hospitais etc.

Sendo assim, podemos entender que mobilidade é viabilizar os deslocamentos essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos. O papel da mobilidade é servir a sociedade, gerando desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas.

Mobilidade Humana

Mobilidade humana é compreender que as pessoas, e não os veículos, são a essência e estão no centro de todo e qualquer movimento que envolva o ir e vir. 

Através dessa mudança de ótica, temos uma oportunidade par repensar o modo como pessoas, bens e serviços se movimentam, colocando as pessoas, e todas elas, no centro do debate das soluções.

A mobilidade é elemento essencial no sistema estrutural de uma sociedade, tanto que é tema é transversal na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Está na base para o atingimento de 8 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mobilidade sustentável e sua relação com SDGs. Imagem extraída da Revista EAA.

Quer saber mais sobre Mobilidade Humana e Sustentável? Confira na íntegra a edição 87 da revista EAA, uma publicação inédita da SAE BRASIL.

POR QUE CONHECER MAIS SOBRE MOBILIDADE NO BRASIL?

Se mover com facilidade é fundamental para muitos pilares do nosso desenvolvimento como indivíduos e como sociedade. Sem transporte, tanto de bens como, principalmente, de pessoas, não existe acesso às características básicas de uma vida moderna e de qualidade, como educação, trabalho e saúde. Solucionar problemas de mobilidade em todos os contextos urbanos e rurais é essencial para um desenvolvimento inclusivo para todos os brasileiros. 

Nos últimos anos, a pauta do setor da mobilidade se ampliou englobando uma nova visão do uso das tecnologias. Se, de um lado, os produtos tradicionais precisam conviver com soluções disruptivas, por outro lado a mobilidade humana, a transformação dos espaços públicos para uma plataforma mais inclusiva e sustentável é tema fundamental para a qualidade de vida de toda a sociedade.

No entanto, a maioria dos estudos e estratégias sobre mobilidade focam em grandes cidades e metrópoles, deixando de considerar como se move mais de 100 milhões de brasileiros.

Enquanto toda a indústria automotiva já pensa no futuro e desenvolve veículos elétricos, autônomos e conectados, somente 12% das estradas no Brasil são pavimentadas e mais de 1 milhão de habitantes não tem acesso à energia elétrica, segundo dados do IBGE.

Neste contexto o objetivo do Observatório é ser um sensor auxiliar dos pontos ainda cegos da mobilidade humana, coletando informações e gerando conteúdos que ajudem a todos os atores do setor da mobilidade a atuar de forma mais abrangente e inclusiva. Considerando as necessidades reais de milhões de indivíduos que ficam fora do eixo principal de mercado.

Exemplo de povoados e cidades que serão visitadas pelo Observatório – Itaeté – BA

A MENTORIA DE MOBILIDADE HUMANA NA SAE BRASIL

Reunindo profissionais com experiência no poder público, no mercado automotivo, no terceiro setor e na academia, a Mentoria de Mobilidade Humana carrega na sua essência a visão de que são as pessoas que se movem. 

Um dos principais objetivos dessa mentoria é auxiliar a SAE BRASIL a ampliar o seu escopo de atuação, reforçando a necessidade de nos tornarmos cada vez mais multidisciplinares e multissetoriais. 

O Observatório da Mobilidade é um dos projetos que refletem o intuito da mentoria, de estruturar fontes colaborativas, criando uma cultura de inovação focada na mobilidade do ser humano. 

Vem conhecer mais sobre o estudo e jornada do Observatório da Mobilidade aqui.

APOIO MASTER


PATROCÍNIO DIAMANTE


PATROCÍNIO OURO


REALIZAÇÃO


Voltar

Últimas novidades

Observatório da Mobilidade SAE BRASIL na Mackenzie

Você já pensou quais são os desafios de mobilidade para milhões de brasileiros que vivem longe das grandes metrópoles? Foi […]

Leia mais >>
Podcast: Caminhos da Mobilidade
Podcast: Caminhos da Mobilidade

Sprinter Empreendendo Sobre Rodas – podcast da Mercedes-Benz Vans recebe Ariane Marques.

Leia mais >>
Observatório da Mobilidade SAE BRASIL no Jalapão: Uma estrada que precisa de tração
Observatório da Mobilidade SAE BRASIL no Jalapão: Uma estrada que precisa de tração

texto por Ariane Marques | fotos por Tobias Hückelhofen revisão: Camilo Adas, Leo Feres O Jalapão está localizado no estado […]

Leia mais >>
Conheça a História do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL – Ep 0
Conheça a História do Observatório da Mobilidade SAE BRASIL – Ep 0

Esse é o primeiro episódio da jornada de conhecimento sobre a mobilidade brasileira. Nele contaremos um pouco da nossa história e o que nos motivou a explorar um Brasil muito além dos grandes centros urbanos.

Leia mais >>